Além do ‘Snyder Cut’: Conheça os filmes da DC que têm versões de diretor

O 'Snyder Cut' fez muito barulho ao redor do mundo. No entanto, essa não é a primeira versão de diretor de um filme da DC. Saiba mais!

PUBLICIDADE

Parece haver algo nos filmes de super-heróis que inspiram cortes alternativos. Uma das maiores alegrias dos fãs até agora vem sendo o lançamento do famigerado Snyder Cut, a versão definitiva do diretor Zack Snyder para a super-equipe da DC. Porém, essa parece ser uma tendência do gênero.

Snyder não é o primeiro diretor a ter a oportunidade de refazer seu filme (embora ele tenha se habituado a isso). Vários filmes de super-heróis da DC e da Marvel têm outras versões circulando por aí. Alguns foram disponibilizados aos fãs e outros não. Alguns foram melhorados, outros não. Mas é interessante ver o quanto esses filmes podem mudar na sala de edição. Dito isso, listamos abaixo os quatros filmes baseados em quadrinhos da DC que receberam versões de diretor. Confira:

1 – Superman II: The Richard Donner Cut (2006)

O primeiro filme do Superman de Richard Donner ainda é reverenciado como um dos filmes de super-heróis mais aclamados de todos os tempos. Alguns fãs podem não saber que Donner estava filmando Superman e Superman II ao mesmo tempo, até que a sequência foi tirada de seu controle criativo pelos produtores e executivos. O cineasta Richard Lester foi o escolhido para substituir Donner na direção.

PUBLICIDADE

Grande parte do elenco ficou chateado com os maus tratos que Donner recebeu do estúdio, inclusive Gene Hackman, que interpretava o vilão Lex Luthor, se recusou a participar das refilmagens. Anos depois, a atriz Margot Kidder revelou que Donner havia filmado uma parte significativa da produção antes de ser demitido e que o material ainda existia. Mais de 20 anos depois, após uma campanha dos fãs, o estúdio lançou o Donner Cut, o corte com a visão do diretor original conhecido como Superman II: The Donner Cut.

2 – Watchmen: Director’s Cut (2009)

Em seu primeiro filme baseado nas HQs da DC, Zack Snyder adaptou uma das histórias em quadrinhos mais aclamadas de todos os tempos. Watchmen já estava em desenvolvimento há muito tempo antes de Snyder assumir a direção. O corte lançado nos cinemas teve uma aceitação mista, com muitos sugerindo que Snyder era fiel aos quadrinhos em estilo, mas não em substância.

A versão do diretor restabeleceu aspectos dos quadrinhos que haviam sido cortados e a maioria das pessoas viram isso como uma grande melhoria. O filme conta não só com uma, mas duas versões estendidas. A primeira delas, batizada de “Corte Definitivo”, conta com 24 minutos de cenas extras, como a bela montagem do destino cruel do Coruja original. Já o “Ultimate Cut” traz incluso a animação “Contos do Cargueiro Negro”, que conta com a dublagem de Gerard Butler (que estrelou “300”, de Snyder).

3 – Batman Vs Superman: A Origem da Justiça – Edição Definitiva (2016)

PUBLICIDADE

Acontece que Zack Snyder é um grande fã de versões de diretor. A versão de Batman Vs Superman lançada nos cinemas foi criticada em seu lançamento e dividiu o públcio geral. Uma das crítcias mais recorrentes afirmavam que a trama era confusa, e que se concentrava demais na criação de filmes futuros.

Em meio a essa recepção divisiva, a produção ganhou uma versão de diretor com 30 minutos a mais. O corte realmente melhora a experiência do filme como um todo, estruturando melhor o plano de Lex Luthor para desacreditar o Superman e, consequentemente, tornando a investigação de Lois Lane durante a obra mais focada e proveitosa. As cenas adicionais também mostram Clark Kent usando suas habilidades como repórter para investigar o Batman. Por fim, a versão mostra como o corte dos cinemas foi prejudicial para a imagem do filme.

4 – Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Os heróis mais icônicos de DC se uniram no filme da Liga da Justiça. Qualquer um que acompanhou a produção da Liga da Justiça de 2017 sabe que, após Zack Snyder sair da cadeira de direção do filme, Joss Whedon foi contratado para supervisionar as refilmagens, período em que o filme foi drasticamente alterado.

Devido às mudanças feitas após a saída de Zack Snyder, o longa foi um fracasso de crítica e de público. Depois que os fãs ficaram desapontados com o corte teatral sem brilho, logo começou uma campanha muito barulhenta para que a versão de Snyder fosse lançada, até que o diretor finalmente ganhou a oportunidade de concluir sua obra em uma nova versão que foi ao ar em março de 2021, no HBO Max. Liga da Justiça de Zack Snyder foi bem recebido pela crítica e pelo público.

PUBLICIDADE

Mas e você, já assistiu todas essas versões alternativas? Acha que melhoraram ou pioraram em relação aos originais? Deixe suas opiniões nos comentários!

Para mais noticias sobre o mundo DCnauta, continue acompanhando o Legado da DC.

LEIA MAIS!!!

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile