Batman e Homem-Aranha agora têm a mesma fraqueza – e é constrangedora
O Batman está em uma situação única nos últimos meses. Ele perdeu a maior parte de sua fortuna após o último grande ataque do Coringa em Gotham City, e...
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O Batman está em uma situação única nos últimos meses. Ele perdeu a maior parte de sua fortuna após o último grande ataque do Coringa em Gotham City, e agora ele parece ter perdido os direitos legais de seu próprio alter ego. Enquanto investigava um assassinato supostamente cometido por ex-membros da Batman Inc., o Cavaleiro das Trevas descobriu que Lex Luthor havia comprado a organização e a estava financiando.
Isso significa que Luthor pode ter pelo menos direitos legais parciais sobre o nome do Batman. Curiosamente, este é um problema que Batman agora compartilha com o Homem-Aranha, cuja persona foi recentemente comprada pela Beyond Corporation da Marvel. Pior ainda, ambos os proprietários obviamente pretendem usar seus nomes para fins lucrativos.
No final do Batman #118 (por Joshua Williamson, Jorge Molina, Mikel Janin, Tomeu Morey e VC’s Clayton Cowles), foi revelado que Lex Luthor comprou Batman Inc. para “realmente ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.” Embora seja claramente uma observação sutil de como o grupo era ineficaz no passado, isso também traz algumas possibilidades preocupantes sobre o que Lex Luthor pode fazer com o direito legal ao nome do Batman e os heróis que operam sob ele.
Para começar, dá a ele vários indivíduos altamente treinados sob seu comando que precisam de seu financiamento para realizar seus trabalhos. Além do pequeno exército de elite, há também o fato de que Luthor pode ter mais direitos legais de usar o nome do Batman do que o Batman. Isso pode levar a histórias em que Luthor processa Batman por usar um nome ao qual ele não tem o direito de acordo com a lei. É até possível que Luthor soubesse que seria quase impossível para Batman recuperar o grupo dele porque ele sabe que é Bruce Wayne por trás do capuz, tendo descoberto esse segredo anos atrás durante os Novos 52. Então, ele provavelmente está ciente de que Bruce não tem dinheiro para comprar o nome Batman de volta, e com sua identidade conhecida por Luthor, ele não pode lutar por ela como Batman.
Da mesma forma, o Homem-Aranha também está enfrentando questões legais em relação ao seu nome. Quando o Doutor Octopus estava no controle das Indústrias Parker, ele registrou o nome Homem-Aranha, o que significa que quando a empresa de Peter Parker faliu, a marca poderia ser comprada por qualquer pessoa com dinheiro suficiente. Isso se concretizou quando a Beyond Corporation contratou Ben Reilly para ser seu novo Homem-Aranha. Peter então entrou em coma, do qual se recuperou recentemente, mas na época ele não poderia contestar a marca, nem poderia ainda, sem revelar sua identidade, presumível. Como tal, está claro que a Beyond Corporation pretende garantir que seu Homem-Aranha seja o único Homem-Aranha. Tem até a intenção de ir atrás de Miles Morales por usar sua marca.
Portanto, esses dois heróis que originaram suas personas perderam o direito legal de usá-los. Pior ainda, os dois estão completamente indefesos para impedi-lo. Tanto o Homem-Aranha quanto o Batman não têm uma perna real para se apoiar. Financeiramente, é impossível para eles igualar os recursos de seus inimigos corporativos. Isso sem levar em consideração os problemas que surgiriam se eles lutassem como seus próprios super-heróis, uma vez que não podem se apresentar no tribunal com um nome falso. No momento, os dois são incapazes de impedir que outros usem seu bom nome para seus próprios fins.
[créditos: CBR]
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.
LEIA MAIS!
- ‘Liga da Justiça de Zack Snyder’ supera ‘Homem-Aranha 3’ em popularidade
- Saiba quais são os atores que estão na franquia do Homem-Aranha e no DCEU
- Assim como ‘Homem-Aranha 3’, filme ‘The Flash’ terá 3 versões do herói principal; saiba mais