5 dicas de que o General Swanwick sempre foi o Caçador de Marte

Embora só tenha revelado sua verdadeira natureza durante o 'Snyder Cut', o Caçador de Marte sempre estave presente na DCEU.

5 dicas de que o General Swanwick sempre foi o Caçador de Marte

A essa altura você deve saber que o ator Harry Lennix vive o Caçador de Marte na Liga da Justiça de Zack Snyder. A primeira aparição do héroi resultou em uma reviravolta no arco...

 5 dicas de que o General Swanwick sempre foi o Caçador de Marte
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

A essa altura você deve saber que o ator Harry Lennix vive o Caçador de Marte na Liga da Justiça de Zack Snyder. A primeira aparição do héroi resultou em uma reviravolta no arco do General Swanwick, personagem importante em O Homem de Aço e Batman Vs Superman.

 

    LEIA MAIS!

 

Publicidade

Acontece que Swanwick sempre foi, na verdade, o Caçador de Marte disfarçado. Embora a representação do general nos dois filmes anteriores tenha evoluído de várias maneiras, o fato de que ele era o herói marciano J’onn J’onzz o tempo todo agora coloca seu papel no DCEU sob uma pespectiva totalmente nova.

Embora só tenha revelado sua verdadeira natureza durante a Liga da Justiça de Zack Snyder, sempre houveram dicas de que o alienígena marciano estava presente na DCEU bem antes da Liga da Justiça de 2017. Em O Homem de Aço e Batman Vs Superman, há uma série de elementos que poderiam muito bem ter sido pistas colocadas pelo diretor Zack Snyder apontando para a verdadeira identidade de Swanwick como J’onn J’onzz.

A aparência do General Swanwick

Publicidade

A própria aparência do General Swanwick fornece alguns indícios de sua identidade marciana. Swanwick é frequentemente visto usando roupas militares, e após uma inspeção mais minuciosa, seu uniforme carrega várias semelhanças notáveis ​​com a vestimenta alienígena pela qual o Caçador de Marte é conhecido.

O uniforme em si é verde escuro, refletindo a forma verde natural do personagem de suas origens em Marte, enquanto ele também carrega laços de ouro em seus ombros semelhantes aos anéis que seguram a capa de J’onn J’onzz.

Além disso, há vários alfinetes vermelhos no uniforme de Swanwick logo abaixo dos ombros, um pequeno paralelo ao grande “X” vermelho estampado no peito do personagem, que juntos podem ter a intenção de estabelecer algumas bases sutis para o visual do personagem em futuras aparições na DCEU. Além disso, outra pista pode ser encontrada na identidade de Swanwick como homem negro.

Publicidade

A mudança de forma é uma das muitas habilidades possuídas pelos marcianos no Universo DC e, embora não haja nenhuma limitação para a forma humana que J’onn J’onzz pode assumir, o personagem tem uma tradição de ter sido interpretado por atores negros em suas adaptações de live-action. Isso foi particularmente notável em suas aparições em Smallville, onde J’onzz foi retratado por Phil Morris, e na série Supergirl, com David Harewood no papel.

O Interrogatório do Superman

A cena em que Superman se rende aos militares dos EUA em O Homem de Aço também oferece alguns indicativos da verdadeira natureza de Swanwick. O General vê Kal-El com hostilidade e, embora isso visasse claramente o avanço da narrativa do filme sobre a descoberta de um alienígena indestrutível vivendo secretamente na Terra, a revelação também pode dar motivo para ver a perspectiva de Swanwick através de uma nova lente.

Publicidade

Swanwick está claramente fazendo um grande esforço para manter sua identidade em segredo, e com a chegada do General Zod e Superman sendo revelada ao mundo provando concretamente a existência de alienígenas, a atitude de Swanwick em relação a Kal-El agora também pode ser vista como J’onn J’onzz preocupado que seu próprio segredo possa ser descoberto.

Além disso, durante o interrogatório do Superman, Kal-El casualmente quebra as algemas que o prendiam e se aproxima do espelho bidirecional da sala de interrogatório. Com a única exceção sendo Swanwick, todas as pessoas do outro lado do espelho se retiram com medo do alienígena sobre-humano.

