‘Mulher-Gato’ de 2004 faz parte da franquia ‘Batman’ de Tim Burton; entenda

Mulher-Gato de 2004, estrelado por Halle Berry, foi um fracasso comercial e de crítica, rendendo à atriz vencedora do Oscar um Framboesa de Ouro por sua atuação. Na época, o filme atraiu muitas críticas por seu roteiro pobre, assim como pelo traje da personagem-título.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Também falhou como adaptação do material de origem, mas apesar de não ter uma referência explícita ao Batman ou Gotham City, há um pequeno easter-egg que liga a anti-heroína a Batman – O Retorno de 1992. Em Mulher-Gato, Berry interpreta Patience Phillips, uma humilde funcionária de uma empresa de cosméticos.
Quando Patience descobre o segredo sinistro por trás de um novo creme de pele da empresa, eles a matam, mas um gato egípcio com poderes sobrenaturais a ressuscita e lhe dá habilidades sobre-humanas. Patience então adota a persona “Mulher-Gato” e parte para levar seus assassinos à justiça.
Eventualmente, Patience encontra a excêntrica pesquisadora Ophelia Powers, dona do gato que a reanimou. Ophelia revela que Patience é a última de uma longa linhagem de “Mulheres-Gato”, que recebem poderes da deusa egípcia Bast.
Enquanto Ophelia explica as habilidades de Patience, há um momento muito rápido em que Patience vê uma foto da Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer. Confira:
Shrek empurra Selina pela janela, mas ela é reanimada por um grupo de gatos que se juntam ao seu corpo em um beco escuro. Bem como Patience, Selina mostra maior destreza física, bem como comportamento mais agressivo e autoconfiança, após seu encontro com a morte.
Pode ser que um dos felinos que reviveram Selina fosse o mesmo de Mulher-Gato. Embora não esteja claro se ambas as versões podem existir no mesmo universo, o filme de 2004 nunca deixa claro em que cidade a história se passa, e Selina Kyle pode muito bem estar em Gotham enquanto Patience opera em sua própria cidade.
Além disso, no final de Batman – O Retorno, Selina afirma que ela tem apenas uma de suas nove vidas, então talvez depois que Selina usou sua vida final, o gato egípcio procurou outra mulher para imbuir seu poder.
Originalmente, Mulher-Gato seria um spin-off da franquia principal do Batman, com Tim Burton retornando para dirigir e Michelle Pfeiffer reprisando seu papel, mas após o sucesso do Batman Eternamente, a Warner Bros. queria deixar o projeto com um tom mais leve do que o roteiro que foi escrito.
Burton e Pfeiffer abandoram o projeto, deixando Mulher-Gato engavetada por dez anos. O roteiro passou por várias reescritas e estrelas como Nicole Kidman e Ashley Judd foram vinculadas ao filme antes que a versão final fosse lançada em 2004.
No final das contas, não está claro se Mulher-Gato ainda é um spin-off da franquia de Tim Burton ou se a referência a Selina Kyle é apenas uma piscadela divertida para os fãs.
Na época, o conceito de um universo cinematográfico compartilhado era praticamente inédito, já que se passariam mais quatro anos até o Homem de Ferro dar o pontapé inicial no Universo Cinematográfico Marvel em 2008.
Com Batman Begins devido um ano depois da Mulher-Gato, parecia improvável que a Warner Bros. gostaria de continuar uma franquia que estava sendo reiniciada.
Embora as semelhanças nas habilidades e origem entre Patience de Halle Berry e Selina de Michelle Pfeiffer possam sugerir que Mulher–Gato e Batman – O Retorno estejam no mesmo universo, parece que esta é uma questão deixada para os fãs responderem por conta própria.
Mas e você, o que acha dessa teoria? Gostaria que Mulher-Gato estrelado por Halle Berry fizesse parte da franquia de Tim Burton? Não esqueça de comentar!
Para mais noticias sobre o mundo DCnauta, continue acompanhando o Legado da DC.