O primeiro ‘Homem-Aranha’ foi originalmente criado pela DC
Apesar das crenças de que a ideia do Homem-Aranha veio da Marvel Comics, os esquadrões All-Star da DC tinham seu próprio herói chamado Homem-Aranha duas décadas antes.
O Homem-Aranha é sem dúvida o super-herói mais popular já produzido pela Marvel Comics. Ele gerou inúmeras séries de quadrinhos e apareceu em doze filmes live-action. No entanto, apesar de sua imensa popularidade, o Homem-Aranha pode não ter sido o primeiro super-herói a ser conhecido por esse nome (via CBR).
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Vinte anos antes de Stan Lee e Steve Ditko criarem o Teiosos, havia outro super-herói – embora significativamente menos conhecido – criado em 1941, também chamado de Homem-Aranha. No entanto, ele não foi uma criação da Marvel Comics, mas foi criado pelo principal concorrente da Marvel Comics, a DC Comics. Não apenas os dois heróis compartilham o mesmo nome, mas as criações da Marvel e da DC compartilham habilidades e truques quase idênticos.
Tarântula do Esquadrão All-Star também foi chamada de ‘Homem-Aranha’
O super-herói da Era de Ouro conhecido como Tarântula foi criado pelo lendário escritor de quadrinhos Mort Weisinger e pelo artista Harold Wilsom Sharp e apareceu pela primeira vez como um dos novos heróis apresentados em Star Spangled Comics #1. Depois de se revelar ao público, as transmissões de rádio e os artigos de jornal começaram a chamar o super-herói de ‘Homem-Aranha’ em referência às suas muitas habilidades semelhantes aos aracnídeos.
Muito parecido com o Homem-Aranha da Marvel, Tarântula podia escalar paredes, possuía um dispositivo de lançamento de teia e era imensamente acrobático. Tarantula até possuía um traje que exibia cores opostas, assim como o Homem-Aranha, com o personagem da DC vestindo um traje roxo e amarelo contrastante, semelhante ao icônico traje vermelho e azul justaposto do Homem-Aranha.
Embora mais tarde ele fosse oficialmente reconhecido pelo público como a Tarântula, o herói da DC ainda faria referência ao apelido original. Tal quando ele se juntou à equipe de super-heróis All-Star Squadron em 1983 All-Star Squadron # 18 (por Roy Thomas, Adrian Gonzales, Rick Hoberg e Gene D’Angelo).
No entanto, quando Tarântula se juntou ao Esquadrão All-Star, o Homem-Aranha da Marvel já era um herói muito mais conhecido. Isso não impediu o escritor Roy Thomas de fazer uma brincadeira com o fato de que a DC Comics criou seu próprio ‘Homem-Aranha’ antes da Marvel. Ele até deu a ele o apelido de ‘Tecelão de Teias’ em Young All-Stars # 27 (por Roy Thomas, Dann Thomas, Bob Downs Dave Simons e Shelly Eiber) para complementar o apelido do Homem-Aranha como o ‘Lançador de Teias’.
A Tarântula da Era de Ouro Foi Substituído por um Personagem Mais Amoral
Embora a Tarântula da DC não tenha conquistado a mesma popularidade que o Homem-Aranha, ele se tornou um membro renomado da equipe de super-heróis do Esquadrão All-Star da Era de Ouro, ajudando-os a proteger seu país natal durante a Segunda Guerra Mundial.
No entanto, em 2004, a Tarântula original foi morto pelo supervilão Blockbuster e substituída por uma nova Tarântula conhecida como Catalina Flores, uma ex-agente do FBI que se tornou anti-heroína amoral. Catalina se tornou uma aliada recorrente de Asa Noturna durante os quadrinhos de Asa Noturna de Devin Grayson em 2004, onde ela desenvolveu um relacionamento quase romântico com o membro da Bat-Família.
Contudo, um momento incrivelmente controverso dentro de Nightwing #93 (de Devin Grayson, Patrick Zircher, Andy Owens e Gregory Wright) fez com que a nova Tarântula assassinasse Blockbuster e abusasse sexualmente de seu suposto aliado Asa Noturna. Isso causou imensa indignação e reação contra o personagem. Mas enquanto grande parte da reputação da Tarântula foi manchada pelo perturbador arco da história, o personagem original imitou a natureza divertida e o senso de dever moral do Homem-Aranha.
Embora se possa argumentar que a Marvel Comics poderia ter copiado a ideia original do Homem-Aranha da DC Comics, a dupla de Stan Lee e Steve Ditko trouxe novas ideias para contar histórias e personagens incríveis que fizeram do Cabeça de Teia o super-herói mais popular da Marvel.