‘Mulher-Gato’ de 2004 faz parte da franquia ‘Batman’ de Tim Burton; entenda

‘Mulher-Gato’ de 2004 faz parte da franquia ‘Batman’ de Tim Burton; entenda

Mulher-Gato de 2004, estrelado por Halle Berry, foi um fracasso comercial e de crítica, rendendo à atriz vencedora do Oscar um Framboesa de Ouro por sua atuação. Na época, o...

 ‘Mulher-Gato’ de 2004 faz parte da franquia ‘Batman’ de Tim Burton; entenda
Publicidade

Publicidade

Mulher-Gato de 2004, estrelado por Halle Berry, foi um fracasso comercial e de crítica, rendendo à atriz vencedora do Oscar um Framboesa de Ouro por sua atuação. Na época, o filme atraiu muitas críticas por seu roteiro pobre, assim como pelo traje da personagem-título.

Também falhou como adaptação do material de origem, mas apesar de não ter uma referência explícita ao Batman ou Gotham City, há um pequeno easter-egg que liga a anti-heroína a Batman – O Retorno de 1992. Em Mulher-Gato, Berry interpreta Patience Phillips, uma humilde funcionária de uma empresa de cosméticos.

Publicidade

Quando Patience descobre o segredo sinistro por trás de um novo creme de pele da empresa, eles a matam, mas um gato egípcio com poderes sobrenaturais a ressuscita e lhe dá habilidades sobre-humanas. Patience então adota a persona “Mulher-Gato” e parte para levar seus assassinos à justiça.

Eventualmente, Patience encontra a excêntrica pesquisadora Ophelia Powers, dona do gato que a reanimou. Ophelia revela que Patience é a última de uma longa linhagem de “Mulheres-Gato”, que recebem poderes da deusa egípcia Bast.

Enquanto Ophelia explica as habilidades de Patience, há um momento muito rápido em que Patience vê uma foto da Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer. Confira:

Publicidade

Há razões para acreditar que essas duas mulheres-gato existem no mesmo universo. Em Batman – O Retorno, Selina Kyle de Pfeiffer é uma secretária tímida que se depara com as verdadeiras intenções de seu chefe Max Shrek.

Shrek empurra Selina pela janela, mas ela é reanimada por um grupo de gatos que se juntam ao seu corpo em um beco escuro. Bem como Patience, Selina mostra maior destreza física, bem como comportamento mais agressivo e autoconfiança, após seu encontro com a morte.

Pode ser que um dos felinos que reviveram Selina fosse o mesmo de Mulher-Gato. Embora não esteja claro se ambas as versões podem existir no mesmo universo, o filme de 2004 nunca deixa claro em que cidade a história se passa, e Selina Kyle pode muito bem estar em Gotham enquanto Patience opera em sua própria cidade.

Publicidade

Além disso, no final de Batman – O Retorno, Selina afirma que ela tem apenas uma de suas nove vidas, então talvez depois que Selina usou sua vida final, o gato egípcio procurou outra mulher para imbuir seu poder.

Originalmente, Mulher-Gato seria um spin-off da franquia principal do Batman, com Tim Burton retornando para dirigir e Pfeiffer reprisando seu papel, mas após o sucesso do Batman Eternamente, a Warner Bros. queria deixar o projeto com um tom mais leve do que o roteiro que foi escrito.

Publicidade

Burton e Pfeiffer abandoram o projeto, deixando Mulher-Gato engavetada por dez anos. O roteiro passou por várias reescritas e estrelas como Nicole Kidman e Ashley Judd foram vinculadas ao filme antes que a versão final fosse lançada em 2004.

No final das contas, não está claro se Mulher-Gato ainda é um spin-off da franquia de Tim Burton ou se a referência a Selina Kyle é apenas uma piscadela divertida para os fãs.

Publicidade

Na época, o conceito de um universo cinematográfico compartilhado era praticamente inédito, já que se passariam mais quatro anos até o Homem de Ferro dar o pontapé inicial no Universo Cinematográfico Marvel em 2008.

Com Batman Begins devido um ano depois da Mulher-Gato, parecia improvável que a Warner Bros. gostaria de continuar uma franquia que estava sendo reiniciada.

Publicidade

Embora as semelhanças nas habilidades e origem entre Patience e Selina possam sugerir que MulherGatoBatman – O Retorno estejam no mesmo universo, parece que esta é uma questão deixada para os fãs responderem por conta própria.

[Créditos: CBR]

Mas e você, o que acha dessa teoria? Gostaria que Mulher-Gato fizesse parte da franquia de Tim Burton? Não esqueça de comentar!

Publicidade

Para mais noticias sobre o mundo DCnauta, continue acompanhando o Legado da DC.

LEIA MAIS!

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.