Ted Kord vs. Jaime Reyes: Quem é o melhor Besouro Azul?
Ted Kord e Jaime Reyes ambos usaram o nome Besouro Azul, mas um deles tem o maior potencial como herói dentro do Universo DC.
Compartilhe: Cassiano J. Meneses
Publicado em 16/8/2023 - 12h00
Besouro Azul é um nome que foi associado a três diferentes heróis da DC, mas está principalmente ligado a dois personagens: Ted Kord e Jaime Reyes. Apesar de ambos fazerem parte da mesma linhagem, os dois não poderiam ser mais diferentes, com suas abordagens e escopos variando drasticamente. O resultado é que eles representam algumas das abordagens mais únicas do conceito de troca de manto nos quadrinhos de super-heróis (via CBR).
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Isso suscita a questão de qual dos Besouros Azuis modernos é o melhor. Um deles representa a ideia de um herói mais jovem tentando encontrar seu caminho no mundo, enquanto o outro é uma abordagem mais realista dos arquétipos do gênero. O público em geral encontrará Jaime Reyes nas telonas com a estreia do filme Besouro Azul, mas alguns fãs podem não estar familiarizados com o Besouro Azul da Era de Prata/Bronze, Ted Kord. Embora ambos sejam conceitos válidos para um super-herói no Universo DC, apenas um dos personagens foi usado de forma completa e eficaz.
O Besouro Azul Ted Kord é um Batman mais relacionável
Criado por Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha da Marvel), o Besouro Azul Ted Kord estreou em Captain Atom #83 antes de ganhar sua própria breve série de quadrinhos. O herói era caracterizado como um inventor genial que usava sua inteligência, perspicácia e seus próprios punhos para fazer justiça em Hub City. De muitas maneiras, ele era uma versão sem poderes do Homem-Aranha/Peter Parker, tendo uma qualidade de “homem comum” que essencialmente se assemelhava a Peter se sua vida não estivesse sempre em ruínas. Histórias posteriores estabeleceriam que Dan Garrett – o Besouro Azul que havia atuado na Era de Ouro da DC – foi o mentor de Ted e que ele havia tentado sem sucesso passar o poderoso Escaravelho para seu pupilo. Reboots subsequentes deixariam claro que Ted havia tentado usar o Escaravelho, mas não conseguiu se ligar a ele.
Devido ao seu status como um empresário rico sem superpoderes, Ted Kord é semelhante ao Batman e ao Arqueiro Verde. A principal diferença é que, embora ele geralmente mantenha um escopo mais local, ele é muito menos sombrio do que os heróis sombrios e intensos da DC. Essa abordagem mais leve seria codificada no icônico quadrinho da Liga da Justiça Internacional, onde Ted era um tanto brincalhão e engraçado. Desde sua ligação com o colega herói Gladiador Dourado até ganhar um pouco de barriga em seu físico de super-herói, essa história em quadrinhos tornaria Ted mais humano, terreno e fácil de se relacionar do que nunca. Embora suas histórias geralmente parecessem “pequenas”, isso se encaixava no personagem que parecia ser um nerd rico que simplesmente usava uma fantasia para se divertir.
O Besouro Azul Jaime Reyes alcançou novas alturas para o manto heroico
Criado por Keith Giffen, John Rogers e Cully Hamner, o Besouro Azul Jaime Reyes estreou na história em quadrinhos crossover “Crise Infinita”. Um adolescente normal do ensino médio em El Paso, Jaime e seus amigos se deparam com o Escaravelho de Dan Garrett (que foi expelido da Rocha da Eternidade em uma explosão). O dispositivo se liga a Jaime, que tinha acesso a muito mais de seu poder do que Dan já teve. Equilibrando responsabilidades de super-herói com a vida de um adolescente em uma cidade fronteiriça do Texas, Jaime trouxe um novo senso de identificação ao nome Besouro Azul. Na verdade, ele era possivelmente ainda mais parecido com o Homem-Aranha do que Ted, embora os poderes do Escaravelho (limitados apenas pela imaginação de Jaime) também fossem bastante semelhantes aos de um Lanterna Verde.
Ao mesmo tempo, Jaime também tinha um escopo expandido em comparação com os começos mais duros de Dan Garrett e as heroicas ações em nível de rua de Ted Kord. Foi revelado que o Escaravelho era na verdade de origem alienígena e uma arma criada pelos intergalácticos Reach. As intenções para o dispositivo eram facilitar uma tomada da Terra pelos Reach, mas a magia interferiu em sua programação e permitiu a Jaime controlá-lo diretamente. Isso fez com que o novo Besouro Azul defendesse diretamente contra uma invasão e às vezes tivesse várias aventuras cósmicas.
