O dia em que Superman conseguiu vencer o Doutor Manhattan

Embora Doutor Manhattan seja muito mais poderoso que o Superman, o Homem de Aço já venceu um duelo contra ele.

VITÓRIA INUSITADA

Criados nos quadrinhos da DC Comics, Superman e Doutor Manhattan se tornaram dois dos personagens mais emblemáticos da cultura pop. Ambos surgiram em universos diferentes, mas suas histórias refletem maneiras diferentes de enxergar o mundo.

Superman, o último filho de Krypton, é o arquétipo do herói, lutando pelo bem e pelas virtudes com determinação, coragem e esperança. Doutor Manhattan, por outro lado, é um ser poderoso e complexo, que encarna um conjunto de ideologias que propõem uma visão mais crítica do mundo.

Por causa disso, o encontro entre Superman e Doutor Manhattan em O Relógio do Juízo Final #12 foi, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados pelos fãs da DC. Conhecido originalmente como Jon Osterman, Manhattan tem poderes inimagináveis e é considerado imbatível.

Entretanto, a trajetória dos dois neste crossover mostra que, na realidade, o Superman ainda é capaz de vencê-lo. Doutor Manhattan foi apresentado como um ser inalcançável, acima das emoções e limitações humanas, que se desloca no tempo e espaço com extrema facilidade.

Seu poder era tão grande que ele reescreveu e manipulou a realidade e, assim, ameaçava acabar com toda a existência. O fato é que Manhattan via o mundo com desencanto e parecia estar disposto a acabar com tudo. Como dito acima, Superman é um símbolo de esperança e otimismo.

Kal-El é um alienígena que escolheu se tornar um super-herói, um exemplo máximo de bondade e justiça. Mesmo diante das adversidades, o Homem de Aço sempre encontra uma forma de driblar os limites impostos pelos seus oponentes ou pelas expectativas dos outros.

Em contramão ao Superman, Jon se sente desconectado da humanidade. Ele tem um desprezo pelo mundo, pois percebe que, mesmo que suas habilidades fossem usados para o bem, ele não conseguiria mudar a essência humana. Ele é um ser pessimista, que reconhece a imperfeição e a ruína de tudo.

Contudo, em um momento de O Relógio do Juízo Final #12, Superman tentou proteger o Doutor Manhattan de um ataque, mesmo quando Jon não precisava de proteção. Quando questionado por Manhattan sobre por que ele fez aquilo, o Homem de Aço simplesmente disse que parecia o certo.

Jon percebe que, com todo seu poder, talvez faltasse algo em sua vida que o mantivesse interessado em ser um herói. E, nas atitudes do Superman, ele encontra uma fonte de inspiração. Manhattan decide que, ao invés de destruir tudo, ele vai consertar todo o Universo DC e salvar sua própria realidade original.

O confronto entre Superman e Doutor Manhattan, portanto, não foi um duelo de poderes, mas sim de ideias. Jon Osterman não desistiu de seu plano porque foi derrotado pelo Ultimo Filho de Krypton, mas sim porque este o inspirou a encontrar uma nova maneira de encarar o universo.

Embora o personagem de Watchmen seja infinitamente mais poderoso, o otimismo e a bondade do Superman se mostraram mais fortes do que toda a frieza e desesperança de Doutor Manhattan. Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os quadrinhos DCnautas.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:

“Nunca se comprometa, nem mesmo diante do armageddon.”
Sair da versão mobile