Como ler as histórias em quadrinhos de Sandman?
Confira o guia especial que preparamos com dicas sobre como ler as clássicas HQs de Sandman, escritas por Neil Gaiman.
Compartilhe: Tiago Vieira
Publicado em 10/9/2022 - 12h49
Lançada no final da década de 1980, a série em quadrinhos Sandman foi aclamada não apenas como uma das melhores HQs da história, mas também como uma das mais importantes obras de literatura fantástica do século. Recentemente, a imaginativa saga escrita por Neil Gaiman ganhou as telinhas, na forma de uma bem recebida série homônima da Netflix.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Se você assistiu e agora quer mais do universo dos Perpétuos, as histórias em quadrinhos são uma excelente pedida. E a melhor notícia: os quadrinhos de Sandman são mais fáceis de se seguir do que os de outros super-heróis de maior renome, como o Batman e o Superman.
Confira agora o guia de leitura de Sandman que preparamos:
Qual a origem do personagem Sandman?
Em primeiro lugar, o Sandman que apareceu pela primeira vez nos quadrinhos era bem diferente do de Gaiman: criado em 1939, ele era um super-herói soturno que resolvia crimes, no melhor estilo Batman. A partir de 1988, quando Neil Gaiman recebeu o convite para escrever uma HQ com o personagem, ele se tornou completamente diferente.
Ao invés de um super-herói tradicional, o Sandman de Gaiman era um dos Perpétuos (ou Endless, no original), um grupo de manifestações antropomorfizadas de aspectos da vida cujo nome em inglês começa com a letra D: Destino, Morte (Death), Destruição, Desejo, Sonho (Dream), Desespero e Delírio.
A família de Perpétuos inclui sete irmãos e irmãs
A saga de Sonho começa quando ele é capturado e mantido preso por décadas por um grupo de praticantes de magia que na realidade pretendiam pegar sua irmã, Morte. A prisão do mestre dos sonhos tem graves consequências para o mundo, incluindo a Segunda Guerra Mundial.
Uma vez libertado, Sonho (ou Morfeus) precisa reconstruir seu reino e devolver a normalidade de volta ao universo onírico. Ao longo de tudo isso, vemos ele interagir com outros sonhos e pesadelos de sua criação e com seus próprios irmãos Perpétuos.
É bom ressaltar que, embora grande parte das HQs sigam essa narrativa, ainda há espaço para contos individuais, separadas da trama principal, que contam sua própria história do início ao fim de sua revista. Muitos desses contos se tornaram clássicos e estão entre as mais memoráveis edições da revista.
Quais são os arcos de Sandman?
A saga completa é dividida em 13 arcos de histórias. São eles:
- Sandman: Prelúdios e noturnos (Edição 01 ao 08)
- Sandman: A Casa de Bonecas (Edição 09 ao 16)
- Sandman: Terra dos Sonhos (Edição 17 ao 20)
- Sandman: Estação das Brumas (Edição 21 ao 28)
- Sandman: Espelhos Distantes (Edição 29 ao 31 e 50)
- Sandman: Um Jogo de Você (Edição 32 ao 37)
- Sandman: Convergência (Edição 38 ao 40)
- Sandman: Vidas Breves (Edição 41 ao 49)
- Sandman: Fim dos Mundos (Edição 51 ao 56)
- Sandman: Entes Queridos (Edição 57 ao 69)
- Sandman: Despertar (Edição 70 ao 73)
- Sandman: Exílio (Edição 74)
- Sandman: A Tempestade (Edição 75)
A série da Netflix é baseada nos dois primeiros arcos de história da HQ principal
Qual a melhor forma de ler as histórias de Sandman?
Aqui no Brasil, a melhor maneira de acompanhar as histórias de Sandman na ordem certa é com as edições definitivas, intituladas Absolute Sandman e publicadas pela Panini. Elas incluem arcos de histórias completos, além de contos adicionais que enriquecem a história.
Veja a lista abaixo com o que cada edição definitiva traz:
- Absolute Sandman: Edição Definitiva Vol. 1 – Inclui as edições do número 1 ao 20. Compre aqui
- Absolute Sandman: Edição Definitiva Vol. 2 – Inclui as edições do número 21 ao 39 e uma história curta. Compre aqui
- Absolute Sandman: Edição Definitiva Vol. 3 – Inclui as edições do número 40 ao 56 e de Sandman Especial 1: A Canção de Orpheus. Compre aqui
- Absolute Sandman: Edição Definitiva Vol. 4 – Inclui as edições do número 57 a 75 e o conto O Castelo. Compre aqui
- Absolute Sandman: Edição Definitiva Vol. 5 – Inclui histórias dos Perpétuos, Caçadores de Sonhos e Teatro da Meia-Noite.
Claro, as edições de luxo podem ser um tanto pesadas e caras. Se você preferir uma versão menor e com o preço mais em conta, pode optar pelas Edições Especiais de 30 Anos, publicadas pela Panini a partir de 2019. As dez primeiras edições desse especial incluem o conteúdo dos quatro volumes de luxo, enquanto as quatro restantes trazem os extras. Adquira já o Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, Vol. 4, Vol. 5, Vol. 6, Vol. 7, Vol. 8, Vol. 9, Vol. 10, Vol. 11, Vol. 12, Vol. 13 e Vol. 14.
Morfeus e Morte são dois dos principais personagens da HQ Sandman, de Neil Gaiman
O começo de toda a saga
Em 2013, Gaiman retornou às origens de sua obra mais famosa com The Sandman: Overture, publicada aqui no Brasil como Sandman: Prelúdio. Sua leitura não é obrigatória para compreender a história principal, mas vale a pena para conhecer como era o Sonhar anos antes da captura de Morfeus.
Universo expandido
Em 2018, em comemoração ao aniversário de 30 anos da série, a DC lançou a linha O Universo de Sandman. Gaiman, no entanto, serviu apenas como um supervisor, com uma equipe criativa (selecionada pelo próprio autor inglês) cuidando de cada HQ.
Vale ressaltar que, para entender as histórias, você precisa saber quem são os personagens e quais os seus papéis na série de quadrinhos original.
Até o momento, os títulos publicados no Brasil são:
- O Universo de Sandman: Constantine – Compre aqui
- O Universo de Sandman: Lúcifer – Compre aqui
- O Universo de Sandman: Os Livros da Magia – Compre aqui
- O Universo de Sandman: A Casa dos Sussurros – Compre aqui
- O Universo de Sandman: O Sonhar – Compre aqui
- O Sonhar: Horas de Vigília – Compre aqui
Outras histórias de Sandman e dos Perpétuos
Tal como o Prelúdio, essas histórias paralelas podem não ser essenciais para compreender a trama principal, porém vale a pena se você quiser se aprofundar no universo criado por Gaiman.
Entre os melhores quadrinhos paralelos, estão:
- Morte: Edição Definitiva – Reúne todas as histórias protagonizadas pela irmã mais velha de Morfeus, escritas por Gaiman e desenhadas por uma série de artistas de renome. Essa edição inclui histórias publicadas na revista Sandman original, bem como as minisséries O Alto Preço da Vida e O Grande Momento da Vida, e muito mais. Se a Morte for sua personagem preferida da série, então este tomo é para você. Compre aqui
- Sandman: Noites sem Fim – Sete contos escritos por Gaiman e ilustrados por artistas como Milo Manara, Bill Sienkiewicz e Frank Quitely, cada um focado em um Perpétuo. O mais interessante: cada conto possui um gênero diferente, que vão do terror ao erótico. Compre aqui
- Sandman: O Teatro do Mistério – Uma série focada no Sandman original dos anos 1930, escrita por Matt Wagner e ilustrada por Guy Davis. Indicado para quem adora histórias pulp de detetives. Compre aqui
Não se esqueça de comentar com a gente qual a sua história de Sandman preferida!
[Fonte: Legião dos Heróis]
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo o universo dcnauta.