O relacionamento de Batman e Coringa é resumido por um meme de Bane

A rivalidade de Batman e Coringa tem décadas na DC, mas um meme do Bane da trilogia Batman do Nolan resume muito bem o relacionamento deles.

O relacionamento de Batman e Coringa é resumido por um meme de Bane

A relação entre Batman e o Coringa na DC Comics é um dos conflitos mais importantes da cultura pop. Explorados em dezenas de quadrinhos, filmes e videogames, dezenas de criadores ofereceram suas próprias...

 O relacionamento de Batman e Coringa é resumido por um meme de Bane
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

A relação entre Batman e o Coringa na DC Comics é um dos conflitos mais importantes da cultura pop. Explorados em dezenas de quadrinhos, filmes e videogames, dezenas de criadores ofereceram suas próprias explicações para a rivalidade de décadas do Cavaleiro das Trevas com o Palhaço do Crime. Mas é uma fala icônica de Bane no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge de Christopher Nolan que coloca o relacionamento de Batman e Coringa em perfeita clareza.

 

    LEIA MAIS!

 

Publicidade

Na primeira cena de Ressurge, o vilão Bane pronuncia a frase: “Ninguém se importava com quem eu era até eu colocar a máscara”. Embora a fala tenha ganhado uma nova vida própria como um meme, ela fala sobre a condição do Batman em seu relacionamento com o Coringa, explorada no enredo “A Morte da Família” em torno de Batman #13-17 da era Os Novos 52 da DC. Escrito por Scott Snyder com arte de Greg Capullo, Jock e Jonathan Glapion, “A Morte da Família” retratou as tentativas do Coringa de usar o amor de Batman por sua família contra ele, citando seus filhos adotivos como um ponto de fraqueza.

Ao causar estragos na Bat-Família, o Coringa procurou lembrar Batman de uma época mais simples quando eram apenas os dois, brigando em Gotham City. A história dependia de uma revelação surpreendente de que o Coringa pode ter descoberto a identidade secreta de Batman e, por extensão, o resto da Bat-Família, da qual Bruce negou repetidamente a possibilidade.

Na conclusão do arco em Batman #17, Bruce diz a Alfred que no início de sua carreira como Batman, ele fez uma visita ao Arkham Asylum sob o pretexto de filantropia, onde confirmou diretamente sua identidade como Batman para Coringa. Para sua surpresa, Joker olhou impassível para Bruce e para o cartão que ele segurava contra o vidro da cela. Bruce diz: “Foi então que eu soube – sabia que ele não se importava com quem eu era sob a máscara, e ele nunca se importaria. Sabia que ele era incapaz de abordar o assunto de Bruce Wayne. Isso arruinaria sua diversão.

Publicidade

A reação do Coringa à admissão de Bruce Wayne de que ele era o Batman prova que, como Bane em O Cavaleiro das Trevas Ressurge , ninguém se importava com Bruce Wayne até que ele colocasse a máscara. Para alguém como o Coringa, cuja humanidade está tão distante, ver o Batman como um homem de terno não é um ponto de interesse. O Coringa está mais interessado em ver seu inimigo como outra pessoa fantasiada, cuja identidade real é tão sombria quanto a sua. Isso fala de outro tema do Batman evidente na série d’Os Novos 52 de Snyder, onde Batman funcionava como uma “ideia” em Gotham City, em oposição a uma pessoa física.

Nesse sentido, as ações do Coringa revelam até que ponto sua própria identidade de vilão é construída em torno de sua oposição a figuras ideológicas como Batman. Sem Batman, ou qualquer outra capa extrema, o Coringa não tem sentido, como evidencia seu comportamento em sua cela em Arkham. Isso avança ainda mais o que tornou o Coringa um vilão tão inescrutável por décadas, cuja humanidade, ou a falta dela, tem sido um grande ponto de discórdia. 

Publicidade

A escrita de Snyder mostra que o Coringa realmente não é um homem, mas uma força reacionária incapaz de ser movida pela interação humana. Qual é a sua identidade real é insignificante. Essa mesma ideia fala sobre o espírito por trás da linha de máscaras de Bane deThe Dark Knight Rises , e o núcleo filosófico do relacionamento de Batman e Joker.

[créditos: Screen Rant]

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.

Publicidade
Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.