Onde ‘Superman: O Retorno’ se encaixa nos filmes de Christopher Reeve?
Dirigido por Bryan Singer, Superman: O Retorno estreou em 2006 e estrelou Brandon Routh como Clark Kent também conhecido como Superman, Kate Bosworth como Lois Lane e Kevin Spacey como Lex Luthor.
Dirigido por Bryan Singer, Superman: O Retorno estreou em 2006 e estrelou Brandon Routh como Clark Kent também conhecido como Superman, Kate Bosworth como Lois Lane e Kevin Spacey como Lex Luthor. A recepção da crítica ao filme foi morna, e a bilheteria mundial de $391 milhões foi considerada decepcionante pela Warner Bros.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O estúdio decidiu não seguir em frente com uma sequência, finalmente reiniciando a franquia em 2013 com O Homem de Aço de Zack Snyder. Superman: O Filme, de 1978, foi o pioneiro entre os blockbuster de super-heróis e ainda é considerado uma referência do gênero até hoje.
O diretor Richard Donner escalou o então desconhecido Christopher Reeve como o Homem de Aço e Margot Kidder como Lois Lane, e os cercou com alguns dos melhores atores da época – incluindo Marlon Brando como Jor-El, Glenn Ford como Jonathan Kent, Jackie Cooper como Perry White e Gene Hackman como Lex Luthor.
Junto com efeitos visuais inovadores que fizeram o público “acreditar que um homem pode voar”, o longa foi um sucesso global. A sequência, Superman II, foi filmada consecutivamente com o filme original, mas Donner foi demitido por questões orçamentárias e foi substituído por Richard Lester, que juntou a Reeve.
Depois de várias tentativas fracassadas de reinicializar os filmes do Superman, Bryan Singer foi contratado pela Warner Bros. depois de entregar dois sucessos consecutivos de X-Men para a Fox. Em vez de reiniciar a franquia, Singer, que sempre foi fã do Superman de Donner, optou por criar uma continuação dos filmes da franquia original.
O diretor escalou Brandon Routh como Superman em parte por causa da estranha semelhança do jovem ator com Reeve, que morreu em 2004 depois que um trágico acidente o deixou paraplégico e o transformou em um verdadeiro herói nas pesquisas científicas sobre medula espinhal e células-tronco. Por filme, Singer reaproveitou imagens antigas de Marlon Brando para que o holograma do pai biológico de Kal-EL pudesse aparecer no filme.
O lugar de Superman: O Retorno na franquia Reeve é incomum. O diretor ambientou seu filme cinco anos após Superman II, com Kal-El abandonando a Terra para procurar as ruínas de seu planeta natal destruído, Krypton. O filme de Singer ignora Superman III e Superman IV, essencialmente descartando-os do cânone.
No entanto, o resultado é um pouco confuso; por exemplo, o Luthor de Spacey visita a Fortaleza da Solidão para roubar sua tecnologia de cristal. A versão de Lex de Hackman foi para a Fortaleza em Superman II, mas a versão de Spacey não reconhece totalmente aquele lugar.
Além disso, os filmes de Reeve obviamente acontecem no final dos anos 1970 / início dos anos 1980, mas o cenário nebuloso de Superman – O Retorno, após cinco anos dos eventos do segundo filme, é mal trabalhada, pois Metrópolis parece congelada no tempo, mas tem tecnologia moderna como TVs de última geração no Planeta Diário.
Independentemente disso, a cronologia que Singer pretendia era Superman: O Filme, Superman II, e então Superman: O Retorno, substituindo Superman III e Superman IV. Se a sequência planejada do filme de Singer tivesse ido adiante, teria sido essencialmente o novo Superman IV.
Infelizmente, Brandon Routh não conseguiu repetir seu papel em uma sequência – até que o destino mudou 13 anos depois. Routh, que se juntou à série Arrowverse da CW e interpretou o Dr. Ray Palmer, também conhecido como The Atom em Legends do Amanhã, da DC, e depois foi convidado para viver sua versão do Superman mais uma vez no crossover Crises nas Infinitas Terras.
A volta de Routh como Superman instantaneamente transformou Superman: O Retorno e os filmes de Christopher Reeve canonicamente parte do Arrowverso, com seu mundo designado como Terra-96 no Multiverso.
As coisas ficam ainda mais interessantes porque durante a crise, Clark Kent de Routh afirmou em certo momento que “uma vez eu enlouqueci e lutei comigo mesmo”, indicando que os eventos de Superman III – quando o bem Clark Kent lutou contra uma versão maligna do Superman – aconteceu.
Portanto, parece que o Arrowverso reconectou a continuidade de Reeve / Routh para que Superman III e possivelmente até mesmo Superman IV acontecessem no final das contas, mas possivelmente ocorrendo após os eventos de Superman: O Retorno.
Mas e você, gosta do Superman de Brandon Routh? Gostou de sua presença no crossover da CW? Não esqueça de comentar!
Créditos: Screenrant.
Acompanhe o Legado da DC e fique por dentro de tudo sobre o Universo DCnauta.