Por que o Superman do DCEU nunca teve uma fortaleza de solidão?
Apesar de ser um dos elementos mais reconhecíveis da mitologia do Superman, a Fortaleza da Solidão nunca foi oficialmente introduzida no DCEU. Popularizada entre o público geral pelo clássico Superman:...
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Apesar de ser um dos elementos mais reconhecíveis da mitologia do Superman, a Fortaleza da Solidão nunca foi oficialmente introduzida no DCEU. Popularizada entre o público geral pelo clássico Superman: O Filme, a Fortaleza da Solidão mais tarde apareceria em muitos programas de televisão, séries animadas e videogames.
LEIA MAIS!
-
Cavill pode voltar como Superman em novo filme do Homem de Aço
-
Henry Cavill aparece com um visual bem diferente para novo filme
Em live-action, a base ártica secreta de Clark Kent foi apresentada em Smallville, Krypton, Supergirl, e Superman & Lois. Nos quadrinhos, a Fortaleza da Solidão foi originalmente chamada de Santuário Secreto e estava localizada perto de Metrópolis, em vez do Pólo Norte.
Após Crise nas Infinitas Terras, foi estabelecido que a Fortaleza estava localizada no Pólo Norte e construída pelo próprio Superman. Ele contém muito dos tesouros tecnológicos de Krypton, incluindo a nave que trouxe Kal-El para a Terra, um projetor para a Zona Fantasma e até a cidade engarrafada de Kandor.
Sempre pareceu que a nave de reconhecimento kryptoniana em O Homem de Aço deveria ser uma versão reimaginada da Fortaleza da Solidão. De acordo com o diretor Zack Snyder, no entanto, eles nunca imaginaram uma fortaleza real para o Superman do DCEU.
Em vez disso, a Fortaleza da Solião foi reimaginada como um lugar interno para Clark e suas lutas, exemplificado em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça quando ele acredita que está conversando com seu falecido pai nas montanhas.
Isso está de acordo com como Snyder e Christopher Nolan – ambos responsáveis pela história de O Homem de Aço, ao lado de David Goyer – geralmente adaptam elementos dos quadrinhos para a tela grande. Os filmes da DC Comics de Nolan e Snyder são conhecidos por serem realistas e mais sombrios, com as decisões criativas de Snyder sendo significativamente mais divisivas do que as de Nolan.
Essa abordagem ao mundo dos quadrinhos ajuda a explicar por que o Superman de Henry Cavill nunca teve uma Fortaleza da Solidão oficial no DCEU. Em vez disso, a nave de reconhecimento kryptoniana acabou servindo a todos os propósitos práticos da Fortaleza da Solidão do Superman.
Foi lá que Clark se comunicou com o fantasma da IA de Jor-El pela primeira vez, além de onde os trajes do Superman foram criados e armazenados em O Homem de Aço. Foi também um dos primeiros lugares para onde Clark escapou após ser ressuscitado em Liga da Justiça.
Esses são todos os elementos ligados à Fortaleza da Solidão nos quadrinhos do Superman. Mesmo sem ter recebido o nome oficial, a nave kryptoniana era a mais próxima desse elemento no DCEU. O arco do Superman de Henry Cavill em todo o DCEU tomou muitas liberdades criativas que foram recebidas com recepção mista, e a ausência de uma Fortaleza da Solidão oficial parece pequena em comparação.
Coisas como as circunstâncias da morte de Jonathan Kent e Superman matando Zod foram tópicos muito mais discutidos sobre o filme, e ainda são uma fonte de debate até hoje. Resta saber quais são os planos do DCEU para o Superman no futuro e se uma Fortaleza da Solidão real voltará às telonas.
Mas e você, quais os seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram