A Liga da Justiça virou os X-Men da DC nos quadrinhos; entenda
As consequências da batalha da Liga da Justiça com a Insônia em 'Knight Terrors' basicamente transformaram a principal equipe de super-heróis da DC nos X-Men.
Compartilhe: Cassiano J. Meneses
Publicado em 12/9/2023 - 10h00
O mundo todo finalmente saiu do pesadelo no qual o vilão Insônia o havia colocado, mas um novo horror começa com o desfecho de “Knight Terrors: Night’s End #1” (por Joshua Williamson, Howard Porter, Giuseppe Camuncoli, Stefano Nesi, Trevor Hairsine, Rain Beredo, Troy Peteri). Ao final da edição, a Insônia foi derrotada, mas seu objetivo final foi alcançado: o mundo agora teme a Liga da Justiça, tendo sido traumatizado pelos pesadelos que assumiram a aparência daqueles que eles antes acreditavam estar ali para protegê-los (via CBR).
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Esse medo global dos heróis na verdade reflete outro famoso grupo de super-heróis, embora em um universo de quadrinhos completamente diferente: os X-Men. Embora não seja certo que a Liga da Justiça sempre enfrentará esse tipo de escrutínio, é um território novo para eles ao se aventurarem em um mundo que será hostil a eles, algo que os X-Men sempre suportaram devido ao preconceito contra mutantes. Como a Liga vai lidar com a transição de serem paradigmas de heroísmo para representantes dos maiores medos do público, sem dúvida levará ao próximo grande evento dentro do Universo DC.
A Liga da Justiça não é mais vista como uma equipe de heróis
O objetivo final de Insônia era manchar a reputação da Liga da Justiça. Antes um crente em seu heroísmo, a Insônia (ou Christopher Lukas, como era conhecido) se recusou a evacuar sua família de uma batalha próxima que a Liga estava combatendo. Isso resultou em uma explosão que tirou a vida de sua esposa e três filhos. Traumatizado e em luto, Lukas culpou os heróis por sua perda, questionando por que eles podiam salvar o mundo inteiro, mas não sua família. Para ele, a Liga da Justiça se tornara seu pior pesadelo.
Essa era uma ideia que ele queria compartilhar com o resto do mundo, desejando que todos vissem a Liga da Justiça como monstros em vez de heróis. Infelizmente, ele teve sucesso nessa parte de sua missão. Utilizando a Pedra dos Pesadelos, um poderoso relicário que conectava os mundos do despertar e dos sonhos, Insônia liberou seus pesadelos no planeta, enviando grupos de heróis horríveis atrás das pessoas.
Embora essa fase específica de seu plano tenha sido frustrada, o dano já estava feito. Desde crianças até adultos, a opinião pública sobre a Liga da Justiça mudou de admiração e espanto para um medo total. Até mesmo o Superman pôde perceber a mudança drástica no mundo. A grande questão agora é como os heróis lidarão sendo excluídos em vez de símbolos.
Os X-Men e a Liga da Justiça agora enfrentam a mesma luta
Aqui é onde os X-Men entram em cena. Embora eles não estejam prestes a dar conselhos aos heróis de um universo totalmente diferente, olhar para suas aventuras pode dar aos fãs uma ideia de como a Liga pode se sair em um mundo que os despreza. Como mutantes no Universo Marvel, os X-Men são amplamente desprezados simplesmente por existirem, com muitos temendo que um dia tentarão usar seus poderes para dominar o mundo.
Embora os X-Men sejam heróis que nunca fariam esse tipo de coisa, no passado eles foram pressionados pelo sentimento anti-mutante a tomar medidas para sua própria segurança. Sua jogada mais recente foi o estabelecimento da nação de Krakoa, convidando todos os mutantes a se juntarem a eles em uma terra onde poderiam estar a salvo do preconceito e do ódio. Infelizmente, mesmo isso não impediu que o ressentimento humano interferisse, e “A Queda dos X-Men” está preparando o terreno para que percam tudo o que construíram.
Embora isso seja desanimador, é importante lembrar que, apesar de todos os horrores que os X-Men tiveram que suportar por causa do ódio e medo dos outros, eles nunca retaliaram da mesma forma. Além disso, eles têm lidado com esse preconceito por décadas agora. Sua história oferece esperança de que a Liga da Justiça também seja capaz de resistir à tempestade de medo e ódio.
A Liga da Justiça ainda pode reconquistar a confiança da sociedade
Embora suas reputações estejam prejudicadas no momento, a Liga da Justiça já lidou com escrutínio no passado. O Batman já enfrentou muita hostilidade e medo anteriormente, e ele pode ser capaz de ajudar a Liga a navegar por sua nova posição no mundo.
Será, sem dúvida, fascinante ver como os heróis lidarão com uma mudança tão dramática. Passar de celebrados um dia para completamente temidos no dia seguinte provavelmente será perturbador e mais do que um pouco frustrante. A Liga passou anos trabalhando para conquistar a confiança do público, e por causa de um incidente fora de seu controle, eles se tornaram de repente monstros aos olhos das pessoas a quem prometeram proteger. Ainda pior, a sua queda em desgraça está sendo usada contra eles por Amanda Waller e a Light para melhor planejar sua tentativa de remover os metahumanos do mundo inteiramente.
As virtudes que orientam os heróis provavelmente servirão como uma estrela guia para eles nos próximos meses. Neste momento, as pessoas estão com medo, e isso era de se esperar. Seria irrazoável assumir que não haveria consequências disso, mas as ações falam mais alto do que as palavras, e a Liga da Justiça provou que pode recuperar a aprovação pública tão facilmente quanto pode perdê-la. Pode levar algum tempo, mas a equipe de super-heróis mais famosa de todas as histórias em quadrinhos certamente voltará ao destaque entre as pessoas a quem eles regularmente arriscam suas vidas para proteger.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.
Você Comentou Este Artigo
Por isso as HQs não estão vendendo o esperado ..,… muito ruim