Conheça todas as versões Live-Action do Apocalypse, vilão do Superman!

O Apocalypse (Doomsday em inglês) é um super-vilão fictício que pertence ao universo da DC Comics, que se tornou conhecido internacionalmente por ter sido o responsável pela morte de...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 26/1/2021 - 19h08


Publicidade
LEIA TAMBÉM




O Apocalypse (Doomsday em inglês) é um super-vilão fictício que pertence ao universo da DC Comics, que se tornou conhecido internacionalmente por ter sido o responsável pela morte de Superman na bem-sucedida história A morte de Superman. Nos quadrinhos, Apocalypse era um bebê krypitoniano que foi deixado para morrer em uma área hostil do planeta e repetidamente clonado até se tornar uma máquina de matar imparável. A criatura foi criada por um cientista louco, submetido a várias experiências científicas com a finalidade de desenvolver um ser supremo.

Ele pegou um bebê e o colocou no deserto de Krypton para ser morto. Quando morreu, ele reuniu os restos mortais, clonou o corpo e o colocou de volta no planeta. O cientista fez isso repetidamente até que a criatura se tornou imparável. Uma espécie de versão forçada de “evolução”. Quando perceberam que a criatura não podia ser controlada, eles a trancaram na prisão, mas ela escapou e veio para a Terra e venceu o Superman até a morte.

Publicidade

Estreando nos cinemas em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, Apocalypse também já ganhou duas outras adaptações em Live-Action; conheça as versões:

1 – Smallville (Série)

Publicidade

Doomsday apareceu em Smallville como o principal antagonista da oitava temporada, interpretado por Dario Delacio. Criado como o “filho” do General Zod e Faora, esta versão tinha o alter ego humano chamado Davis Bloome (Sam Witwer) que sofreu uma mutação e se tranformou no monstro, desmaiando durante os períodos em que a criatura estava ”ativa”. Durante a temporada, Davis percebeu que Clark era o kryptoniano que ele havia sido enviado para matar; Clark então voltou no tempo e alterou a história para que Davis nunca soubesse disso, resultando em Davis cada vez mais lutando para controlar seu alter ego enquanto ele e Clark descobriam sua conexão um com o outro.

No final da temporada, Chloe Sullivan divide Davis e a besta usando kryptonita preta. Clark, acreditando que Davis poderia ser salvo, prende a criatura nas profundezas da terra enquanto mantém Davis vivo. No entanto, Davis ataca Jimmy Olsen, e antes que ele pudesse matar Chloe, Jimmy empurra Davis contra espinhos, empalando e matando-o antes que sucumba aos próprios ferimentos. A morte de Jimmy nas mãos de Davis deixa Clark em um estado de tristeza profunda, já que Clark escolheu salvar Davis ao invés de matá-lo, como originalmente enfatizado pelos colegas.

Publicidade

 

2 – Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Filme)

Robin Atkin Downes dá voz e captura de movimento para o Apocalypse no filme de 2016 Batman vs Superman: A Origem da Justiça e foi auxiliado na dublagem por Gary A. Hecker. Depois de aprender informações kryptonianas dos arquivos históricos na nave de Kal-EL, Lex Luthor usa o corpo do General Zod para criar uma “Deformidade Kryptoniana”, um ato que havia sido proibido pelo Conselho de Krypton antes da destruição do planeta. Lex descobre que aquilo já foi feito antes, o que significa que o verdadeiro vilão ainda pode estar lá fora. Luthor coloca o cadáver sem vida na Câmara de Gênesis e dá vida à criatura com seu próprio sangue.

Publicidade

Durante o clímax, Luthor solta a criatura para matar Superman, após Batman se recusar a fazê-lo, considerando a criatura o “Dia do Juízo Final” do Homem de Aço. Durante a batalha, Apocalypse exibe enorme força sobre-humana, durabilidade e resistência, bem como a capacidade de “evoluir” e regenerar em um ritmo surpreendentemente rápido, aumentando as protuberâncias ósseas e ganhando mais massa muscular, além de ser capaz de absorver energia e disparar rajadas de calor de seus olhos e boca.

Quando Superman voa com o monstro para o espaço e os militares disparam um míssil nuclear com a esperança de incinerá-lo, Apocalypse sobrevive e absorve a energia nuclear, ganhando a capacidade de descarregar explosões elétricas de seu corpo, capaz de destruir alguns quarteirões da cidade de uma vez. No entanto, como o vilão foi criado a partir da tecnologia kryptoniana, ele compartilha a vulnerabilidade do Superman à kryptonita. O vilão é então morto quando Superman o empala com a lança de kryptonita do Batman, mas não antes que a criatura tenha a chance de esfaquear o herói com uma nova protuberância óssea de seu pulso cortado, resultando na morte de ambos os personagens.

Publicidade

3 – Krypton (Série)

Apocalypse aparece em Krypton. Nesta versão, ele é uma super arma, mantida em estase criogênica para impedi-lo de acordar e destruir Kandor. No episódio “Civil Wars”, Adam Strange convence Seg-El, que quer libertá-lo para deter Brainiac. Na cena final do episódio “The Phantom Zone”, a criatura se liberta de sua jaula. Na 2ª temporada, as origens do Apocalypse são reveladas no episódio “Zods and Monsters” por meio de flashbacks que datam de mil ciclos antes dos eventos da série, os cientistas kryptonianos Wedna-El e Van-Zod fazem diversas experiências com Dax-Bron, um kandoriano que tem uma mutação genética única e está convencido de que será o salvador que acabará com a guerra civil em Krypton.

Publicidade

Após muitos experimentos, ele se tornou a criatura abominavável por meio da evolução reativa. No presente, Zod captura Apocalypse usando um rifle aprimorado. Como uma medida para testar seu controle sobre o monstro e garantir seu domínio sobre Krypton, Zod lançou o Doomsday na lua de Krypon, Wegthor, para encerrar a batalha contra a rebelião liderada pelo avô de Seg, Val-El, controlando o vilão com a toxina Black Mercy.

E você, conhecia todas essas adaptações do Apocalypse? Vale lembrar que o vilão será visto rapidamente em Zack Snyder’s Justice League durante o flashback da morte do Superman.

Publicidade

Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre o mundo DCnauta.




Sair da versão mobile