Por que o ‘The Batman’ precisa ser o primeiro filme de terror do Cavaleiro das Trevas
Depois da empolgação em torno do trailer sinistro do filme em 2020, há muita especulação sobre a forma que The Batman pode chegar aos cinemas. A partir das informações...
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Depois da empolgação em torno do trailer sinistro do filme em 2020, há muita especulação sobre a forma que The Batman pode chegar aos cinemas. A partir das informações reveladas até agora, está claro que o próximo filme terá um tom muito mais sombrio do que as versões anteriores.
No entanto, além do tom sombrio e dos personagens sinistros, o filme representa uma oportunidade real de criar o primeiro filme de terror completo do Batman. Apesar dos riscos envolvidos em se comprometer com o gênero de terror, as recompensas podem ser seriamente espetaculares.
É claro, pelas poucas informações concretas que temos sobre The Batman, que o filme vai explorar a atmosfera sinistra de Gotham. O trailer, por exemplo, começa com uma imagem assustadora do Charada de Paul Dano ecoando filmes de suspense policial aterrorizantes do passado, como Seven – Os sete pecados capitais de David Fincher.
Isso define o tom para as cenas que apresentam assassinato, violência gráfica e várias imagens inquietantes dos antagonistas do filme – incluindo Mulher-Gato, Pinguim e o próprio Charada. Todos esses componentes indicam que o resultado final será o mais distante possível do retrato exagerado e irônico de Adam West do Batman.
No entanto, isso também sugerem uma oportunidade de levar o personagem em uma nova direção assustadora. Considerando o que aconteceu antes em filmes anteriores, The Batman pode ser apenas a maneira perfeita de corrigir os problemas que a DC nos cinemas vem enfrentando com o tom ao mesmo tempo que dá ao público uma encarnação genuinamente aterrorizante do personagem mais icônico dos quadrinhos.
Houve várias iterações do Batman na tela grande ao longo dos anos, com algumas interpretações mais eficazes do que outras. No entanto, o que todas as versões mais bem-sucedidas fazem, sem falhar, é abraçar a realidade horrível de lutar contra os criminosos mais perigosos de Gotham.
Quer se trate do popular filme de 1989 de Tim Burton ou da trilogia Cavaleiro das Trevas mais contemporânea de Christopher Nolan, invariavelmente os filmes mais aclamados do Batman celebram a escuridão no centro do personagem e mostram elementos de terror por toda parte. Um ótimo exemplo disso é Batman Begins, de 2005.
Um dos principais pontos da trama é o transtorno psicótico de uma toxina que induz ao pânico, derivada de uma planta rara que cresce perto da sede da Liga das Sombras. Ao longo do filme, essa toxina induz alucinações aterrorizantes e é efetivamente utilizada pelo psiquiatra desequilibrado Jonathan Crane – também conhecido como Espantalho.
Embora Batman Begins em si não seja inerentemente de terror, a presença de elementos de terror é inegável e também serve para tornar o filme mais sombrio. Existem vários outros exemplos de filmes do Batman que se aproximam do terror.
Por exemplo, o arco bizarro e polêmico do Pinguim para assassinar todos os primogênitos em Gotham em Batman: O Retorno, enquanto a violência implacável de personagens como O Coringa e Duas Caras em O Cavaleiro das Trevas ecoa alguns dos assassinos mais icônicos dos filmes de terror dos anos 80. Nenhum desses filmes se propôs a ser considerados filmes de terror em primeiro lugar.
No entanto, fica claro pela maneira como os melhores filmes do Batman incorporam com sucesso elementos sombrios que a franquia já tem o terror embutido em seu DNA. Portanto, faria todo o sentido para The Batman dar um passo adiante e abraçar totalmente este gênero.
Um filme de terror do Batman pode consertar os problemas tonais da DC nos cinemas
Uma das principais críticas aos filmes do DCEU até agora tem sido o tom denso da franquia. Isso não só causou problemas para a recepção negativa de Batman Vs Superman: A Origem de 2016, mas também foi o fator motivador por trás de extensas reescritas do filme Liga da Justiça, igualmente mal recebido em 2017.
Até o momento, o DCEU tem lutado para imbuir muitos de seus filmes com o peso dramático que esse tom taciturno exige. No entanto, com horror, a DC tem a oportunidade de consertar suas variações tonais nos cinemas. Os filmes de terror são, por natureza, muitas vezes necessariamente sombrios, a fim de infligir o máximo de seriedade.
Por não recuar e tentar mudar o que tem sido tão importante para a franquia do Batman, um filme de terror do Cavaleiro das Trevas pode realmente justificar sua necessária seriedade. Em última análise, isso poderia ajudar a dar um maior impacto dramático e protegê-lo das críticas sobre falta de humor que têm perseguido outros filmes recentes do DCEU.
Em filmes de ação tradicionais, como Batman Vs Superman e Liga da Justiça, é muito mais difícil injetar humor sem perder o tom sinistro que tem sido a marca registrada da DC desde a trilogia de Nolan. Fazendo The Batman como um filme de terror, os cineastas podem não se preocupar com uma das críticas mais repetidas ultimamente e manter a proposta original, a sensação e o tom geral que a franquia tem buscado com tanta clareza. De qualquer forma, o gênero de terror representa uma chance real de retificar erros do passado.
O material de origem exige um filme de terror do Batman
Embora os filmes anteriores do Batman tenham se inspirado muito no terror, o público ainda não viu uma história assustadora do Cavaleiro das Trevas na tela grande e sem restrições. Dadas as origens do personagem, a riqueza do material de origem aterrorizante e até mesmo outras representações audiovisuais do personagem, Batman está claramente em dívida para um lançamento cinematográfico genuinamente assustador.
Um dos argumentos mais convincentes a favor de um filme de terror do Batman é o papel fundamental que o medo desempenha para o próprio personagem. Tanto Batman quanto Bruce Wayne são motivados por dominar seu medo e usar o medo como uma ferramenta eficaz em seu arsenal.
Em Batman Begins, Wayne explica a Alfred que sua motivação em adotar a metodologia do morcego é porque “os morcegos me assustam… É hora de meus inimigos compartilharem meu medo“. Essa evocação do medo mostra como a emoção é central em todos os mitos do Batman. e destaca por que o personagem se encaixaria tão naturalmente em um filme de terror.
Existem vários outros exemplos de terror desempenhando um papel fundamental no material base do Batman. Por exemplo, o popular jogo Batman: Arkham Asylum apresentou uma das cenas mais assustadoras da história dos consoles, enquanto o jogador explora um necrotério aterrorizante e é provocado pelo Coringa.
Os quadrinhos também costumam se basear em elementos do terror. Por exemplo, a série Morte em Família apresenta uma versão do Coringa que remove cirurgicamente seu próprio rosto – ecoando as travessuras do ícone do terror Hannibal Lecter.
Com um legado de terror tão rico para se basear, é quase surpreendente que ainda não tenha existido um filme de terror genuíno do Batman. Mas e você, gostaria que isso ocorresse? Deixe suas opiniões em nossas redes sociais!
The Batman será lançado em 4 de março de 2022 nos EUA, e deve chegar aqui no Brasil um dia antes.
Fique de olho no Legado da DC e saiba tudo sobre o universo do Cavaleiro das Trevas.
[Créditos: Screenrant]
LEIA MAIS!
- The Batman | Após sessão teste, filme é descrito como um terror assustador; leia mais detalhes
- Robert Pattinson comenta sobre a raiva de Bruce Wayne em ‘The Batman’
- The Batman | Robert Pattinson quer filmes mais sombrios e sem humor