Como o Bizarro é diferente do Superman?
Bizarro é o oposto do Superman em vários aspectos, mas o supervilão involuntário na verdade tem muito em comum com o Homem de Aço.
Como a maioria dos heróis, o Superman tem sua parcela justa de supervilões que são “espelhos” dele. Esses personagens pegam aspectos do caráter do Homem de Aço e os distorcem ou corrompem. Exemplos incluem o General Zod, o Ciborgue Superman, o Ultraman e, argumentavelmente, até mesmo seu arqui-inimigo Lex Luthor. Claro, quando se trata de vilões espelhados, não há paralelo maior do que o Bizarro (via CBR).
Um reflexo literal do Último Filho de Krypton, Bizarro é o oposto de Superman em todos os sentidos. Isso foi abordado de diferentes maneiras ao longo dos anos, com a caracterização de Bizarro variando de um vilão absoluto a um personagem muito mais simpático. Isso suscita a pergunta de até que ponto sua oposição a Superman vai, já que os dois são, na verdade, muito mais parecidos do que se poderia esperar.
Bizarro teve inúmeras origens que mudaram sua relação com o Superman
O Bizarro original estreou em Superboy #68 e foi criado por Otto Binder e George Papp. Nesta encarnação, Bizarro era um clone do Superboy criado por um cientista usando um raio de duplicação, embora não fosse capaz de criar uma cópia adequada. Assim, Bizarro tinha uma aparência “desfigurada” e era visto como um monstro. Estranhamente, o Superboy queria matá-lo simplesmente devido às suas imperfeições físicas, e o impacto acidental de Bizarro na máquina de duplicação fez o trabalho por ele. Mais tarde, um Bizarro adulto seria criado por Lex Luthor, e ele teria os padrões de fala quebrados característicos do personagem. Suas ações muitas vezes eram o oposto das de Superman, embora também fossem baseadas no que o verdadeiro Homem de Aço faria.
Por exemplo, Bizarro se opôs ao seu criador Lex Luthor e se apaixonou por Lois Lane, emulando os atos de Superman. O mesmo aconteceu durante a passagem de John Byrne em Superman, onde o clone de Bizarro realmente tentou se vestir como Clark Kent devido a memórias genéticas defeituosas. O Coringa criaria sua própria versão do clone fracassado quando ganhou os poderes do travesso Sr. Mxyzptlk, com seu vasto poder sendo contradito por uma inteligência muito limitada. A maioria das encarnações modernas e a vista em Superman: A Série Animada seguiria uma versão da abordagem de Byrne e a da Era de Prata, e isso começaria a solidificar sua personalidade.
Como os poderes do Superman e do Bizarro são diferentes?
Embora eles sejam supostamente opostos, Superman e Bizarro têm os mesmos poderes básicos devido à sua fisiologia kryptoniana, que lhes concede incrível força, resistência, destreza, voo e velocidade. Essas capacidades físicas não são muito diferentes, embora a mentalidade fragmentada de Bizarro e sua forma peculiar de ver as coisas afetem um pouco o uso desses poderes. Por exemplo, Bizarro voa em zigue-zague ou em outros padrões irregulares, contrastando com os majestosos estrondos sônicos do voo de Superman. Seus incríveis fatores de cura não parecem ser suficientes para curar a aparência deformada e semelhante a um zumbi de Bizarro. Uma grande diferença física é que o Kryptonita verde enfraquece Superman, enquanto Bizarro é geralmente afetado pela Kryptonita azul. Algumas continuidades não possuem as várias cores de Kryptonita, no entanto, pois isso era principalmente um elemento visto na Era de Prata. Nessas situações, Bizarro geralmente terá a mesma reação à Kryptonita verde que os verdadeiros kryptonianos.
Curiosamente, Bizarro ainda obtém seus poderes de um sol amarelo em vez de um sol vermelho, mais uma vez mostrando que ele não é completamente oposto ao Superman. Na verdade, estar sob um sol azul permite a Bizarro criar novas formas de vida a partir de seu próprio corpo, o que é algo que Superman não pode fazer de forma alguma. As habilidades mais esotéricas dos kryptonianos são onde Bizarro realmente difere do homem do qual foi clonado. Por exemplo, ele ostenta a “visão ártica” em vez da visão de calor. Da mesma forma, o Sopro Super Frio de Superman é invertido para se tornar o Sopro a Vácuo de Bizarro ou o Sopro de Chamas Ardentes. Outros poderes com usos opostos são a visão de raio-X e a superaudição, que se manifestam de maneiras condizentes e igualmente estranhas.
O vilão mais bizarro do Superman é realmente mau?
Desde o seu surgimento, Bizarro tem sido um personagem frequentemente mal compreendido. No caso do Bizarro Superboy, ele foi maltratado e evitado devido à sua aparência. Ele rapidamente fez amizade com uma menina cega, sendo que nenhum deles podia julgar o outro com base em elementos superficiais. Essa amizade o tornou ainda mais semelhante ao monstro de Frankenstein – a inspiração para seu personagem. Essa característica reforçou sua tragédia inerente. A versão da Era de Prata simplesmente queria ser deixada em paz para expressar suas excentricidades ao contrário em paz. Isso significava que ele não era realmente adequado para a vida na Terra, mas quando permitido viver em paz ao lado de contrapartes como a Bizarro Lois Lane em seu mundo Arret (Terra ao contrário), eles geralmente se davam bem.
Mesmo na história “O Que Aconteceu ao Homem do Amanhã?” de Alan Moore, a transformação de Bizarro em um vilão não foi exatamente de sua própria vontade. Isso se deveu às maquinações de Mxyzptlk, mostrando como o clone fracassado, de outra forma, era inocente. Histórias ambientadas após “Crise nas Infinitas Terras” continuariam essa visão equivocada do “vilão”, com Superman até mesmo se unindo a ele contra duas versões do General Zod. Uma delas era na verdade uma versão humana de Zod que torturou Bizarro por sua semelhança com Superman, o que mostra o quanto os dois são realmente parecidos. Gradualmente se tornando uma espécie de herói, Bizarro passaria a lamentar a morte do pai adotivo de Superman, Jonathan Kent, e geralmente se tornaria uma força inadvertida do bem. A DC Rebirth continuaria essa linha de desenvolvimento, com Bizarro formando uma “Trindade Sombria” com Artemis, uma amazona de Bana-Mighdall, e Capuz Vermelho, ex-parceiro do Batman. O trio se tornaria grandes amigos, embora Bizarro optasse voluntariamente por proteger a Terra ficando no inferno como seu novo governante e combatendo o mal.
A atual série do Superman viu até mesmo vilões obstinados como o Metallo seguir o caminho da potencial redenção. No caso deles, no entanto, eles foram em grande parte retratados como absolutamente malignos. Por mais que seja um clone fracassado, Bizarro ainda tem um pequeno senso de retidão derivado da personalidade e memórias de Superman. Devido à sua baixa inteligência, ele pode ser manipulado por qualquer pessoa que afirme ser seu amigo. No final das contas, porém, ele é um gigante gentil que pode facilmente ser direcionado para o caminho do heroísmo. Portanto, quando os aspectos físicos e as pequenas diferenças nos poderes são deixados de lado, parece que Superman e Bizarro não são tão diferentes afinal.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.