Saiba todos os filmes e séries do Universo Compartilhado do Bruce Timm
Se você acompanhava os desenhos que eram transmitidos nas manhãs do SBT, certamente já deve ter se deparada com algum desenho do Batman, Superman ou da Liga da Justiça....
Se você acompanhava os desenhos que eram transmitidos nas manhãs do SBT, certamente já deve ter se deparada com algum desenho do Batman, Superman ou da Liga da Justiça. O que nem todos sabem é que quase todas aquelas produções animadas faziam parte de um mundo maior e conectado. O Universo Animado da DC, ou DCAU (abreviação em inglês), é o nome dado ao universo compartilhado existente entre algumas séries e filmes animados baseados em personagens da DC Comics.
Essa continuidade também é também pode ser conhecida como Timmverse (em homenagem a Bruce Timm, a maior influência criativa do DCAU) e, no passado, de Diniverse (em homenagem a Paul Dini, que posteriormente se afastou da Warner Bros. Animation).
Embora tenha havido várias séries animadas baseadas em personagens da DC Comics ao longo das décadas, o que é comumente aceito como “Universo Animado da DC” se refere ao conjunto de programas e filmes que derivam de Batman: A Série Animada, o show original neste universo. Programas mais antigos, como Super Amigos, e programas mais recentes, como Justice League Action, não fazem parte dessa continuidade.
Dito isso, o DC Animated Universe consiste nas séries e filmes abaixo; confira:
Séries:
1- Batman: A Série Animada
Exibida entre 1992 e 1995, foi uma série animada vencedora do Emmy que efetivamente deu início ao DCAU. A série apresentou as façanhas do Batman e sua cruzada contra a injustiça de Gotham City, uma cidade sombria, gótica e dominada pelo crime. Era indiscutivelmente um programa infantil, mas sua atmosfera sombria e seus roteiros aclamados atrairam a atenção de uma base de fãs mais madura.
2- Superman: A Série Animada
Exibida entre 1996 e 2000, a série acompanhou as aventuras do Superman enquanto ele defendia a Terra contra as forças do mal. Foi o primeiro spin-off da série animada do Batman, e também foi a primeira no DCAU a apresentar vários estrelas outros super-heróis, como Aquaman, Flash, Lanterna Verde, dentre outros.
3- As Novas Aventuras do Batman
Foi ao ar alternadamente no mesmo horário com Superman: A Série Animada e serviu como uma continuação do programa original, com as principais diferenças sendo que todos os eventos se passam na década de 1990, enquanto na primeira série animada as histórias se passavam na década de 1970. A série possui vários episódios memoráveis; o mais famoso é talvez a adaptação dos quadrinhos chamada “Mad Love”, que apresentou a origem da Arlequina e a sua relação com o Coringa.
4- Batman do Futuro
Exibida originalmente entre 1999 e 2001 a série resultou em 52 episódios e um filme (longa metragem) servindo também como “ensaio” para o desenho animando da Liga da Justiça. Por décadas, Bruce Wayne atuou como Batman. Bruce ficou doente devido a problemas cardíacos e foi obrigado a pendurar sua capa. Mas quando um corajoso adolescente do ensino médio chamado Terry McGinnis tropeça no segredo da verdadeira identidade de Batman, uma nova aliança é formada e uma lenda renasce. Terry se torna o novo Batman e explode nas ruas futuristas de Gotham.
5- Super Choque
Tendo estreado em 23 de Setembro de 2000, a série do Super Choque durou quatro temporadas, num total de 52 episódios. O cenário e a base para os personagens foram inspiradas no personagem Static, e muitos episódios da série adaptam elementos dos quadrinhos. No início, de forma similar aos quadrinhos originais, a série mostrava-se fora do DC Animated Universe criado por Bruce Timm, com personagens como Superman sendo tratados como meramente fictícios. Entretanto, já na segunda temporada a série começou a exibir crossovers com personagens de séries animadas da DC, incluindo a própria Liga da Justiça, que na época estrelava uma série homônima, estabelecendo-se como parte daquele universo.
6- Projeto Zeta
Projeto Zeta foi uma série animada que durou entre 2001 e 2002. Foi um spinoff do episódio “Zeta” de Batman do Futuro. O personagem principal da história, Zeta, é um robô humanóide (sintozóide) projetado para realizar assassinatos secretos em nome da NSA. No entanto, quando Zeta descobre que um de seus alvos é inocente, ele experimenta uma espécie de crise existencial sobre a bondade e o valor da vida, seguindo essa epifania, Zeta acha que ele não pode mais matar. O Zeta recém-iluminado se recusa a continuar como uma unidade de infiltração e abandona a sua missão, fugindo. Zeta é perseguido por uma equipe de NSA, liderados pelo agente obcecado Bennett, e é auxiliado pela adolescente de 14 anos, Rosalie “Ro” Rowan.
7- Liga da Justiça
Os animadores Bruce Timm e Paul Dini, tendo adaptado com sucesso tanto Batman: A Série Animada quanto Superman: A Série Animada, assumiram o desafio de adaptar fielmente as histórias em quadrinhos da Liga da Justiça. Os maiores super-heróis do mundo, como Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash e outros se uniram para enfrentar vilões poderosos, criaturas sobrenaturais e entidades diabólicas que querem dominar o mundo.
8- Liga da Justiça – Sem Limites
Ambientada algum tempo após o fim da Liga da Justiça, é a série animada em que aparece o maior número de personagens da DC Comics, e até membros obscuros como Vigilante e Gavião Negro fazem suas primeiras aparições fora dos quadrinhos. O programa tem 3 temporadas de 13 episódios cada. As duas primeiras temporadas foram reembaladas para DVD como ‘Temporada Um’, e a última temporada, a terceira, foi renomeada ‘Temporada Dois’.
Webseries:
1- Gotham Girls
Gotham Girls é foi websérie animada focada em várias das personagens femininas de Gotham City, com episódios estrelados pela Arlequina, Era Venenosa, Batgirl e Mulher-Gato em contos de duração variada sobre o cotidiano das personagens. A série durou três temporadas (10 episódios cada), com cada episódio lançado mês a mês. Enquanto as duas primeiras temporadas apresentavam episódios autônomos e cômicos, a terceira tentou tornar o programa mais sério. Esses episódios se ligavam diretamente com o filme animado Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero.
2- Lobo
Estrelada pelo Lobo, a websérie teve a mesma violência exagerada e politicamente incorreta que os quadrinhos do anti-herói apresentavam. A trama era situada no espaço, longe da Terra e de quaisquer outros personagens de super-heróis. A websérie estava disponível em www.loboonline.com, mas o domínio foi retirado pela Warner Brothers. Todos os episódios estão atualmente no YouTube .
Filmes:
1- Batman: Máscara do Fantasma
Batman: Máscara do Fantasma foi o primeiro filme baseado em Batman: A Série Animada, lançado em 25 de dezembro de 1993. É também o primeiro longa-metragem do DCAU, bem como o único a receber um lançamento nos cinemas. Sob a identidade secreta de Batman, o multimilionário Bruce Wayne combate perigosos criminosos que ameaçam Gotham City. Desta vez, além de enfrentar seu arqui-inimigo Coringa, o incansável homem-morcego encara outro terrível vilão: o Fantasma.
2- Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero
Ambientado no período da série original, e uma sequência autônoma de Batman: Máscara do Fantasma. Foi originalmente programado para lançamento em 1997 como uma ligação para o filme de ação ao vivo Batman & Robin , mas devido à má recepção desse filme, o longa foi adiado e só foi lançado um ano depois. Na trama, Batman e Robin procuram Mr. Freeze, que sequestrou a Batgirl como doadora involuntária de órgãos para sua esposa à beira da morte. A dupla dinâmica tenta achar a heroína antes que a macabra cirurgia comece.
3- Batman do Futuro – O Retorno do Coringa
Terry McGinnis, o jovem protegido de um dos maiores super-heróis do mundo assume várias novas responsabilidades e tem seu primeiro encontro com um antigo desafeto de seu chefe, o Coringa, que retorna para Gotham City mais furioso do que nunca. O filme foi baseado é um spin off da série Batman do Futuro. É digno de nota por resolver o conflito entre o Coringa e o Batman original. Também foi resolvido o destino do segundo Robin, Tim Drake, e da antiga companheira de crime do Coringa, a Arlequina.
4- Batman: O Mistério da Mulher-Morcego
Uma misteriosa justiceira surge em Gotham City, se vestindo como Batman e se autodenominando Mulher Morcego. Quando ela é sequestrada pelo vilão Bane, Batman precisa resgatá-la, descobrir sua identidade e deter os planos malignos do Pinguim. O filme foi situado entre o final de As Novas Aventuras do Batman e a sequência de flashback em Batman do Futuro – O Retorno do Coringa.
5- Batman e Arlequina: Pancadas e Risadas
No quinto filme animado, Batman e Asa Noturna unem forças com Arlequina para rastrear Hera venenosa e impedir uma ameaça global. O longa com roteiro assinado pelo próprio Bruce Timm trouxe uma mistura entre o humor da ex-companheiro de crime do Coringa, combinando elementos da série animada dos anos 90 – incluindo os traços da animação. Na trama, Hera Venenosa se une ao Homem Florônico a fim de colocar as mãos num componente químico que transformará o planeta num lugar habitado por homens-plantas. A única forma que Batman e o Asa Noturna encontram de deter a dupla é recorrendo a Arlequina.
6- Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais
O destino da Terra está em jogo quando a Liga da Justiça enfrenta uma nova e poderosa ameaça: os Cinco Fatais. Superman, Batman e Mulher Maravilha buscam respostas quando os vilões aterrorizam Metrópolis. A animação foi dirigida por Sam Liu, diretor que já trabalhou em Jovens Titãs: O Contrato de Judas e A Morte do Superman, longas que não fazem parte do canône desta franquia. O filme marcou em definitivo o retorno do universo animado estabelecido por Timm.
Mas e você, acompanhava ou já assistiu algumas dessas animações? Gosto do universo compartilhado do Bruce Timm? Não esqueça de comentar!
Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre o universo DCnauta.