Jaime Reyes é o melhor – e mais bem-sucedido – Besouro Azul
Entre Jaime e Ted, o primeiro é facilmente o melhor Besouro Azul nos quadrinhos da DC. Isso se deve a como Jaime combina os aspectos identificáveis do manto com escopos diferentes, permitindo mais diversidade na narrativa. Por exemplo, quando ele não está lutando contra The Reach ou ameaças alienígenas semelhantes, ele é tão propenso a se envolver com gangues de metahumanos locais lideradas por figuras como a rainha La Dama. Esses tipos de histórias e as interações com sua família conferem autenticidade a Jaime, independentemente de o Besouro Azul estar em El Paso ou em seu novo local, a Cidade Palmera. Na verdade, o fato de ele ter uma família tão unida o diferencia da maioria dos super-heróis, que normalmente têm pais falecidos ou simplesmente não interagem muito com suas famílias em suas histórias.
Com Ted Kord, ele nunca teve um elenco de apoio muito forte e seu maior período como herói solo foi logo após a Crise nas Infinitas Terras. Infelizmente, a passagem do Besouro Azul pela equipe Liga da Justiça Internacional prejudicou potencialmente sua trajetória, já que o estabeleceu como um personagem cômico de segunda categoria que não era levado tão a sério quanto outros super-heróis. Na verdade, parte da razão para sua morte antes da Crise Infinita foi o fato de que ele teve que enfrentar o vilão Maxwell Lord sozinho, quando ninguém mais acreditava nele. Mesmo depois que essa morte foi desfeita, ele atuou principalmente como mentor de Jaime e como um herói mais leve, raramente teve oportunidade de brilhar por conta própria. Isso se deve principalmente ao fato de que Jaime consegue alcançar seu próprio potencial de maneira muito mais eficaz.
Jaime teve várias séries de quadrinhos desde sua estreia em meados dos anos 2000, mas o único título solo para Ted Kord foi uma minissérie de parceria com Gladiador Dourado (na qual Jaime também apareceu brevemente). Agora, o novo filme do Besouro Azul terá o foco em Jaime Reyes e sua origem, consolidando-o como o “verdadeiro” Besouro Azul para legiões de espectadores de cinema em todo lugar. Embora Ted e Dan pareçam ter existido no Universo Estendido da DC, é o terceiro Besouro Azul que assumirá o centro do palco nas telonas. Isso se deve principalmente ao seu potencial de história como personagem e como um personagem mais comercializável, sendo que Ted possivelmente é visto como uma versão “inferior” do Batman para atrair o público. Assim, é seu sucessor que tem o maior potencial para tornar o nome Besouro Azul conhecido do público em geral.
Besouro Azul estreia nos cinemas brasileiros em 17 de agosto.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o universo dcnauta.
Tudo sobre Besouro Azul
Besouro Azul é o primeiro filme da DC focado em um super-herói latino. O longa vai mostrar a história de Jaime Reyes, a terceira encarnação do Besouro Azul.
A trama acompanha um adolescente mexicano que encontra um besouro alienígena que lhe dá uma armadura superpoderosa.
Leia a sinopse completa do filme:
O recém-formado Jaime Reyes volta para casa cheio de sonhos para o futuro, mas descobre que o lar não está exatamente da mesma forma que deixou. Enquanto busca um novo propósito na vida, o destino intervém quando Jaime inesperadamente se encontra em posse de uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena: o Escaravelho. Quando o Escaravelho escolhe Jaime como seu hospedeiro simbiótico, ele recebe uma armadura capaz de poderes extraordinários e imprevisíveis, mudando para sempre o seu destino enquanto ele se torna o super-herói Besouro Azul.
O filme é estrelado por Xolo Maridueña como Jaime Reyes/Besouro Azul, a brasileira Bruna Marquezine como Jenny, interesse amoroso de Jaime, Raoul Max Trujillo como o vilão Conrad Carapax e Susan Sarandon como a vilã Victoria Kord.
Dirigido por Angel Manuel Soto e roteirizado por Gareth Dunnet-Alcocer, Besouro Azul está disponível no Max, e você pode ler a nossa crítica clicando aqui.