Mulher-Maravilha 1984 fracassa na China e tem estreia de 38 milhões

Mulher-Maravilha 1984 fracassa na China e tem estreia de 38 milhões

Mulher-Maravilha 1984 fracassa na China e tem estreia de 38 milhões

O novo longa da DC, Mulher-Maravilha 1984, teve uma estreia relativamente decepcionante. Tendo chegado a 32 países, a sequência novamente estrelada por Gal Gadot e Chris Pine faturou míseros...

Mulher-Maravilha 1984 fracassa na China e tem estreia de 38 milhões
Imagem: Reprodução | Divulgação
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O novo longa da DC, Mulher-Maravilha 1984, teve uma estreia relativamente decepcionante. Tendo chegado a 32 países, a sequência novamente estrelada por Gal Gadot e Chris Pine faturou míseros US$ 38,5 milhões. Como comparativo, o primeiro Mulher-Maravilha de 2017 arrecadou US$ 73 milhões em seu primeiro fim de semana no mesmo conjunto de territórios.

A maior decepção está na estreia na China. Por lá, MM84 arrecadou US$ 18,8 milhões. O primeiro filme da Amazona, como comparação, estreou com o dobro disso: US$ 37,6 milhões em 2017. Como o país já se vê praticamente livre da pandemia de COVID 19, esperava-se que MM84 fosse ter números muito maiores, dado o recente crescimento na popularidade de filmes de super-heróis hollywoodianos entre o público chinês.


As aventuras dos heróis da Marvel e da DC passaram boa parte da década de 2010 arrecadando entre US$ 90 milhões e US$ 125 milhões na China. Mas isso mudou em 2018, quando Venom arrecadou imensos US$ 262 milhões e Aquaman saiu-se ainda melhor, com quase US$ 300 milhões. E a tendência continuou no ano seguinte, conforme Capitã Marvel saía de cartaz na China com US$ 154 milhões no bolso, Homem-Aranha: Longe de Casa arrecadando US$ 200 milhões e Vingadores: Ultimato… bem, este faturou US$ 614 milhões, uma bilheteria 71% melhor que a de Guerra Infinita no país.

Enfim, até meados de 2019 grande parte dos filmes de super-heróis tinha ótimas bilheterias na China. Mas aí veio a pandemia, que obrigou os cinemas do mundo inteiro a fechar e os estúdios hollywoodianos a adiarem seus filmes. Passaram-se muito tempo para que o público pudesse ver heróis novamente nos cinemas.


 


 

O problema é que a China e diversos países asiáticos e da Oceania conseguiram praticamente defenestrar o coronavírus de suas terras e retornar a vida ao normal, ao passo em que os países ocidentais (principalmente os EUA) perderam o controle da pandemia, que hoje mata milhares de pessoas por dia. E uma das consequências disso foi que a China, já de volta ao normal, pôde lotar os cinemas de seu país com vários filmes locais, enquanto os de Hollywood foram ou sendo atrasados ou lançados direto em streaming.

Os estúdios americanos bem que tentaram lançar seus filmes na China, porém, enfrentando fortes competições com o produto local, quase todos eles fracassaram. Mulan, por exemplo, arrecadou míseros US$ 41 milhões, enquanto Tenet saiu de cartaz por lá com US$ 67 milhões. 

A mesma história repetiu-se no Japão. Por lá, MM84 estreou com minúsculos US$ 1,85 milhão e deve sair de cartaz com US$ 7 milhões, bem menos que os US$ 12 milhões arrecadados pelo primeiro Mulher-Maravilha no país em 2017. Com o mercado já quase recuperado mas sem blockbusters hollywoodianos, a atenção foi centrada em Demon Slayer, longa baseado em um anime que se tornou o maior faturamento da história do país.

 

 

Se o filme estivesse fazendo sucesso em outros territórios, uma performance fraca na China e no Japão não seria motivo para preocupações, pois isso seria compensado por ótimas bilheterias em outros territórios. No entanto, como dito acima, os países da América e da Europa enfrentam um momento extremamente grave na pandemia, o que está provocando o fechamento de cinemas, ou mesmo desmotivando o público a comparecer às salas que porventura estiverem abertas.

Claro, as bilheterias não serão as únicas responsáveis pelo faturamento do filme. Nos EUA sua estreia será simultaneamente nos cinemas e na HBOMax (serviço de streaming que não está disponível no Brasil por enquanto). Já no Reino Unido ele chegará para aluguel em 13 de janeiro. Portanto, se ele conseguir boa audiência em streaming, isso mostrará à Warner que ainda há grande interesse nas aventuras da Diana interpretada por Gadot e autorizar uma continuação.

Enfim, a chegada do filme aos cinemas não foi nas condições mais ideais. Talvez o filme fizesse números melhores se tivesse sido adiado para 2021 ou 2022, mas… Algum longa precisa manter os cinemas vivos enquanto a pandemia não é controlada. Se a Mulher Maravilha conseguir impedir que as salas tenham mais prejuízo enquanto dias melhores não veem, então ela já terá sido uma verdadeira heroína.

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