A versão mais aterrorizante do Charada fez um acordo com o diabo em HQ do Batman

Batman: Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas revela uma das encarnações mais diabólicas e reconhecidamente atípicas dos leitores do Charada que já viram. Neste enredo sombrio e imprevisível de Peter Milligan e...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Cassiano J. Meneses
Publicado em 30/5/2022 - 16h43


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Batman: Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas revela uma das encarnações mais diabólicas e reconhecidamente atípicas dos leitores do Charada que já viram. Neste enredo sombrio e imprevisível de Peter Milligan e Kieron Dwyer, originalmente lançado em Batman #452 dos anos 90, o Cavaleiro das Trevas é levado a realizar uma série de rituais perturbadores em preparação para um sacrifício orquestrado pelo Charada. É um lado de Edward Nygma que os leitores raramente conseguem ver, pois é um pouco diferente de suas travessuras metódicas usuais.

    LEIA MAIS!

 

Publicidade

Uma obsessão com o sobrenatural e a perspectiva de ter o controle completo de um antigo demônio soa como algo que lembra um arco de história de Ra’s Al Ghul, no entanto, neste caso, é estranhamente o Charada que está por trás do esquema oculto. Embora as organizações secretas que executam os acontecimentos diários em Gotham sejam um conceito familiar, Dark Knight, Dark City tenta direcionar a responsabilidade para um indivíduo – o demônio conhecido como Barbatos. Assim como Batman é o Cavaleiro das Trevas, Barbatos afirma que ele é Gotham, a Cidade das Trevas.

Publicidade

Depois de escapar de um confronto inicial com Batman, o Charada sequestra quatro bebês recém-nascidos e leva Batman através de uma série de situações elaboradas e distorcidas, usando cada bebê que Bruce salva como mensageiros para obter pistas para o próximo bebê. Um incidente leva Batman a um banco de sangue onde o Charada joga um bebê chamariz no ar que explode e cobre o Cavaleiro das Trevas com sangue humano enquanto ele o pega. Em outro evento, cães ferozes atacam Batman em um bar. Enquanto no meio da luta contra o último cachorro, ele recebe uma faca de prata para matar o cachorro, o que também prova ser outra das manobras do Charada.

Mais tarde é revelado que cada um desses encontros compõem as “etapas de preparação” para o ritual, convocando o antigo demônio Barbatos. É aqui que o Charada revela sua intenção final de sacrificar Batman pelo suposto controle de Barbatos. Embora Barbatos vire a mesa e revele que ele estava manipulando o Charada o tempo todo para chegar ao Batman. Um descuido do Charada, mas um bom exemplo de quão diferente é esta versão de Edward Nygma.

Publicidade

Na maioria das vezes, os leitores veem o Charada como aquele por trás do plano mestre e aparentemente manipulando todos, mas neste enredo nós o observamos estranhamente sendo “guiado por uma voz”. Esse processo de pensamento quase vulnerável, e o fato de ele ceder à voz, realmente ilustra a ausência da mente tipicamente hiper-racional de Edward Nygma. Dado seu intelecto de nível genial e método usual de desafiar suas vítimas em situações de vida ou morte, ele não é realmente conhecido por ser um personagem supersticioso, e é por isso que essa versão dele é um pouco confusa, embora intrigantemente divertida.

Publicidade

No final, Batman decide que, independentemente da possibilidade de Barbatos ser o espírito oculto de Gotham, o Cavaleiro das Trevas tem um trabalho a fazer e a jornada pela qual Bruce passou o tornou quem ele é. Mesmo que o Charada tenha sido capaz de enganar Batman em seis rituais perturbadores e estranhos, ele consegue escapar tanto do Charada quanto de Barbatos.

Esta encarnação de Edward Nygma é, sem dúvida, uma das representações mais implacáveis ​​e arrepiantes do gênio do crime obcecado por enigmas (mesmo que seja um pouco incomum para Nygma se tornar tão consumido por uma profecia mística). Com interpretações mais recentes de Barbatos se tornando cada vez mais populares e assumindo uma forma mais física como no Dark Multiverse da DC, Dark Knight, Dark City oferece aos leitores um olhar assustador sobre as origens do personagem e seu relacionamento inicial com Batman.

Publicidade
[créditos: Screen Rant]

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.

Escute o Podcast do Legado:




Sair da versão mobile