DC acaba de transformar personagem em sua versão do Thanos; confira

A passagem do Superman em Warworld não fez muito bem para ele e seus aliados, tudo devido às ações de Mongul. Um dos inimigos mais consistentes do Superman desde...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 29/5/2022 - 16h30


Publicidade
LEIA TAMBÉM




A passagem do Superman em Warworld não fez muito bem para ele e seus aliados, tudo devido às ações de Mongul. Um dos inimigos mais consistentes do Superman desde sua introdução em 1980, a versão moderna do personagem funciona melhor como um contraste brutal e contundente para o Homem de Aço. Mas há outro vilão com o qual ele está cada vez mais começando a se parecer.

 

Publicidade

    LEIA MAIS!

 

A verdadeira missão de Mongul em Action Comics #1043 (de Phillip Kennedy Johnson, Riccardo Federici, Will Conrad, Lee Loughridge e Dave Sharpe) é surpreendentemente semelhante ao esforço de Thanos para coletar as Joias do Infinito – empurrando ainda mais o vilão da DC Comics para mais perto do personagem da Marvel.

Publicidade

Desde que chegou ao Warworld para resgatar os prisioneiros e escravos de Mongul, Superman aprendeu mais sobre como Mongul opera e, graças ao contador de histórias Byla, Superman aprendeu ainda mais sobre o próprio Warworld. 

Como Byla explicou, os antigos “mitos de origem” esculpidos nas paredes das cavernas do Warworld se espalharam pelo multiverso em mundos que, de outra forma, não teriam semelhanças com os contos do Rei Arthur, Orfeu e Superman entre eles. Entre esses contos está o mito de Olgrun, primeiro e maior dos deuses cósmicos.

Publicidade

Perdido quando os Novos Deuses assumiram, a lenda de Olgrun é de assassinato e brutalidade. Quando a ira e a loucura o alcançaram, todos os outros deuses se levantaram para desafiá-lo. Embora tenha sido derrotado, sua essência se espalhou por sete Aspectos Divinos. Aparecendo como pedras coloridas, cada uma estava escondida no multiverso. 

Publicidade

Se os Aspectos Divinos forem reunidos por alguém “digno”, esse herói renascerá em sua verdadeira forma. Mas alguém indigno reivindicando as pedras libertaria Olgrun, que então se esforçaria para destruir toda a criação. Descobriu-se que o “Fogo de Olgrun” foi a verdadeira razão pela qual Mongul conquistou o Mundo de Guerra e por que ele decidiu rasgá-lo em pedaços em busca desse poder.

De muitas maneiras, isso parece abertamente empurrar Mongul completamente para ser a versão de Thanos da DC Comics, até mesmo dando a ele seu próprio equivalente às Joias do Infinito. Seu exército de servos e naves alienígenas pode ser visto como um paralelo às legiões de Chitauri ou aos exércitos de Outriders do Universo Cinematográfico da Marvel.

Publicidade

Sua própria resposta à Ordem Negra – Campeões de Mongul – tem sido inimigos frequentes do Superman e seus aliados ao longo do arco da história. Dar a Mongul suas próprias pedras cósmicas para caçar apenas torna a comparação ainda mais óbvia. É ainda mais engraçado quando se lembra que a DC Comics já comparou abertamente uma de suas forças cósmicas a Thanos.

Publicidade

Em Liga da Justiça Encarnada, um Darkseid empoderado acabou enfrentando o vilão da Terra-8, Tártaro. Vindo de uma realidade amplamente inspirada no Universo Marvel, Tartarus faz o possível para se defender contra Darkseid, mas é morto em um combate individual

No entanto, as melhores qualidades de Mongul não têm nada a ver com sua comparação com Thanos. Seu status como o senhor do Warworld deu a ele uma lógica contundente que contrastava bem com as motivações mais específicas de Thanos ou Darkseid.

Publicidade

É uma pena que Mongul esteja sendo cada vez mais transformado para se assemelhar a uma outra ameaça cósmica da Marvel, já que ele operou muito bem como um inimigo direto do Superman, em vez de tentar ser moldado em algo diferente.

Mas e você, o que acha de tudo isso? Comente em nosso grupo do Telegram!

Publicidade

Para saber mais sobre os quadrinhos DCnautas, continue de olho no Legado da DC.

Créditos: CBR

Escute o Podcast do Legado:




Sair da versão mobile