Mulher-Maravilha 1984 tem fraco desempenho pós-estreia nos EUA; entenda!

Mulher-Maravilha 1984 tem fraco desempenho pós-estreia nos EUA; entenda!

Mulher-Maravilha 1984 tem fraco desempenho pós-estreia nos EUA; entenda!

A partir de hoje, Mulher-Maravilha 1984 não estará mais disponível no HBO Max nos EUA. O acordo era que os filmes da Warner estivessem disponíveis no serviço de streaming...

Mulher-Maravilha 1984 tem fraco desempenho pós-estreia nos EUA; entenda!
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



A partir de hoje, Mulher-Maravilha 1984 não estará mais disponível no HBO Max nos EUA. O acordo era que os filmes da Warner estivessem disponíveis no serviço de streaming apenas por 30 dias. Isso significa que, uma vez que agora o único lugar para assistir o longa (legalmente) é as salas de cinema, sua bilheteria irá explodir?

Provavelmente não.


Afinal, após sua promissora estreia de US$ 16.7 milhões durante o Natal, o longa enfrentou quedas cada vez piores nas semanas seguintes, chegando a ficar atrás de Os Croods 2, embora esta animação esteja em cartaz há mais tempo do que MM84. Assim, o filme comandado por Patty Jenkins chega à sua quinta semana em cartaz tendo arrecadado míseros US$ 37.7 milhões na bilheteria americana e vê suas chances de ultrapassar Os Croods 2 (US$ 41.8 milhões) e Tenet (US$ 58 milhões) minguarem cada vez mais.

Segundo o crítico e analista de bilheterias Scott Mendelson, Mulher-Maravilha 1984 terá o pior desempenho pós-estreia para um longa lançado nos EUA em dezembro. Explico: há uma métrica muito utilizada por quem estuda o mercado cinematográfico chamada multiplier, que serve para calcular o quão bom foi o desempenho de um filme após sua estreia. Seu cálculo é simples: basta dividir a bilheteria final do longa pela de seu fim de semana de estreia. Quanto maior for o resultado dessa divisão, melhor foi a carreira do filme após sua estreia.


Alguns exemplos práticos: o primeiro Mulher-Maravilha estreou arrecadando US$ 103.2 milhões em sua abertura, e saiu de cartaz com US$ 412.5 milhões. Assim, seu multiplier foi de quase 4, um número ótimo que indica que o filme não caiu muito e continuou levando multidões às salas após a estreia graças ao boca a boca. Por outro lado, Batman vs Superman estreou com ótimos números (US$ 166 milhões), mas saiu de cartaz com apenas US$ 330.3 milhões, um multiplier de míseros 1,99. Isso mostra que o longa abriu bem, mas depois enfrentou quedas duras nas bilheterias graças ao péssimo boca a boca.

Os filmes do DCEU tem um multiplier médio de 2,93. Porém, se excluirmos Mulher-Maravilha e Aquaman, cujos multiplier são bem acima da média (respectivamente 4 e 4,94), chegaremos a um valor médio mais próximo da realidade da maioria dos longas do DCEU, de 2,42, sem os desempenhos atípicos das primeiras aventuras da Amazona e do Atlante. O Homem de Aço encerrou sua carreira com um multiplier de 2,49, Esquadrão Suicida teve um de 2,43, Liga da Justiça chegou aos 2,44, Aves de Rapina obteve um de 2,54 e Shazam! saiu-se um pouco melhor, com 2,62, apesar da concorrência brutal com Vingadores: Ultimato.


Mulher-Maravilha 1984, se chegar aos US$ 40 milhões seu multiplier será de 2,39, o segundo pior do DCEU até o momento, à frente apenas de BvS. Conforme argumenta Mendelson, este será um dos piores multipliers para um filme lançado em dezembro, ao lado de infames fracassos de bilheteria como Aeon Flux (2,05), o remake de 1998 de Psicose (2,15) e Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2,33). E isso é especialmente ruim pois o mês de dezembro é conhecido por gerar excelentes multipliers para os longas que abrem nele. 

Resumo da ópera: nos EUA, quem quis ver Mulher-Maravilha 1984 nos cinemas o fez logo durante sua estreia, no Natal. Depois disso, o público quase não compareceu às salas e sua bilheteria minguou.

Fora da América do Norte, a situação também não é muito melhor. Foram US$ 110.3 milhões arrecadados nos mercados internacionais para um total global de US$ 148 milhões até o momento. Um valor decente para a pandemia, mas abaixo de seu orçamento (US$ 200 milhões).

Ou seja, Mulher-Maravilha 1984 foi um fracasso, certo? Nem tanto, sua situação é um pouco mais complexa do que isso. Primeiro, vale lembrar que 6 em cada 10 salas de cinema nos EUA estão fechadas, de modo que a maior parte da população americana que quis ver o filme se viu obrigada a assisti-lo pelo HBO Max. Certamente muitos assinaram o serviço pela oportunidade de assistir aos longas de 2021 da Warner por lá.

Assim, se MM84 tiver convencido muitos a fazerem uma assinatura da HBO Max e permanecerem como assinantes, ajudando a consolidar o streaming em meio a uma dura disputa com concorrentes como Netflix, Amazon Prime e Disney +, então será o bastante para deixar a Warner e sua companhia-mãe, AT&T, satisfeitos. Claro, não sabemos quantas pessoas assistiram MM84 pelo streamer, mas é um bom sinal que um Mulher-Maravilha 3 já tenha sido anunciado.

Enfim, o fato é que o filme foi bastante assistido, não apenas nos cinemas como em casa. Particularmente, eu creio que a Warner deveria se preocupar mais com a recepção mista/negativa que o longa teve nas redes sociais, o que pode deixar o público desinteressado para uma sequência. Basta lembrar que, depois da péssima recepção de Batman vs Superman, veio o fracasso de Liga da Justiça.

E você, já assistiu a Mulher-Maravilha 1984? Comente com a gente!

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL