Rorschach de Watchmen apareceu secretamente na Marvel; veja
Rorschach, um dos melhores personagens de Watchmen, fez uma aparição surpresa em uma história do Homem-Aranha.
Os crossovers entre Marvel e DC são algo raro hoje em dia, mas uma história recente do Homem-Aranha contou com uma participação secreta do Rorschach de Watchmen. O vigilante apareceu em Spider-Man: Life Story #3, aparecendo no meio de uma multidão.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Há muito tempo existe uma grande tradição nos quadrinhos de colocar personagens fazendo participações extraoficiais em títulos de outras editoras. Como ressalta o Screen Rant, muitos profissionais que entram na indústria dos quadrinhos começaram como fãs e leitores.
Uma vez que eles são capazes de criar suas próprias histórias sobre os personagens que cresceram amando, a tentação de incluir pequenas participações e referências a outras obras costuma ser forte. No caso de Spider-Man: Life Story, a aparição de Rorschach pode ter um significado profundo.
Spider-Man: Life Story #3 é situado nos anos 80, uma das décadas mais tumultuadas e inovadoras da história dos quadrinhos. A história mostra o Homem-Aranha levado com todos os outros heróis da Marvel para um planeta distante para participar das “Guerras Secretas”.
Como resultado desse desaparecimento, as tensões entre os EUA e a União Soviética aumentam dramaticamente. Como demonstração da agitação social resultante, um painel retrata um homem de aparência bastante familiar em um sobretudo carregando uma placa que diz: “O fim está próximo”.
Esse seria Walter Kovacs, também conhecido como Rorschach, o temível vigilante da minissérie de 1986 criada por Alan Moore e Dave Gibbons. Mais do que apenas uma brincadeira, a participação especial de Rorschach em Spider-Man: Life Story serve como uma metáfora repleta de significados.
Ao colocar Kovacs e seu cartaz em uma cena de multidão, os criadores relembram as tensões da Guerra Fria que provaram ser tão cruciais para os eventos de Watchmen. A obra de Moore e Gibbons aborda o que aconteceria em escala geopolítica se os super-heróis existissem no mundo real.
Spider-Man: Life Story, de Chip Zdarsky, Mark Bagley, John Dell, Frank D’Armata e Travis Lanham, também aborda esse aspecto, fazendo com que os russos lancem uma bomba nuclear nos EUA enquanto os heróis estão fora, o que acaba destruindo uma pequena cidade na Pensilvânia.
Mais importante ainda, mesmo que seja algo inusitado e aparentemente estranho, faz bastante sentido que Rorschach apareça em uma história em quadrinhos do Homem-Aranha, pois ambos os personagens compartilham uma conexão que muitos fãs casuais podem não ter percebido.
Após Steve Ditko deixar a Marvel, o quadrinista passou a criar heróis para outras empresas, sendo um deles o Questão para a Charlton Comics. A DC Comics acabou adquirindo a editora, e os heróis da Charlton inspiraram os personagens de Watchmen, com Rorschach sendo baseado no Questão.
Dessa forma, a participação especial de Rorschach em Spider-Man: Life Story é mais do que um mero crossover entre Marvel e DC, mas um comentário inteligente sobre o lugar de Watchmen na história dos quadrinhos. Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários!
Acompanhe o Legado da DC para mais curiosidades DCnautas.