Executivos da Warner acreditavam que jogo do Esquadrão Suicida arrecadaria bilhões de dólares
Reportagem sobre o desenvolvimento caótico de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça revela que os executivos da Warner adoraram o game e acreditavam que seria um imenso sucesso.
Compartilhe: Tiago Vieira
Publicado em 9/6/2024 - 06h00
Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça já é um dos maiores fracassos da história dos games. No entanto, apesar da péssima recepção entre críticos e fãs, os executivos da Warner Bros realmente acreditavam que o polêmico jogo produzido pela Rocksteady (a responsável por três dos quatro games da inovadora série Batman: Arkham) seria um grande sucesso que lhes traria bilhões de dólares.
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Uma reportagem escrita pelo veterano jornalista da indústria dos games Jason Schreier para a Bloomberg revelou os problemas da caótica produção do jogo. Entre eles, a exigência do co-fundador da Rocksteady Sefton Hill de que o game seguisse sua visão à risca, o que o levava a revisar cada novo trabalho dos desenvolvedores, causando gigantescos atrasos no projeto.
Infelizmente para os funcionários da empresa, a visão do que Suicide Squad: Kill the Justice League deveria ser mudou quando muito do trabalho já estava pronto: se antes ele foi pensado para ser um jogo de combate corpo a corpo, logo decidiu-se que os personagens usariam armas de fogo, provavelmente para que o game pegasse carona no sucesso de Fortnite.
Em determinado momento chegou até a se pensar que os personagens do Esquadrão tivessem veículos próprios. Hill, que deixou a Rocksteady em 2022, encontrava dificuldades de transmitir sua visão e como resultado uma boa parte do trabalho foi descartado.
Nada disso abalou a confiança dos executivos da Warner, porém. Periodicamente eles recebiam uma demo e retornavam com feedbacks positivos, com elogios para os gráficos do jogo. Os engravatados de fato acreditavam estar diante de uma nova franquia que seria bem recebida pelo público e traria bilhões de dólares para a WB Games.
Nem mesmo todos os problemas na produção de Esquadrão Suicida abalaram a confiança dos executivos.
Entretanto, após um lançamento desastrado, o game perdeu jogadores com impressionante rapidez, o que é ainda pior para um jogo live service que tem como objetivo sempre criar conteúdo novo para manter a base de players engajados por meses a fio depois do lançamento. A própria Warner confirmou que Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça lhes deu um prejuízo de US$ 200 milhões – saiba mais aqui.
Como os executivos tinham tanta confiança em um jogo no qual você controla vilões para matar a equipe de super-heróis mais famosa do planeta, e ainda por cima com um gameplay problemático, repetitivo e decepcionante, lhes renderiam bilhões de dólares ainda é um mistério. Esperemos que, no futuro, novas empreitadas da Warner no mundo dos jogos com os clássicos personagens da DC ao menos se mostrem mais em sintonia com o que dizem os fãs.