Além do Snyder Cut, a DC também possui outras versões do diretor
Apesar do Snyder Cut ser a versão de diretor mais popular, a DC também possui outros filmes que ganharam o mesmo tratamento.
Parece haver algo nos filmes de super-heróis que inspiram cortes alternativos. Uma das maiores alegrias dos fãs até agora vem sendo o lançamento do famigerado Snyder Cut, a versão definitiva do diretor Zack Snyder para a super-equipe da DC. Porém, essa parece ser uma tendência do gênero.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Snyder não é o primeiro diretor a ter a oportunidade de refazer seu filme (embora ele tenha se habituado a isso). Vários filmes de super-heróis da DC e da Marvel têm outras versões circulando por aí. Alguns foram disponibilizados aos fãs e outros não.
Alguns foram melhorados, outros não. Mas é interessante ver o quanto esses filmes podem mudar na sala de edição. Dito isso, listamos abaixo os quatros filmes baseados em quadrinhos da DC que receberam versões de diretor. Confira:
1 – Superman II: The Richard Donner Cut (2006)
O primeiro filme do Superman de Richard Donner ainda é reverenciado como um dos filmes de super-heróis mais aclamados de todos os tempos. Alguns fãs podem não saber que Donner estava filmando Superman e Superman II ao mesmo tempo, até que a sequência foi tirada de seu controle criativo pelos produtores e executivos.
O cineasta Richard Lester foi o escolhido para substituir Donner na direção. Grande parte do elenco ficou chateado com os maus tratos que Donner recebeu do estúdio, inclusive Gene Hackman, que interpretava o vilão Lex Luthor, se recusou a participar das refilmagens.
Anos depois, a atriz Margot Kidder revelou que Donner havia filmado uma parte significativa da produção antes de ser demitido e que o material ainda existia. Mais de 20 anos depois, após uma campanha dos fãs, o estúdio lançou o Donner Cut, o corte com a visão do diretor original conhecido como Superman II: The Donner Cut.
2 – Watchmen: Director’s Cut (2009)
Em seu primeiro filme baseado nos quadrinhos da DC Comics, Zack Snyder adaptou uma das histórias em quadrinhos mais aclamadas de todos os tempos. Watchmen já estava em desenvolvimento há muito tempo antes de Snyder assumir a direção.
O corte lançado nos cinemas teve uma aceitação mista, com muitos sugerindo que Snyder era fiel aos quadrinhos em estilo, mas não em substância. A versão do diretor restabeleceu aspectos dos quadrinhos que haviam sido cortados e a maioria das pessoas viram isso como uma grande melhoria.
O filme conta não só com uma, mas duas versões estendidas. A primeira delas, batizada de “Corte Definitivo”, conta com 24 minutos de cenas extras, como a bela montagem do destino cruel do Coruja original. Já o “Ultimate Cut” traz incluso a animação “Contos do Cargueiro Negro”, que conta com a dublagem de Gerard Butler (que estrelou “300”, de Snyder).
3 – Batman Vs Superman: A Origem da Justiça – Edição Definitiva (2016)
Acontece que Zack Snyder é um grande fã de versões de diretor. A versão de Batman Vs Superman lançada nos cinemas foi criticada em seu lançamento e dividiu o públcio geral. Uma das crítcias mais recorrentes afirmavam que a trama era confusa, e que se concentrava demais na criação de filmes futuros.
Em meio a essa recepção divisiva, a produção ganhou uma versão de diretor com 30 minutos a mais. O corte realmente melhora a experiência do filme como um todo, estruturando melhor o plano de Lex Luthor para desacreditar o Superman.
Consequentemente, isso tornou a investigação de Lois Lane durante a obra mais focada e proveitosa. As cenas adicionais também mostram Clark Kent usando suas habilidades como repórter para investigar o Batman. Por fim, a versão mostra como o corte dos cinemas foi prejudicial para a imagem do filme.
4 – Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)
Os heróis mais icônicos de DC se uniram no filme da Liga da Justiça. Qualquer um que acompanhou a produção de Liga da Justiça de 2017 sabe que, após Snyder sair da cadeira de direção do filme, Joss Whedon foi contratado para supervisionar as refilmagens, período em que o filme foi drasticamente alterado.
Devido às mudanças feitas após a saída de Snyder, o longa foi um fracasso de crítica e de público. Depois que os fãs ficaram desapontados com o corte teatral sem brilho, logo começou uma campanha muito barulhenta para que a versão de Snyder fosse lançada.
A campanha dos fãs se prolongou até que o diretor finalmente ganhou a oportunidade de concluir sua obra em uma nova versão que foi ao ar em março de 2021, no HBO Max. Liga da Justiça de Zack Snyder foi bem recebido pela crítica e pelo público.
Goste ou não, todos esses filme possuem uma base de fãs consolidada e extremamente apaixonada. Mas e você, já assistiu todas essas versões alternativas? Acha que melhoraram ou pioraram em relação aos cortes originais? Não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.
Escute o Podcast do Legado:
2 Comentários Sobre o Assunto
Por favor, me diga que esta versão do diretor de Superman 2 está no HBO Max! Nunca consegui assistir e tenho muita curiosidade, pois os originais do personagem são parte importante na minha infância. Se não estiver disponível no streaming, onde eu posso encontrar?
Superman I (1978) também tem outra versão do próprio Donner com algumas cenas a mais totalizando 2 horas e 31 minutos. e tem também outra versão com 3 horas 8 minutos.