O general não ter mostrado receio e ter continuado encarando o Superman, pode definitivamente agora ser visto como um indicativo de sua própria natureza alienígena (e força equivalente à do Homem de Aço). O personagem mantém a mesma postura incisiva em Batman Vs Superman, também de Zack Snyder.

Publicidade

A atitude de Swanwick com Lois em Batman vs Superman

Após os eventos de O Homem de Aço, o General Swanwick é promovido a Secretário de Defesa, e suas interações com Lois Lane fornecem mais dicas. Enquanto Lois investiga o incidente no norte da África no início do filme, Swanwick é visivelmente reticente em seus esforços para descobrir a verdade.

Embora o General eventualmente forneça um certo grau de assistência a Lois para descobrir a verdade sobre o incidente, ele ainda mantém uma distância segura. Lois consegue juntar as peças do enredo de Lex Luthor ela mesma, com Swanwick tendo mais a apontado na direção certa ao invés de ajudá-la ativamente.

Publicidade

Superman não era o único meta-humano sob a vigilância de Lex Luthor

Como veremos mais tarde no filme, Lex Luthor tem mantido contato direto com metahumanos, com Bruce enviando arquivos criptografados para Diana do banco de dados de Luthor. Já que o próprio Swanwick é um alienígena superpoderoso disfarçado, sua relutância em se envolver diretamente na investigação de Lois pode sinalizar uma consciência de sua parte do que Luthor está tramando.

Como os fãs de DC sabem, os marcianos têm uma fraqueza muito mais ”simples” do que a dos kryptonianos: o fogo. O que significa dizer que a exposição de Swanwick poderia levar a uma morte muito mais rápida se Luthor e o resto do mundo tivessem a mesma resposta polarizada à sua presença como a de Kal-El.

Publicidade

Além disso, a vulnerabilidade marciana ao fogo também pode ser apontada como uma das principais razões para a ausência de Swanwick, agora conhecido por ter sido o Caçador de Marte, na batalha contra o Apocalypse, e até mesmo contra o General Zod.

Swanwick não quer que o Superman morra

A presença do Superman foi algo que deixou Swanwick claramente perturbado em O Homem de Aço. No entanto, o General assume uma postura muito mais suave em relação à presença de Kal-El em Batman Vs Superman, e isso fica mais claro durante o clímax.

Publicidade

Enquanto Superman tenta carregar o monstro para o espaço, os líderes militares observadores propõem disparar uma ogiva nuclear contra eles quando eles saem da atmosfera. Swanwick protesta contra esta idea, argumentando que Superman seria uma vítima do ataque nuclear.

Embora Superman e o Apocalypse sobrevivam, Swanwick fica visivelmente perturbado quando momentaneamente parece que Kal-EL morreu na explosão. Além disso, após a morte de Superman no final da batalha, Kal-El recebe o funeral de um soldado em Washington DC, com a presença de Swanwick, e o General novamente parece muito mais afetado pela morte de um refugiado estrangeiro.

Para ter certeza, Swanwick nunca pediu a execução total ou banimento do Superman da Terra quando os dois se encontraram pela primeira vez. No entanto, o General demonstra claramente um nível muito maior de preocupação com Kal-El em Batman Vs Superman do que em O Homem de Aço, indicando que ele passou a confiar no Superman ao longo dos dois filmes, até se revelar em Liga da Justiça de Zack Snyder.

Publicidade

Anos atrás, Snyder revelou um storyboard onde Lois Lane e Martha Kent conversam. Após se despedir da nora, a mãe adotiva do Superman se transforma no General Swanwick. A fim de completar adequadamente sua versão,  Snyder filmou mais algumas cenas para o filme no ano passado e transformou o storyboard em realidade.

Lennix revelou que gravou todas as suas cenas durante as filmagens adicionais. Devido à sua agenda apertada em 2017, Lennix não teve tempo de filmar as suas cenas naquele momento. Mas e você, gostou do visual do Caçador de Marte na Liga da Justiça de Zack Snyder? Não esqueça de comentar!

Publicidade

Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre o mundo DCnauta.

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.