Um dos piores vilões do Batman é uma figura paterna melhor que Bruce Wayne
Ao longo dos anos, os vilões que compõem a galeria de vilões do Batman tornaram-se quase tão icônicos e amados quanto ele. Seus inimigos são tipicamente caracterizados como maníacos...
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Ao longo dos anos, os vilões que compõem a galeria de vilões do Batman tornaram-se quase tão icônicos e amados quanto ele. Seus inimigos são tipicamente caracterizados como maníacos mentalmente doentes ou corruptas, e raramente são retratados como tendo algum grau de humanidade.
LEIA MAIS!
Este é definitivamente o caso de um de seus vilões mais antigos, o Pinguim, cujas encarnações geralmente variam de um gângster violento e deformado a um vil empresário de Gotham City. A representação típica do vilão mudou em “House of Gotham: Chapter Five”, uma história que aparece em Detective Comics #1051 (por Matthew Rosenberg, Fernando Blanco, Jordie Bellaire e Rob Leigh).
Este conto apresenta o Pinguim a um jovem rebelde de Gotham, que ele prontamente toma sob suas asas escuras. Embora esta história esteja repleta da habitual devassidão do Pinguim, também o retrata como uma figura paterna bastante irônica. O resultado é um vilão do Batman que pode ser um pai muito melhor do que Bruce Wayne.
Como o Pinguim adotou o garoto
A história “House of Gotham” tem Pinguim adotando um garoto que está destinado a se tornar Nero XIX, uma figura que foi proeminente no enredo “Future State”. O garoto estava no Asilo Arkham, mas ele é libertado graças à atração e dinheiro de Oswald Cobblepot, também conhecido como o Pinguim, que abriga o garoto seu icônico Clube Iceberg.
Embora seus aposentos deixem muito a desejar, ele recebe um salário bastante exorbitante de Cobblepot e é livre para fazer o que quiser fora de seu horário de trabalho. O garoto é mais tarde abordado por um bandido que trabalha para Cobblepot, que não percebe que ele se tornou essencialmente o filho adotivo do Pinguim.
Depois de espancar o garoto em troca de dinheiro de extorsão, o bandido é morto por Oswald Cobblepot na frente do jovem. Embora suas ações vão contra os desejos de seu “protegido”, o Pinguim parece gostar genuinamente dele, perguntando como foi seu dia e se ele se divertiu.
O Pinguim é um pai melhor que o Batman?
Não é difícil fazer comparações entre o relacionamento do Pinguim com o garoto e o relacionamento de Batman com seus Robins, particularmente Dick Grayson. Afinal, Bruce e Oswald Cobblepot são homens ricos e respeitados em Gotham City, embora suas origens sejam muito diferentes.
Oswald mostra um interesse aparentemente legítimo no que o garoto faz, algo que é realmente raro para Batman fora do trabalho de super-herói. Mais uma vez, isso poderia ser Cobblepot, em sua própria maneira doentia, tentando dar ao garoto algo de uma infância normal, ao que o Pinguim nunca teve.
Dick, Jason e Damian nunca foram mostrados tendo empregos sob os cuidados do Batman, e é interessante que Pinguim fizesse isso para que seu “filho” apreendesse a se defender e ganhar dinheiro. Claro, o trabalho é com o próprio Pinguim, mas levanta a questão de por que Bruce Wayne nunca trouxe seus protegidos para os negócios da família. Mesmo que não ficassem com ela, poderiam usar a experiência para encontrar seus próprios empregos.
Claro, continua a ser uma possibilidade que Cobblepot esteja mantendo o garoto por uma razão mais nefasta que não seja simples benevolência. Ainda assim, é muito incomum ver um dos vilões mais violentos do Batman mostrar emoções tão simpáticas, aparentemente superando Bruce Wayne na área de ser uma figura paterna adequada.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Para mais curiosidades sobre os quadrinhos DCnautas, continue de olho no Legado da DC.