Batman Despertar: Elenco brasileiro fala sobre a audiossérie, DC e influências

Batman Despertar: Elenco brasileiro fala sobre a audiossérie, DC e influências

Batman Despertar: Elenco brasileiro fala sobre a audiossérie, DC e influências

Nessa próxima terça, dia 3 de maio, será lançado Batman Despertar, primeira áudiossérie da parceria entre o serviço de streaming Spotify e a DC. A nova obra do Batman,...

Batman Despertar: Elenco brasileiro fala sobre a audiossérie, DC e influências
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Nessa próxima terça, dia 3 de maio, será lançado Batman Despertar, primeira áudiossérie da parceria entre o serviço de streaming Spotify e a DC. A nova obra do Batman, que será lançado em vários países, conta com versão com produção, roteiro adaptado e vozes do Brasil. A versão brasileira da série em áudio é dirigida pelo cineasta Daniel Rezende e pela diretora de voz Marina Santana

 


    LEIA MAIS!

 

O Legado da DC teve a honra de entrevistar o elenco brasileiro – superestrelado – de Batman Despertar na última sexta (29). No bate-papo, conversamos com os atores Rocco Pitanga, Tainá Muller, Hugo Bonemer, Augusto Madeira, Maria Bopp e Marcelo Várzea.


Rocco Pitanga interpreta nada mais nada menos que o herói Bruce Wayne/Batman. Embora o Cavaleiro das Trevas tenha tido várias representações em mais de 80 anos de existência, Pitanga diz não ter se inspirado em nenhuma atuação específica do Homem-Morcego.

“Deve ter um pouquinho de cada um [Batman] dentro, interiorizado na subconsciência.”, disse Pitannga. “A gente foi construíndo uma coisa muito intuitava, na verdade. Foi bem intuitivo, junto com a abertura do próprio Daniel [Rezende] de também tentar descobrir o que são esses persoangens.”


O grande vilão de Batman Despertar é o Ceifador, encarnado por Hugo Bonemer. O novo serial killer de Gotham City não existia nos quadrinhos, ele foi criado para a audiossérie. Na obra, a personalidade de Ceifador e a atuação de Bonemer lembram bastante o Charada de Paul Dano de The Batman. Contudo, o ator brasileira revelou que ainda não assistiu ao filme de Matt Reeves.

“É normal que a gente quando está construído determinados personagens a gente acaba chegando a resultados próximos ou parecidos com certas coisas que já tenham sido feitas.”, disse Bonemer. “Eu fico feliz demais com a tua comparação [com Charada de Paul Dano], mas eu nem vi o filme ainda.”

Um dos pontos mais interessantes do projeto do Spotify é ver, ou melhor, ouvir o Bruce Wayne fazendo terapia. E o encarregado de tratar o magnata é o Dr. Hunter, outro personagem original de Batman Despertar. Com voz de Marcelo Várzea, o doutor psquiatra é descrito como estranho e enigmático. Essas duas características, percepitíveis na obra, foram comentadas por Várzea, assim como a relação de Dr. Hunter com o alter ego do Batman.

“Como ele é um psiquiátra que quer ler a mente de Bruce Wayne, eu acredito que pela paixão desse personagem, pelo inteiresse dele saber sobre a mente humana e de manipular essa história, ele quer desbravar esse subconsciente, esses segredos de Bruce Wayne. Então eu acho que tem uma estranhesa porque o tempo inteiro a gente não sabe onde ele quer chegar e nem ele sabe onde pode chegar.”, disse o ator.

Uma das estrelas da audiossérie é a atriz Tainá Muller, que dubla a famosa Barbora Gordon. A filha de James Gordon ainda não é a Batgirl, mas Barbara demonstra ser uma heroína na série mesmo sem o seu codinome de vigilante mascarada.

No universo do super-heróis, Muller disse ser fã dos filmes, principlamente os do Batman, mas ela confessa não ser chegada nas HQs. Porém, a atriz conta que pretende agora se aprofundar mais nas histórias em quadrinhos por conta de seu filho.

“Eu sou mais dos filmes. Os do Batman eu assisti todos. Sempre gostei de super-heróis no audiovisual, no cinema. Nunca fui muito do universo da HQ. Mas agora que eu tenho um menino que é muito fã de super-herói, eu acho que eu vou começar a consumir com ele. Então, eu vou descobrir todo esse universo. Agora que ele sabe que a mamãe fez o Batman ele está enlouquecido.”, disse Muller.

Em alta nos cinemas, o Charada também está na trama. O vilão é interpretado por Augusto Madeira. Essa versão do Charada parece ser mais baseada nos quadrinhos, tendo um bom equilíbrio entre o humor e o drama, diferente das duas encarnações do vilão nos cinemas, nas quais eram muito cômica (Jim Carrey) e muito dramática (Paul Dano).

Além da questão do roteiro de Batman Despertar, essa maior fidelidade do Charada talvez esteja ligado ao fato de Madeira ser um grande fã de HQs.

“Eu sempre fui um grande consumidor de histórias em quadrinhos. Desde Tintim, Asterix… Eu lembro claramente quando surgiu Frank Miller. O Frank Miller fez a ponta da história em quadrinhos para o cinema. Essa coisa diferenciada que abriu o caminho para tomar conta hoje em dia.”, disse Madeira.

Outra personagem conhecida nas história do Batman e que está na audiossérie da Spotify é a Vicki Vale. Sumida das adapatações em live-actions do Cruzado Encapuzado, a jornalista conhecida por seu caso amoroso com Bruce é vivida por Maria Bopp em Batman: Despertar.

Bopp não conhece a fundo os quadrinhos do Batman, mas é uma grande fã da trilogia do O Cavaleiro das Trevas e do Coringa de Heath Ledger.

“Eu gosto muito da trilogia do Nolan do Batman. Eu acho que fui no cinema assistir o Coringa do Heath Ledger seis vezes. Eu fiquei absolutamente chocada com o que ele fez naquele filme. Eu era adolescente e fiquei obcecada por ele. Eu imitava ele. Eu amava ele mais do que tudo.”, contou a atriz.

O elenco deBatman Despertar também conta com vozes de Camila Pitanga, Adriana Lessa, Nill Marcondes, Érico Borgo, Felipe CastanhariCatarina Garcia e grande elenco.

A audiossérie do Homem-Morcego é um thriller psicológico que levará os ouvintes a uma nova jornada nas profundezas da mente de Bruce Wayne, apresentando uma série de reviravoltas sombrias com alguns super-vilões clássicos de Batman.

Quando o público conhece Bruce Wayne, ele é um patologista forense, trabalhando nas entranhas do Hospital de Gotham e encarregado de examinar as vítimas de O Ceifador, um assassino em série horrível que ataca os cidadãos de Gotham. Wayne não apenas será forçado a enfrentar seus próprios demônios mentais, mas também terá que superá-los para salvar os cidadãos de Gotham com o seu alter-ego Batman.

Escrito (originalmente) e produzido por David S. Goyer (da trilogia Barman: O Cavaleiro das Trevas), Batman Unburied (título original da obra) é o primeiro podcast resultante de um amplo pacto de 2020 entre a DC e o Spotify. Outros personagens dcnautas que deverão se juntar ao universo do podcast no futuro incluem Superman, Lois Lane, Mulher Maravilha, Coringa, Mulher Gato, Katana, Charada, Batgirl e Arlequina.

Batman Despertar estreia globalmente em 3 de maio exclusivamente no Spotify.

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as audiosséries dcnautas.

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL