Do pior ao melhor: Os 4 filmes de Zack Snyder no Universo DC
O diretor Zack Snyder se tornou popular fazendo muitos filmes do gênero de super-heróis, tanto pelos seus bons trabalhos, quanto pelas suas obras mais polêmicas e polarizadoras. Snyder é...
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O diretor Zack Snyder se tornou popular fazendo muitos filmes do gênero de super-heróis, tanto pelos seus bons trabalhos, quanto pelas suas obras mais polêmicas e polarizadoras. Snyder é um dos cineastas contemporâneos mais divisivos do cinema. Adorado por uns, execrado por outros, desprezado por poucos, ele tem a sua essência e marca registrada em cada obra que realiza. O diretor já trabalhou em diferentes filmes da DC, como Batman vs Superman, Watchmen, O Homem de Aço, e, mais recentemente, a Liga da Justiça de Zack Snyder.
Com base na recepção de crítica e público, listamos as adaptações da DC encabeçadas pelo diretor, do pior ao melhor. Confira abaixo:
4. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Edição Definitiva)
Snyder merece crédito por tentar diferenciar o universo de super-heróis da DC estilística e tematicamente da fórmula de enorme sucesso da Marvel. A Batman vs Superman: Origem da Justiça é um trabalho árduo, com momentos de puro brilho e cenas épicas, como a incrível cena de luta situada do ‘Knightmare’, que representa o que Snyder faz de melhor.
A versão definitiva, que é o Snyder Cut de BvS, faz mais sentido e é melhor do que o corte teatral, onde todas as coisas da trama política e conspiratória orquestrada por Lex Luthor parecem incompletas e apenas levantam mais perguntas do que respostas. O filme foi massacrado pela crítica especializada e dividiu o público. No entanto, desde seu lançamento, o segundo filme do DCEU vem ganhando uma base de fãs considerável e é frequentemente discutido pelos internautas. É inegável que Batman vs Superman está virando uma espécie de ”cult classic” entre a comunidade geek.
3. O Homem de Aço
Depois de trabalhar nas adaptações de 300 e Watchmen, o estúdio resolveu apostar no diretor para desenvolver O Homem de Aço, o primeiro filme do DCEU, no qual Snyder trouxe uma diferente interpretação do Superman aos cinemas. Reconstruindo a história do Superman, Snyder nos trouxe um longa com uma temática descaradamente sci-fi, com a criança alienígena Kal-El sendo evacuada do seu mundo agonizante. Enviada para a Terra para viver entre os humanos, o agora Clark Kent (Henry Cavill) vê a paz do seu novo planeta ameaçada quando outros sobreviventes de sua terra natal o invadem.
Aqui, Snyder opta por uma abordagem séria, até aproximada da construção antifantasiosa do Batman de Christopher Nolan. O filme dividiu a crítica, mas foi bem recebido pelo público geral. Muitos questionam a releitura feita pelo diretor da mitologia do personagem, mas a maioria reconhece as boas sequências de ação e sua identidade própria. Essa continua sendo uma conquista espetacular da corrida dos super-heróis da década passada.
2. Watchmen: O Filme (Versão de Diretor)
Zack Snyder fez um fantástico filme de super-heróis em Watchmen. A história em quadrinhos de origem é considerada uma das maiores histórias em quadrinhos de todos os tempos, uma fábula visceral criada por Alan Moore e David Gibbons. Situada em 1985, o assassinato de um colega coloca o vigilante Rorschach em uma investigação e, a partir disso, ele descobre algo que poderia mudar completamente o curso da história como a conhecemos. A adaptação cinematográfica teve a coragem de ser classificado como +17, pois o filme aborda temas adultos como Holocausto Nuclear, vigilantismo, agressão sexual, adoração aos heróis e paz mundial. Snyder criou uma rica tapeçaria de personagens e temas que são bastante notáveis.
Watchmen: O Filme é uma obra intensa, que traz som, imagens e personagens combinados em uma abordagem inicialmente estranha e que consegue evocar uma HQ. Apesar de não ser uma unânimidade, o filme foi bem recebido pela maioria dos críticas e é amado por grande parte do público. Assim como outros filmes de Snyder, Watchmen sobreviveu bem ao teste do tempo, e ainda é uma das obras baseadas em quadrinhos mais discutidas até hoje.
1. Liga da Justiça de Zack Snyder
É realmente difícil acreditar que o corte de Snyder realmente aconteceu. Você tem que dar crédito ao diretor por enfrentar tudo o que enfrentou, por dar sua visão do filme para sua legião de fãs. E, talvez mais importante, Snyder merece uma ovação de pé por provar que a Warner Bros. e Joss Whedon estavam errados e por fazer um filme infinitamente melhor do que a versão que foi lançada nos cinemas. Liga da Justiça de Zack Snyder não é perfeito, mas, como um todo, é um ótimo filme de super-herói com momentos fantásticos – a maioria dos quais não aparececeram no corte original. Pegue por exemplo a incrível cena de abertura expandida em Themyscira ou praticamente toda a batalha climática renovada que dura uma sólida hora e meia.
Este filme é Snyder por completo – é uma prova de seu desejo de crescer, de entreter. Vários personagens que foram injustamente cortados (ou reduzidos) na versão teatral finalmente encontraram seu lugar ao sol. Snyder removeu aquele arco da família russa terrível e aleatório da batalha final. O longa é o mais bem avalidado do diretor no DCEU e vem sendo aclamado pelos fãs ao redor do mundo. Definitivamente, a Liga da Justiça de Zack Snyder é um filme de quadrinhos indispensável.
Mas e você, o que acha do trabalho do diretor nos filme da DC? Concorda com o ranking? Deixe suas opiniões nos comentários!
Não se esqueça de seguir nosso Instagram, Twitter e curtir nossa página no Facebook. Para mais noticias sobre o mundo DCnauta, continue acompanhando o Legado da DC.