Coringa 2 não alcançou nem a metade do público do primeiro

Coringa 2 está mais de 50% atrás do público do primeiro filme após o mesmo período de tempo em cartaz.

Coringa 2 não alcançou nem a metade do público do primeiro
REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Tiago Vieira
Publicado em 11/10/2024 - 06h00

Se nos EUA o fracasso de Coringa: Delírio à Dois é um desastre no nível de As Marvels e Morbius, na bilheteria brasileira a história é um pouco diferente. Por aqui, o musical estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga tem feito números que, se são abaixo do primeiro longa, também são altos o bastante para fazer dele o maior blockbuster em quase dois meses.


Publicidade
LEIA TAMBÉM




O novo Joker teve um primeiro fim de semana de R$ 20,6 milhões e 913 mil ingressos vendidos na bilheteria brasileira. Como comparação, seu predecessor de 2019 estreou com uma arrecadação de R$ 30,7 milhões e 1,75 milhão de pagantes nos cinemas. Ou seja, uma queda considerável (33% na arrecadação e 48% no público), ainda que não tão grande quanto na bilheteria dos EUA/Canadá (61%).

Nos dias úteis (entre segunda e quarta desta semana) Delírio à Dois atraiu mais 314 mil pessoas às salas e arrecadou pouco menos de R$ 5 milhões. Há exatos cinco anos atrás, Coringa faturou quase o triplo disso: R$ 14,4 milhões. Claro, em 2019 o preço médio do ingresso era comparativamente menor do que é hoje. O que torna tudo mais vexatório para a nova desventura do Palhaço mais triste do cinema.

Publicidade

No público, mais uma lavada do primeiro Joker: 1,1 milhão de ingressos entre segunda, 7 de outubro, e quarta, 9 de outubro de 2019. Ou seja: 3,5 vezes mais do que o público dos dias úteis de sua sequência (que tornou inútil os eventos do primeiro filme).

Porém, o número que deixa mais claro o quão negativo é o hype de Delírio à Dois. Mesmo no Brasil, é a diferença entre os resultados do fim de semana e dos dias úteis. O público do primeiro Coringa nos dias úteis foi 36% menor que no primeiro fim de semana, um resultado melhor que a média. E que veio a servir de arauto da longa carreira que o filme teria nas bilheterias nacionais. Em outras palavras: o boca a boca do drama vencedor do Oscar foi tão bom que mesmo nos dias úteis a bilheteria não caiu tanto em relação ao (já movimentado) fim de semana de estreia.

Publicidade

Coringa 2 tem uma bilheteria desastrosa

Com Delírio à Dois a história é bem diferente. Nos dias úteis o público procurando pelo filme caiu 65% em relação ao primeiro fim de semana. Isso não somente é bem pior do que o primeiro longa como também um resultado similar ao de filmes que foram mal recebidos e morreram rápido após a estreia, como O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, 007 Contra Spectre e o DCnauta Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

Ou seja: tal como o longa de 2016 comandado por Zack Snyder (cuja visão para os personagens da DC não se “conectou” com o público, da mesma forma que a de Todd Phillips para esta sequência), o boca a boca tem sido negativo e convencido muitos potenciais espectadores a simplesmente não ir ver o filme.

Publicidade

No acumulado, Delírio à Dois tem bilheteria de R$ 28,4 milhões e 1,34 milhão de ingressos vendidos, já contando as sessões de pré-estreia. Já Coringa finalizou sua primeira cine-semana em 2019 com R$ 47,2 milhões e quase 3 milhões de ingressos vendidos, mais que o dobro do público alcançado pelo segundo.

Enfim, Coringa mantém o título de maior bilheteria para um filme da DC no Brasil. Tendo conquistado 9,9 milhões de espectadores e faturado R$ 158,5 milhões. Até a chegada do fenômeno Barbie no ano passado, ele era a maior bilheteria para um filme da Warner em reais e o maior público do estúdio no país neste século.

Publicidade

O segundo Coringa, porém, não deverá chegar nem perto desses números. Ele vai precisar de muita sorte para chegar ao final de sua carreira com um total de 3 milhões de espectadores nas salas (marca que o primeiro Joker superou logo no início de sua segunda semana).

Números do filme não estão tão ruins no Brasil

Mas há um lado positivo nisso tudo: mesmo com uma performance bem inferior à do primeiro longa (que foi tão excepcional a ponto de atrair quase 10 milhões de pagantes para as salas de cinema nacionais). Os números de Delírio à Dois ainda são bem vindos para o mercado de cinema brasileiro. Trata-se do primeiro filme a fazer números dignos de um blockbuster desde meados de agosto. Mês quando Deadpool & Wolverine estava no auge e o fenômeno É Assim que Acaba chegava aos cinemas com uma estreia de mais de 1 milhão de pagantes.

Publicidade

Nesse meio tempo, novas estreias como Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, Sílvio e Transformers: O Início fizeram números decepcionantes na bilheteria e os cinemas brasileiros viveram dias fraquíssimos, mesmo com a última edição da Semana do Cinema em meados de setembro.

Porém, a chegada de Coringa 2 ajudou a mudar esta situação e a última cine-semana foi a melhor no Brasil desde a de 15 a 21 de agosto. Vale lembrar que o vilão da DC não foi o único responsável pelo momento de alta: o drama religioso A Forja tem feito ótimos números graças ao excelente boca a boca entre o público cristão.

Publicidade

É exatamente o oposto do que houve nos EUA/Canadá, em que as salas de lá contavam com um ótimo desempenho de Coringa 2 para manter o mercado aquecido. Pena que Todd Phillips decidiu fazer o filme de estúdio menos comercial possível (mas ao custo de um blockbuster do Homem-Aranha). Agora o setor de cinema norte-americano aguarda com ansiedade outro vilão que ganhou filme próprio: o Venom.

Coringa 2 ultrapassou Beetlejuice 2

Enfim, os números de Coringa 2 são bons para os exibidores nacionais e ruins para a Warner. Apesar das controvérsias, Delírio à Dois precisou de uma semana em cartaz para alcançar o acumulado de Beetlejuice Beetlejuice no Brasil.

Publicidade

Porém, não deve ir muito além disso. Você já assistiu ao filme? Comente com a gente logo abaixo, e por fim, fique ligado no Legado da DC para não perder nenhuma novidade!

Fonte: Filme B

Publicidade


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile