DC Comics já ganhou a sua própria versão do Popeye
Popeye é considerado um importante precursor dos super-heróis modernos. Mas poucos sabem que a DC também apresentou sua própria versão do famoso marinho.
O adorável marinheiro caolho Popeye apareceu pela primeira vez em um quadrinho da King Features; “Thimble Theatre” em 1929, tornando-se o personagem-título da tira ao longo da década de 1930. Desde então, ele foi apresentado em desenhos animados, histórias em quadrinhos, jogos de arcade e um longa-metragem.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Popeye é frequentemente considerado um importante precursor dos super-heróis modernos, incluindo o Superman. Em fevereiro de 1973, na Action Comics #421, os criadores Cary Bates, Curt Swan e Murphy Anderson decidiram burlar as leis de direitos autorais em uma edição, apresentando sua própria versão do Popeye.
Na história, somos apresentados ao Capitão Strong, um marinheiro nobre, embora irascível, que idolatra o Superman. Através da descoberta e consumo de “sauncha”, um misterioso vegetal verde, o Capitão Strong ganha super força, que ele usa para realizar atos heróicos, como salvar uma criança de um colapso de armazém no início da edição.
No entanto, o Capitão Strong se torna vítima do Sr. Glute, um empresário sem escrúpulos que pretende embalar e comercializar sauncha como um produto alimentício, apesar das objeções do Capitão Strong. Glute envia um espião vestido de Superman atrás do Capitão Strong, na esperança de roubar o segredo de sua comida milagrosa.
Como detalhado pelo Screen Rant, apesar do Capitão Strong ter descoberto os planos de Glute, isso leva a um confronto com o verdadeiro Superman, que corre para impedir que o Capitão Strong machuque o Sr. Glute com raiva. Superman quase derruba o Capitão Strong na batalha, mas Strong voa quando fica sem sauncha.
Superman percebe que a sauncha dá ao Capitão Strong um poder inacreditável, mas ao custo de sua sanidade, pois o vegetal se parece muito como uma droga viciante. Eventualmente, Superman impede o Capitão Strong de comer mais sauncha, tomando seu suprimento dele assim que Strong experimenta fortes dores de abstinência e desmaia no meio do vôo.
Superman o leva ao hospital para se recuperar e o visita ele lá dias depois para revelar uma descoberta chocante, que a sauncha é na verdade uma forma de vida extraterrestre. Capitão Strong é naturalmente mais forte do que a maioria dos homens, e apesar de sua luta contra o Superman, ele decidiu usar seus poderes para o bem.
Depois de estar em um hospital, ele jurou nunca mais usar a sauncha e usar vegetais normais para se manter forte. Ele se tornou amigo de Clark Kent e Superman (sem perceber que a dupla era a mesma pessoa). Conhecida o Capitão Strong? Não esqueça de comentar!
Superman superou o Capitão América em popular acontecimento
Apesar da famosa imagem de Steve Rogers socando a mandíbula de Adolf Hitler, uma história rara e desconhecida do Superman mostrou que o super-herói da DC Comics foi o primeiro a intervir nos eventos da Segunda Guerra Mundial e derrotar o nazista.
Com uma conduta ética e senso de justiça sem precedentes, a imagem de Capitão América #1 permanece como uma constante no imaginário dos fãs de quadrinhos. No entanto, muitos não sabem que o Último Filho de Krypton saiu na frente de soldado da Marvel em relação à queda do nazismo.
Em entrevista ao Screen Rant para discutir seu livro, Is Superman Circumcised?: The Complete Jewish History of the World’s Greatest Hero, Roy Schwartz revelou um detalhe interessante dos primeiros dias do Homem de Aço. Confira abaixo a declaração do autor:
Sim, o famoso Capitão América dá um soco na cara de Hitler na capa de seu primeiro quadrinho… Mas a verdade é que antes disso, em 27 de fevereiro de 1940, Siegel e Shuster publicaram uma história imaginária de duas páginas nas páginas da Look Magazine para contar como o Superman acabaria com a guerra.
Ele atravessa a linha Siegfried, a linha de fortificação supostamente impenetrável entre a Alemanha e a França, ele transforma candidatos nazistas em pretzels, ele derruba a Luftwaffe do céu. Ele agarra Hitler e Stalin pela nuca. Essa história é anterior ao Capitão América, Superman foi o primeiro a fazer isso.
Apesar de tudo isso, faz sentido a história ser desconhecida, já que Look Magazine não é publicada há mais de cinco décadas. O que torna a capa de Capitão América #1 tão icônica foi o fato de ter apresentado um herói fictício enfrentando uma ameaça muito real na época.
Por mais que a revista em que o Superman derrota Hitler não tenha sido tecnicamente uma história em quadrinhos, isso não tira o mérito do Homem de Aço ter sido o primeiro a fazer isso. Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os quadrinhos DCnautas.