O primeiro 'Homem-Aranha' foi originalmente criado pela DC

Apesar das crenças de que a ideia do Homem-Aranha veio da Marvel Comics, os esquadrões All-Star da DC tinham seu próprio herói chamado Homem-Aranha duas décadas antes.

O primeiro ‘Homem-Aranha’ foi originalmente criado pela DC

Apesar das crenças de que a ideia do Homem-Aranha veio da Marvel Comics, os esquadrões All-Star da DC tinham seu próprio herói chamado Homem-Aranha duas décadas antes.

O primeiro ‘Homem-Aranha’ foi originalmente criado pela DC
LEGENDA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

O Homem-Aranha é sem dúvida o super-herói mais popular já produzido pela Marvel ComicsEle gerou inúmeras séries de quadrinhos e apareceu em doze filmes live-actionNo entanto, apesar de sua imensa popularidade, o Homem-Aranha pode não ter sido o primeiro super-herói a ser conhecido por esse nome (via CBR).




PUBLICIDADE



Vinte anos antes de Stan Lee e Steve Ditko criarem o Teiosos, havia outro super-herói – embora significativamente menos conhecido – criado em 1941, também chamado de Homem-Aranha. No entanto, ele não foi uma criação da Marvel Comics, mas foi criado pelo principal concorrente da Marvel Comics, a DC Comics. Não apenas os dois heróis compartilham o mesmo nome, mas as criações da Marvel e da DC compartilham habilidades e truques quase idênticos.

Tarântula do Esquadrão All-Star também foi chamada de ‘Homem-Aranha’

PUBLICIDADE

O super-herói da Era de Ouro conhecido como Tarântula foi criado pelo lendário escritor de quadrinhos Mort Weisinger e pelo artista Harold Wilsom Sharp e apareceu pela primeira vez como um dos novos heróis apresentados em Star Spangled Comics #1. Depois de se revelar ao público, as transmissões de rádio e os artigos de jornal começaram a chamar o super-herói de ‘Homem-Aranha’ em referência às suas muitas habilidades semelhantes aos aracnídeos.

Muito parecido com o Homem-Aranha da Marvel, Tarântula podia escalar paredes, possuía um dispositivo de lançamento de teia e era imensamente acrobático. Tarantula até possuía um traje que exibia cores opostas, assim como o Homem-Aranha, com o personagem da DC vestindo um traje roxo e amarelo contrastante, semelhante ao icônico traje vermelho e azul justaposto do Homem-Aranha.

PUBLICIDADE

Embora mais tarde ele fosse oficialmente reconhecido pelo público como a Tarântula, o herói da DC ainda faria referência ao apelido original. Tal quando ele se juntou à equipe de super-heróis All-Star Squadron em 1983 All-Star Squadron # 18 (por Roy Thomas, Adrian Gonzales, Rick Hoberg e Gene D’Angelo).

No entanto, quando Tarântula se juntou ao Esquadrão All-Star, o Homem-Aranha da Marvel já era um herói muito mais conhecido. Isso não impediu o escritor Roy Thomas de fazer uma brincadeira com o fato de que a DC Comics criou seu próprio ‘Homem-Aranha’ antes da Marvel. Ele até deu a ele o apelido de ‘Tecelão de Teias’ em Young All-Stars # 27 (por Roy Thomas, Dann Thomas, Bob Downs Dave Simons e Shelly Eiber) para complementar o apelido do Homem-Aranha como o ‘Lançador de Teias’.

PUBLICIDADE

A Tarântula da Era de Ouro Foi Substituído por um Personagem Mais Amoral

Embora a Tarântula da DC não tenha conquistado a mesma popularidade que o Homem-Aranha, ele se tornou um membro renomado da equipe de super-heróis do Esquadrão All-Star da Era de Ouro, ajudando-os a proteger seu país natal durante a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, em 2004, a Tarântula original foi morto pelo supervilão Blockbuster e substituída por uma nova Tarântula conhecida como Catalina Flores, uma ex-agente do FBI que se tornou anti-heroína amoral. Catalina se tornou uma aliada recorrente de Asa Noturna durante os quadrinhos de Asa Noturna de Devin Grayson em 2004, onde ela desenvolveu um relacionamento quase romântico com o membro da Bat-Família.

Contudo, um momento incrivelmente controverso dentro de Nightwing #93 (de Devin Grayson, Patrick Zircher, Andy Owens e Gregory Wright) fez com que a nova Tarântula assassinasse Blockbuster e abusasse sexualmente de seu suposto aliado Asa Noturna. Isso causou imensa indignação e reação contra o personagem. Mas enquanto grande parte da reputação da Tarântula foi manchada pelo perturbador arco da história, o personagem original imitou a natureza divertida e o senso de dever moral do Homem-Aranha. 

Embora se possa argumentar que a Marvel Comics poderia ter copiado a ideia original do Homem-Aranha da DC Comics, a dupla de Stan Lee e Steve Ditko trouxe novas ideias para contar histórias e personagens incríveis que fizeram do Cabeça de Teia o super-herói mais popular da Marvel.

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o universo dcnauta.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL