Saiba quais são maiores bilheterias da história da DC no Brasil

Saiba quais são maiores bilheterias da história da DC no Brasil

Saiba quais são maiores bilheterias da história da DC no Brasil

O público brasileiro ama super-heróis. Filmes do gênero costumam ter excelentes bilheterias aqui no Brasil. E isso não é de hoje, na verdade, até onde se existem dados confiáveis...

Saiba quais são maiores bilheterias da história da DC no Brasil
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



O público brasileiro ama super-heróis. Filmes do gênero costumam ter excelentes bilheterias aqui no Brasil. E isso não é de hoje, na verdade, até onde se existem dados confiáveis é possível perceber uma notável preferência do público por heróis encapuzados.

Por isso, nessa matéria especial você vai conhecer a bilheteria nacional de (quase) todos os longas da DC no Brasil desde Superman: O Filme, rankeados do menor para o maior. 


Lembrando que a classificação será pelo número de ingressos vendidos, para assim podermos comparar longas mais recentes com aqueles lançados antes do real ser oficializado como a moeda nacional.

Acompanhe com a gente!


 

24º Lugar: Watchmen: O Filme


Data de estreia no Brasil: 06/03/2009

Público: 541.541 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 4.605.884

 

A adaptação de Zack Snyder da clássica graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons não foi nenhum sucesso de bilheteria. Pelo contrário, o longa precisou se contentar com menos de 600 mil ingressos vendidos no país, apesar das boas críticas que o filme recebeu.

Talvez na verdade o público de 11 anos atrás ainda não estivesse pronto para assistir à extremamente violenta desconstrução dos super-heróis, mas hoje certamente Watchmen é um filme cult.

 

23º Lugar: Mulher-Gato

Data de estreia no Brasil: 13/08/2004

Público: 555.892 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 3.754.160

 

Tido pelos críticos como um dos piores filmes de super-heróis da história, o fiasco Mulher-Gato foi um fracasso também no Brasil. O longa levou pouco mais de 500 mil pessoas aos cinemas em toda a sua carreira, menos da metade do que o blockbuster daquele ano Homem-Aranha 2 vendeu em seu primeiro fim de semana (1,3 milhões de ingressos).

 

22º Lugar: Lego Batman: O Filme

Data de estreia no Brasil: 09/02/2017

Público: 1.343.347 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 19.787.000

 

A versão em Lego do Homem-Morcego não atraiu tanta gente aos cinemas nacionais quanto as versões em live action. Mas isso já era de se esperar pois o público nacional não é exatamente fã dos longas em Lego produzidos pela Warner: Uma Aventura Lego e sua continuação também tiveram fracas bilheterias no Brasil.

Ao menos Lego Batman pode se gabar de ser o maior público para um filme em Lego.

 

21º Lugar: Lanterna Verde

Data de estreia no Brasil: 19/08/2011

Público: 1.425.160 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 17.139.367

 

A Warner apostava que Lanterna Verde conquistaria o mesmo feito de Homem de Ferro três anos antes. Mas o longa acabou tornando-se um fracasso humilhante para o estúdio. Recebido com péssimas críticas, ele afundou tanto na bilheteria americana que sua estreia brasileira só ocorreu dois meses depois. Ignorado pelo público nacional, o longa hoje é motivo de piada, em especial para Ryan Reynolds, que o ridicularizou em seus filmes do Deadpool.

 

20º Lugar: Batman Eternamente

Data de estreia no Brasil: 07/07/1995

Público: 1.820.766 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 7.492.257

 

Primeiro filme de Joel Schumacher como diretor do herói, Batman Eternamente foi visto como uma tentativa da Warner de trazer de volta o público familiar e infantil aos filmes do herói após o sombrio Batman: O Retorno. Infelizmente não deu muito certo, ao menos aqui no Brasil. Enfrentando fortes competidores nas férias de julho daquele ano, como Gasparzinho: O Fantasminha Camarada e Pocahontas, o longa estrelado por Val Kilmer como Homem Morcego ainda deu o azar de estrear numa época não muito boa para a indústria do cinema brasileiro. Em meados dos anos 1990 o público cinematográfico brasileiro atingiu seus menores números da história, havia bem menos salas do que em anos anteriores e as grandes bilheterias pareciam ter ficado nos anos 70. 

 

19º Lugar: Batman e Robin

Data de estreia no Brasil: 04/07/1997

Público: 1.918.283 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 9.270.103

 

Por outro lado, Batman e Robin superou as críticas ruins e conseguiu uma bilheteria superior à de seu antecessor. Em uma temporada forte, na qual o longa precisou enfrentar O Mundo Perdido: Jurassic Park, MIB: Homens de Preto e a animação da Disney Hércules, Batman e Robin sagrou-se como o segundo maior público daquele ano, perdendo apenas para os dinossauros de Steven Spielberg.

 

18º Lugar: Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

Data de estreia no Brasil: 06/02/2020

Público: 2.012.241 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 30.863.239

 

Produzido para aproveitar a popularidade conquistada pela Arlequina de Margot Robbie em Esquadrão Suicida, Aves de Rapina não alcançou o sucesso desejado pela Warner. Claro, as condições para sua estreia não foram ideais (o longa chegou às salas um mês antes da pandemia forçar o fechamento das salas em todo o globo). Mesmo assim, os números não foram bons para a anti-heroína, que agora vai depender de sua aparição no novo Esquadrão Suicida de James Gunn.

 

17º Lugar: Batman: O Retorno

Data de estreia no Brasil: 03/07/1992

Público: 2.240.361 ingressos vendidos

 

Apesar de hoje em dia Batman: O Retorno ser tido como um dos melhores filmes do Homem-Morcego, na época sua recepção não foi tão boa, principalmente entre os pais de crianças pequenas, que ficaram horrorizados com a violência e a tensão sexual do longa envolvendo a Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer.

Aqui no Brasil o longa teve um público obviamente menor que o do primeiro Batman, porém maior que o das sequências comandadas por Schumacher. Além disso, ele foi o segundo filme que mais vendeu ingressos no Brasil em 1992, atrás apenas de Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York, lançado no final daquele ano.

 

16º Lugar: Batman Begins

Data de estreia no Brasil: 17/06/2005

Público: 2.360.521 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 17.350.403

 

O reboot do Cavaleiro das Trevas comandado por Christopher Nolan atraiu ótimas críticas, mas um público apenas mediano, nos EUA, Brasil e no mundo. Ainda assim, foi o suficiente para a Warner autorizar uma continuação, que se tornou ainda mais bem sucedida.

De toda forma, Begins nem sequer foi o maior filme da DC no Brasil em 2005. Este título pertence a…

 

15º Lugar: Constantine

Data de estreia no Brasil: 11/03/2005

Público: 2.499.894 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 18.173.397

 

O suspense de horror estrelado por Keanu Reeves conseguiu o feito de vender mais ingressos que o Homem-Morcego naquele ano, apesar de se basear num quadrinho muito mais obscuro. E esta talvez tenha sido a chave para seu sucesso: vender-se como um autêntico suspense envolvendo figuras religiosas, não como uma adaptação de HQs.

 

14º Lugar: Superman: O Retorno

Data de estreia no Brasil: 14/07//2006

Público: 2.561.062 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 19.127.453

 

A continuação do Homem de Aço é controversa até hoje: há quem ame e quem odeie este filme. Quando estreou em 2006, sua bilheteria foi medianamente decente, conquistada com muito sufoco em meio a uma temporada repleta de blockbusters (Carros, Os Sem-Floresta, Piratas do Caribe: O Baú da Morte, entre outros).

Ainda assim, trata-se da menor bilheteria do Superman no Brasil de que se tem notícia (não existem dados confiáveis sobre os números de Superman III e IV).

 

13º Lugar: O Homem de Aço

Data de estreia no Brasil: 12/07/2013

Público: 2.747.384 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 36.132.700

 

Falando no Superman, seu outro reboot alcançou um público abaixo das expectativas do estúdio. Mesmo que seus concorrentes na época tenham sido em sua maioria filmes infantis (no caso, Universidade Monstros e Meu Malvado Favorito 2), O Homem de Aço alcançou resultados menores que o dos outros longas de super-heróis daquele ano: Wolverine: Imortal (3,95 milhões de espectadores), Thor: O Mundo Sombrio (5 milhões) e Homem de Ferro 3 (7,66 milhões).

 

12º Lugar: Superman II: A Aventura Continua

Data de estreia no Brasil: 25/12/1980

Público: 2.764.242 ingressos vendidos

 

O segundo longa com Christopher Reeve no papel do Homem de Aço não alcançou o mesmo sucesso do primeiro, mas ainda obteve um público relativamente decente para um filme estrangeiro no início dos anos 80.

 

11º Lugar: Shazam!

Data de estreia no Brasil: 04/04/2019

Público: 2.929.731 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 47.950.355

 

Shazam! estreou até bem no Brasil, levando mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas em seu primeiro fim de semana. No entanto, sua carreira foi curtíssima, pois em sua quarta semana o pobre Billy Batson foi impiedosamente massacrado por Vingadores: Ultimato, que lhe tomou salas e público. Talvez Shazam! tivesse conseguido ser um sucesso ainda maior se tivesse estreado em uma outra data, longe do titã da Marvel.

 

10º Lugar: Batman: O Cavaleiro das Trevas

Data de estreia no Brasil: 18/07/2008

Público: 4.023.063 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 32.710.259

 

O clássico de Christopher Nolan levou pouco mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas, um número inferior aos da trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi, porém superior aos de qualquer longa da DC lançado nos anos 2000. O filme ficou em segundo lugar em 2008 entre os longas que mais venderam ingressos no Brasil, perdendo apenas para Madagascar 2: A Grande Escapada, que estreou no final daquele ano.

 

9º Lugar: Batman

Data de estreia no Brasil: 26/10/1989

Público: 4.500.000 ingressos vendidos

 

A Bat-mania do final dos anos 80 se repetiu aqui no Brasil, embora o bem sucedido blockbuster de Tim Burton tenha levado quatro meses para aportar no país. Tendo vendido 4,5 milhões de ingressos, Batman tornou-se uma das maiores bilheterias brasileiras dos anos 1980 para um filme estrangeiro.

 

8º Lugar: Superman: O Filme

Data de estreia no Brasil: 06/04/1979

Público: 5.058.778 ingressos vendidos

 

Para o alto e avante! Dez anos antes do Morcego, o Homem de Aço fez seu primeiro voo nas telonas. O herói encarnado por Christopher Reeve marcou uma geração de cinéfilos como Superman – muitos dizem que é a interpretação definitiva do personagem nas telas. 

No Brasil, Superman obteve um público de mais de 5 milhões de ingressos, a maior bilheteria de seu ano. Trata-se do primeiro blockbuster de super-heróis da história.

 

7º Lugar: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Data de estreia no Brasil: 27/07/2012

Público: 5.133.813 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 54.928.733

 

Aproveitando a popularidade de seu antecessor, O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi lançado com grandes expectativas. Por aqui, o filme obteve o maior público para um longa do Homem-Morcego na época. Porém, ele ainda ficou atrás dos dois outros filmes de super-heróis lançados no país em 2012, no caso o megahit Os Vingadores (10,9 milhões de ingressos) e O Espetacular Homem-Aranha, que vendeu apenas 2.287 ingressos a mais do que Ressurge

 

6º Lugar: Mulher-Maravilha

Data de estreia no Brasil: 01/06/2017

Público: 7.053.736 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 109.700.000

 

O aclamado primeiro longa solo da Amazona foi recebido por aqui com uma abertura mediana (1,37 milhão de ingressos). Entretanto, o filme teve excelente boca a boca por aqui e, contando com uma ajuda de seus fracos concorrentes, reinou absoluto nas bilheterias durante todo o mês de junho. Com 7 milhões de ingressos vendidos, Mulher-Maravilha alcançou um público superior ao de seus concorrentes naquela temporada Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Guardiões da Galáxia Vol. 2.

 

5º Lugar: Esquadrão Suicida

Data de estreia no Brasil: 04/08/2016

Público: 7.886.854 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 118.052.000

 

As péssimas críticas não impediram o público brasileiro de comparecer em números massivos à primeira aventura do Esquadrão. Ancorados por uma gigantesca campanha de marketing, o filme estreou levando 2,1 milhões de pessoas aos cinemas, até hoje o segundo maior fim de semana de abertura da Warner. 

 

4º Lugar: Aquaman

Data de estreia no Brasil: 13/12/2018

Público: 8.605.782 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 140.024.979

 

O Rei de Atlântida chegou aos cinemas vendendo 1,6 milhão de ingressos, a segunda maior abertura para o mês de dezembro no Brasil (na época, atualmente é a terceira). Sua carreira durante o Natal e o Revéillon de 2018 foi frutífera, e o longa saiu de cartaz com quase 8,6 milhões de ingressos vendidos, quebrando o recorde de 16 anos (!) de Homem-Aranha de maior público para um filme de origem de super-heróis. Entretanto, Arthur Curry foi superado neste ranking por Capitã Marvel, que levou 9 milhões de pessoas aos cinemas poucos meses depois.

 

3º Lugar: Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Data de estreia no Brasil: 24/03/2016

Público: 8.632.772 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 132.804.000

 

BvS é um filme muito importante para a filial brasileira da Warner. Antes da chegada do filme comandado por Zack Snyder, os longas da DC estavam tendo dificuldades em alcançar os números da Marvel. Enquanto a Casa das Ideias quebrava recordes, a DC assistia seus longas alcançarem números inferiores. Por isso, com uma imensa campanha de marketing, o estúdio transformou Batman vs Superman em seu primeiro genuíno megablockbuster

Para se ter uma ideia, o filme estreou por aqui vendendo 2,48 milhões de ingressos no primeiro fim de semana, quebrando o recorde de maior abertura pertencente a Vingadores: Era de Ultron. BvS foi superado por alguns outros filmes depois disso (todos da Disney), mas ainda é a maior abertura da Warner Bros. por aqui.

O filme reinou por um ano e meio como o maior sucesso da Casa do Pernalonga por aqui, até ser superado por…

 

2º Lugar: Liga da Justiça

Data de estreia no Brasil: 16/11/2017

Público: 8.648.062 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 134.697.390

 

Outro longa que superou as críticas terríveis e se tornou um imenso sucesso – ao menos aqui no Brasil. Nos EUA e no resto do globo a performance de Liga ficou bem abaixo das expectativas e de outros longas de super-heróis do ano, humilhando a Warner, mas aqui no Brasil o filme alcançou um público gigantesco, o segundo maior de 2017 no país (atrás de Meu Malvado Favorito 3).

Os Super Amigos foram por dois anos a maior bilheteria da história da Warner no país. No entanto, em 2019 o grupo de heróis foi surpreendentemente derrotado por um único vilão…

 

1º Lugar: Coringa

Data de estreia no Brasil: 03/10/2019

Público: 9.889.375 ingressos vendidos

Bilheteria: R$ 158.494.815 

 

O grande campeão da DC no Brasil não é nenhum super-herói, mas sim um super-vilão. A história de origem do maior inimigo do Batman estreou nas salas nacionais em outubro do ano passado e foi um imenso sucesso, apesar de proibido para menores de 16 anos. 

Para se ter uma ideia, trata-se do quarto maior público no país em 2019, atrás apenas de Vingadores: Ultimato, O Rei Leão e Minha Mãe é uma Peça 3, porém derrotando blockbusters como Capitã Marvel, Toy Story 4 e Homem-Aranha: Longe de Casa.

Mesmo com seu tom sombrio e realista, Coringa tornou-se o maior faturamento da história da Warner no Brasil (e quinto em geral) e o seu segundo maior público. Neste quesito, o vilão perde apenas para Inferno na Torre, que levou mais de 10 milhões de pessoas aos cinemas na década de 1970.

E você, quais destes filmes você assistiu no cinema? Comente com a gente!

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL