A primeira aparição do Superman deu a seus poderes uma origem 'científica' assustadora

Action Comics #1 introduziu as origens científicas dos poderes do Superman, mostrando que ele tem muito em comum com os insetos da Terra!

A primeira aparição do Superman deu a seus poderes uma origem ‘científica’ assustadora

Na primeira aparição de Superman, Action Comics #1 da DC Comics, a incrível força e habilidades de Clark Kent são descritas com uma “explicação científica” que compara sua fisiologia à dos...

 A primeira aparição do Superman deu a seus poderes uma origem ‘científica’ assustadora
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

Na primeira aparição de Superman, Action Comics #1 da DC Comics, a incrível força e habilidades de Clark Kent são descritas com uma “explicação científica” que compara sua fisiologia à dos insetos da Terra. Embora agora esteja firmemente estabelecido que a variedade de habilidades poderosas do Superman vem de sua fisiologia kryptoniana e exposição ao sol vermelho da Terra, a Action Comics #1 anteriormente comparou seus poderes a insetos como formigas e gafanhotos.

 

    LEIA MAIS!

 

Publicidade

Superman, o “Homem de Aço”, tem sido visto há muito tempo como a versão idealizada do homem e do herói, mas na realidade ele é um objetivo inatingível, pois ele literalmente não é da Terra. Enquanto Clark Kent pode ter sido criado em Smallville por seus pais fazendeiros Martha e Jonathan, ele é inegavelmente um alienígena, um aspecto de seu personagem que impactou a maneira como o Superman é visto no mundo real e no mundo fictício da Terra-0.

Action Comics  #1 era uma antologia de histórias, mas a história de 13 páginas de Superman foi escrita e ilustrada por Jerry Siegel e Joe Shuster, respectivamente. Curiosamente, a primeira história do Superman não nomeou seu planeta natal como Krypton e também não ofereceu uma explicação para seu nome de Clark Kent, ambos estabelecidos em histórias posteriores. Interrompendo a história havia um painel intitulado “Uma explicação científica da incrível força de Clark Kent “, que estabeleceu que Clark era um alienígena que, ” Ao atingir a maturidade, as pessoas de sua raça se tornaram dotadas de força titânica!”. 

Talvez pensar que as pessoas que lêem o quadrinho não conseguiriam sequer conceituar um ser tão poderoso, especialmente porque Action Comics #1 é muitas vezes vista como o nascimento das histórias modernas de super-heróis, Siegel e Shuster continuaram lembrando aos leitores que já existem criaturas na Terra que possuem habilidades e força semelhantes.

Publicidade

Especificamente, a força física do Super-Homem em comparação com a da “formiga humilde”  que “pode ​​suportar pesos centenas de vezes os seus”, bem como ” o gafanhoto”  que “salta o que para o homem seria o espaço de vários quarteirões da cidade”. É claro que os insetos por si só não são intrinsecamente “assustadores”, mas o que é assustador é a dissociação que essa comparação faz entre Clark Kent e a dos humanos.

Hoje em dia, embora todos saibam que o Superman é um alienígena, ele tenta ao máximo parecer “aclimatado” à sociedade humana. No entanto, comparando-o diretamente a insetos e convidando os leitores a vê-lo em um contexto decididamente não humano, sua “alienidade” é trazida para um foco mais claro.

Publicidade

No clima geopolítico de hoje, essa introdução poderia ter sido usada como uma alegoria interessante e oportuna para a imigração e assimilação nos Estados Unidos, mas na época parece que apenas faria parecer assustador que essa criatura-inseto estivesse tentando enganar as pessoas em pensar que era humano. Além disso, essa “explicação científica” não é realmente tão “científica” assim.

Parece que a DC Comics não percebeu o quão assustador isso poderia ser, visto que apenas alguns anos depois eles literalmente transformaramSuperman em uma criatura híbrida meio formiga, causada por uma exposição a uma nuvem de kryptonita vermelha. Independentemente disso, parece que a DC fez a escolha certa ao recontextualizar os poderes de Clark como sendo intrinsecamente alienígenas, em vez de tentar empurrar suas habilidades e estar em um contexto mais humano e ligado à Terra.

Action Comics #1 é considerada a edição de quadrinhos mais valiosa do mundo inteiro, mas se você colocar as mãos em uma cópia, certifique-se de verificar como a DC Comics “explicou” os poderes do Superman, de uma maneira muito mais assustadora do que eles provavelmente pretendiam!

Publicidade

[créditos: Screen Rant]

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.