‘Mergulho Solar’: Por que o Superman nunca usa seu poder supremo

Ao voar dentro do sol, Superman pode se fortalecer aparentemente sem limites, mas isso não significa que seja realmente uma boa ideia.

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Cassiano J. Meneses
Publicado em 18/7/2023 - 14h00

Os poderes do Superman são aumentados pela exposição ao sol, mas há boas razões pelas quais o Homem de Aço não costuma ir diretamente ao sol com frequência. Isso poderia fornecer um aumento instantâneo de energia para ele, mas a combinação de impraticabilidade e risco inerente que o “Mergulho no Sol” traz é simplesmente alta demais. Só porque você pode fazer algo, não significa que você deva (via Screen Rant).


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Os poderes do Super-Hmem flutuam com base em sua exposição atual à radiação solar do sol. Nas histórias, isso costuma ser usado como uma fraqueza, com vilões minando a força do Superman bloqueando-o do sol. No entanto, o oposto também é verdadeiro, ou seja, ao se expor à luz solar mais direta, o Superman pode obter um aumento temporário de poder. Ao literalmente “mergulhar no sol”, entrar no sol por um curto período de tempo, os poderes do Superman podem disparar temporariamente para novos patamares.

O power-up do Superman através do Mergulho Solar não é prático nem seguro

Publicidade

Existem várias razões no universo pelas quais o Superman não realiza regularmente o Mergulho Solar; isso torna seus poderes mais difíceis de controlar, é inconveniente e, na verdade, é perigoso para ele a longo prazo. A primeira razão é uma questão de praticidade. Superman passou anos aprendendo a controlar seus poderes, e simplesmente aumentar esses poderes não significa que ele seria capaz de usá-los com a mesma precisão que normalmente faria.

Há uma razão pela qual, quando ele faz o Mergulho Solar, como em Justice League vol 4 #25 de 2019 (por Scott Synder, Jorge Jiménez, Alejandro Sánchez e Tom Napolitano), o Homem de Aço geralmente está em busca de algo simples, como um grande soco.

Publicidade

Justice League #25 também demonstra que Mergulho Solar simplesmente não é uma opção realista para a maioria das lutas. Na edição, Superman só é capaz de ganhar o poder que ganha voando através de uma linha de sóis recém-criados que foram especificamente organizados em uma fileira por Batman.

Na maioria dos cenários, o Mergulho Solar simplesmente não é viável ou conveniente. O sol está muito, muito longe da Terra e, na maioria dos casos em que o Superman precisa de um power-up, ele simplesmente não tem tempo para fazer a jornada. 

Publicidade

Além disso, o aumento de poder em si só é legal porque é uma ocorrência tão rara. Seria fácil para um escritor encontrar uma maneira de ter todo o poder do sol o tempo todo, mas se o Superman simplesmente fosse ao sol para resolver todos os seus problemas, não haveria riscos ou sensação de espetáculo quando ele o fizesse.

O outro perigo no universo é que o Mergulho Solar pode realmente sobrecarregar os poderes do Superman, eventualmente matando-o. Este é o enredo Grandes Astros: Superman (de Grant Morrison, Frank Quitely, Jamie Grant e Phil Baisman), no qual Lex Luthor engana o Superman para que ele absorva muita radiação solar ao organizar uma missão de resgate para cientistas presos perto do Sol. Essa exposição à radiação solar sobrecarrega as células do Superman, ferindo-o mortalmente.

Publicidade

No final de Grandes Astros, Superman mais uma vez voa para o sol, transformando-se em um ser de pura energia e tornando-se funcionalmente imortal, mas tem que deixar a humanidade para trás por milênios. Megulho Solar pode ser perigoso, mas também é o encapsulamento perfeito da concepção de Superman de Morrison. Se forem dados os meios e a oportunidade ,Superman pode literalmente fazer qualquer coisa.

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o universo dcnauta.

Publicidade

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile