Por que o Superman usa cueca por cima de seu traje?
Os fãs têm se perguntado por que o traje do Superman dá a impressão de que ele está usando roupas íntimas por cima, mas Grant Morrison pode ter encontrado a resposta.
É a pergunta que tem deixado os fãs do Superman perplexos há anos: Por que o Homem de Aço usa cueca por cima do traje? O lendário quadrinista Grant Morrison aparentemente descobriu a resposta ao investigar o passado (via Screen Rant).
A gafe fashion de Clark Kent tem sido parte de sua imagem desde o momento em que ele apareceu nas histórias em quadrinhos. Com uma cueca vermelha quebrando um campo azul, o Superman talvez tenha um dos trajes mais reconhecíveis de todos os quadrinhos.
Ao longo dos anos, o traje do Superman passou por algumas alterações, trocando a cueca por um cinto ou simplesmente abandonando o vermelho por completo. Mas não importa quantas mudanças o traje do Superman sofra, o visual vermelho de “roupa íntima” é simplesmente muito icônico para ser abandonado de vez.
Apesar da popularidade do traje do Superman, ainda vale a pena perguntar por que o traje foi desenhado dessa maneira em primeiro lugar. O escritor de quadrinhos Grant Morrison pode ter encontrado a origem das roupas íntimas no lugar mais inesperado: a década de 1930.
Em seu livro analítico sobre super-heróis, “Supergods”, Morrison conta uma história em que descobriu fotografias antigas de fortes de circo. Eles observaram que, assim como o Superman, os artistas de circo também usavam collants e cintos como parte de sua persona de palco. Morrison explica:
“Cueca sobre collants eram sinais de força e resistência extremamente masculinas em 1938. A capa, as botas imponentes, o cinto e o spandex justíssimo eram todos derivados de trajes circenses e ajudavam a enfatizar o aspecto performático, até mesmo de shows de aberrações, das aventuras do Superman. Levantar pontes, parar trens com as próprias mãos, lutar com elefantes: esses eram feitos de super-homens dignos de homens fortes que se beneficiavam do toque carnavalesco sugerido pelo spandex justo ao corpo.”
A descoberta de Morrison realmente ajuda a contextualizar o traje do Superman para o público moderno. Afinal, apesar de sua prevalência no início do século 20, circos e espetáculos de variedades estão longe de ser tão comuns hoje em dia. As chances de alguém olhar para o traje do Homem de Aço e pensar em “homem forte” são incrivelmente baixas devido à distância em relação à sociedade dos anos 1930.
Naquela época, o herói era essencialmente uma exageração do ideal de “homem forte”, alguém que ultrapassava os limites do que uma pessoa comum poderia fazer. O traje e seus coloridos shorts transmitiam facilmente a ideia de que o Superman era um ser mais forte e capaz, algo que os leitores descobririam por si mesmos quando abrissem as páginas de Action Comics para ver Clark correr mais rápido que um trem ou deter uma bala em pleno voo.
O extravagante traje do herói foi projetado para atrair os leitores, fazendo-os pensar sutilmente nos artistas de espetáculos de variedades que frequentemente dobravam aço. Embora possa parecer um tanto antiquado nos dias atuais, a “cueca” ajudava os primeiros leitores do Superman a identificá-lo imediatamente como uma figura poderosa que prometia empolgar e entreter as massas.
Você prefere o Superman com ou sem a famosa cueca vermelha? Comente abaixo em nosso bloco de comentários.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.
3 Comentários Sobre o Assunto
A cueca vermelha teve seu tempo. Agora é outro momento. Se mantiver no filme que virá, será burrice.
Não é “cueca” . Além do que o texto esclarece é um complemento do traje. Vários super-heróis usam “cueca” nos quadrinhos…Batman, Robin, Gavião Negro, Aquaman, Capitão América, Namor, Xmen e outros. Mas é incrível como há algum tempo a mídia e o cinema implicam com a “cueca” do Superman! Coisas do tempo atual!
Tudo muda. Sim. Mas parece que para pior. Certamente há hoje uma “supervontade” em desconstruir alguns conceitos relevantes aos seus criadores. E os quadrinhos não estão isentos disso. Então, quando falta criatividade, procurasse “moldar” a coisa criada a mediocridade moderna.