Rorschach de Watchmen também existe no Universo Marvel

Rorschach, um dos mais icônicos personagens de Watchmen, fez uma inesperada aparição em uma história do Homem-Aranha.

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 9/5/2023 - 03h00

É incomum ver crossovers entre as franquias Marvel e DC, entretanto uma narrativa recente do Homem-Aranha apresentou uma participação oculta de Rorschach. O personagem de Watchmen surgiu em Spider-Man: Life Story #3, fazendo uma breve aparição no meio de um grupo de pessoas.


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Os quadrinhos possuem uma tradição duradoura de apresentar personagens em participações extraoficiais em títulos de outras editoras. Conforme destacado pelo Screen Rant, muitos profissionais que ingressam na indústria de quadrinhos começam como fãs e leitores.

Uma vez que eles conseguem criar suas próprias histórias sobre os personagens que amam, é comum que sintam vontade de fazer referências e participações especiais a outras obras. No caso de Spider-Man: Life Story, a participação secreta de Rorschach pode ter um significado profundo.

Publicidade

A terceira edição de Spider-Man: Life Story se passa na década de 80, uma das épocas mais tumultuadas e criativas da história dos quadrinhos. Nela, o Homem-Aranha é transportado com outros heróis da Marvel para um planeta distante para participar das “Guerras Secretas”.

Como resultado, as tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética aumentam drasticamente. Em meio à agitação social resultante, há um painel que mostra um homem de aparência familiar usando um sobretudo e segurando uma placa que diz: “O fim está próximo”.

Publicidade

Este homem pode ser Walter Kovacs, também conhecido como Rorschach, o vigilante temido da minissérie de 1986 criada por Alan Moore e Dave Gibbons. A participação especial de Rorschach em Spider-Man: Life Story é mais do que uma simples referência, é uma metáfora repleta de significado.

Publicidade

Ao inserir Kovacs e seu cartaz em meio a uma cena de multidão, os criadores de Spider-Man: Life Story relembram as tensões da Guerra Fria que foram tão cruciais para os eventos de Watchmen. A obra de Moore e Gibbons aborda o que aconteceria em escala geopolítica se os super-heróis existissem no mundo real.

Do mesmo modo, Spider-Man: Life Story, de Chip Zdarsky, Mark Bagley, John Dell, Frank D’Armata e Travis Lanham, também aborda esse aspecto, mostrando os russos lançando uma bomba nuclear nos EUA enquanto os heróis estão fora, o que acaba destruindo uma pequena cidade na Pensilvânia.

Publicidade

Além disso, a aparição de Rorschach nos acontecimentos de Spider-Man: Life Story #3, mesmo que inusitada e aparentemente estranha, faz bastante sentido, pois ambos os personagens têm uma conexão que muitos fãs casuais podem não ter percebido.

Depois que Steve Ditko deixou a Marvel, ele passou a criar heróis para outras empresas, sendo um deles o Questão para a Charlton Comics. Quando a DC Comics adquiriu a editora, os heróis da Charlton inspiraram os personagens de Watchmen, com Rorschach sendo baseado no Questão.

Publicidade

Assim, a participação especial de Rorschach em Spider-Man: Life Story é mais do que um mero crossover entre Marvel e DC, mas um comentário inteligente sobre o lugar de Watchmen na história dos quadrinhos. Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC para mais curiosidades DCnautas.

Publicidade

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:




Você Comentou Este Artigo
  1. ALAN BITENCOURT DA SILVA disse:

    Muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile