Por que Superman usa cueca do lado de fora de seu traje
É a pergunta que tem deixado os fãs do Superman perplexos por anos: por que o Homem de Aço usa sua cueca do lado de fora? A lenda dos quadrinhos Grant Morrison...
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
É a pergunta que tem deixado os fãs do Superman perplexos por anos: por que o Homem de Aço usa sua cueca do lado de fora? A lenda dos quadrinhos Grant Morrison aparentemente descobriu a resposta cavando no passado.
LEIA MAIS!
- Siga o Legado da DC no Google Notícias e não perca nada do universo dcnauta!
- Henry Cavill, o Superman, aparece com um visual bem diferente para novo filme
- Superman fez uma participação secreta nas icônicas Guerras Secretas da Marvel
A gafe fashion de Clark Kent faz parte de sua imagem desde o momento em que ele entrou na cena dos quadrinhos. Com um calção vermelho quebrando um campo azul, Superman tem possivelmente um dos trajes mais reconhecíveis de todos os quadrinhos. No entanto, esse reconhecimento não vem sem algumas piadas em detrimento da semelhança dos shorts com roupas íntimas.
Ao longo dos anos, Superman viu algumas alterações em sua roupa, trocando os baús por um cinto ou simplesmente abandonando o vermelho completamente. Mas não importa quantas mudanças a roupa do Superman passe, o visual de “roupa íntima” vermelha é icônico demais para sair de vez.
Apesar da popularidade da fantasia do Superman, ainda vale a pena perguntar por que a roupa foi projetada dessa maneira. O escritor de quadrinhos Grant Morrison pode ter encontrado a origem da cueca no lugar mais inesperado: a década de 1930.
Em seu livro analítico de super-heróis, Supergods, Morrison relata uma história em que descobriram fotografias antigas de homens fortes do circo. Eles notaram que, como o Super-Homem, os artistas do show secundário também usavam meias e cintos como parte de sua personalidade no palco. Morrison explica:
“Cuecas em collants eram significantes de força e resistência extra-masculinas em 1938. A capa, as botas de showman, o cinto e o spandex justo eram todos derivados de roupas de circo e ajudavam a enfatizar o aspecto performático, até mesmo de show de horrores. das aventuras do Super-Homem. Levantar pontes, parar trens com as próprias mãos, lutar com elefantes: esses foram feitos de super-homens que se beneficiaram do talento de carnaval implícito no lycra colado à pele.”
A descoberta de Morrison ajuda seriamente a contextualizar a roupa do Superman para o público moderno. Afinal, apesar de sua prevalência no início do século 20, circos e espetáculos secundários não são tão comuns hoje em dia. As chances de alguém olhar para o traje do Homem de Aço e pensar “homem forte” são incrivelmente baixas devido ao quão distante a sociedade está da década de 1930.
Naquela época, o herói era essencialmente um exagero do ideal do “homem forte”, alguém que ultrapassava os limites do que uma pessoa comum podia fazer. O traje e seus baús coloridos comunicaram facilmente que o Super-Homem era um ser mais forte e mais capaz, algo que os leitores descobririam quando abrissem as páginas da Action Comics para ver Clark ultrapassar um trem ou parar uma bala em alta velocidade.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.
Escute o Podcast do Legado: