A volta do Batman de Michael Keaton pode provar que Nolan está errado sobre o DCEU
O diretor Christopher Nolan afirmou anteriormente que sua trilogia do Batman nunca poderia fazer parte do DCEU, por causa das diferenças de estilo e tom. No entanto, o retorno...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 4/12/2021 - 04h28
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
O diretor Christopher Nolan afirmou anteriormente que sua trilogia do Batman nunca poderia fazer parte do DCEU, por causa das diferenças de estilo e tom. No entanto, o retorno de Michael Keaton como Bruce Wayne em The Flash pode provar que ele estava errado.
Embora existam muitas diferenças entre os universos do Batman imaginados por Christopher Nolan e Tim Burton, suas semelhanças podem servir para ajudar a entender como a série O Cavaleiro das Trevas poderia ter funcionado no DCEU.
Enquanto o DCEU estava em sua infância, havia planos para retomar de onde a trilogia de Nolan parou. Apesar de ser produtor de O Homem de Aço, o diretor foi inflexível quanto ao final de seus filmes com O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Com sua abordagem mais realista aos mitos do Batman e uma Gotham City mais independente, parecia não haver lugar para alienígenas, semideuses e metahumanos no mundo que Nolan criou. No entanto, ele não seria o primeiro a tentar uma Gotham City mais realista na tela grande.
Em 1989, o diretor Tim Burton e o ator Michael Keaton criaram Batman. Embora mais gótico em seus visuais e extravagante em seu tom, não muito diferente de Nolan, a versão de Burton de Gotham carecia de elementos sobrenaturais e de ficção científica mais fortes encontrados nos quadrinhos.
Como a trilogia O Cavaleiro das Trevas, Burton criou um universo independente. Com tudo isso em mente, se o mundo igualmente remoto do Batman de Michael Keaton puder coexistir, não há razão para que a trilogia estrelada por Christian Bale não tenha sido capaz de se encaixar no DCEU.
Embora drasticamente diferente na caracterização e no tom da franquia, Barry Allen tem muito em comum com Bruce Wayne, tornando essa mistura de mundos ainda mais fácil. O trailer de The Flash mostra Barry lidando com perdas e lutando para deixar as pessoas que ama.
Enquanto isso, o arco de Bruce Wayne na maioria das iterações é sobre a aceitação da morte. Tanto Barry quanto Bruce lutam em batalhas da vida semelhantes, dentro e fora de seus pseudônimos de super-heróis, especialmente quando questionados sobre o quanto eles estão dispostos a se sacrificar pelas pessoas que amam.
Ao falar sobre tom, mesmo as versões mais sombrias do Cavaleiro das Trevas poderiam facilmente ter um lugar ao lado de personagens mais alegres como o Flash, já que, em última análise, até mesmo o alívio cômico da DC tem sua própria experiência com a dor e perdas.
Se este for um Batman mais velho e mais cansado, acabar sendo inspirado pelo otimismo Barry Allen é uma ótima maneira de restaurar a sua fé. Incorporar visões diferentes não é uma questão de tons conflitantes como afirma Nolan, mas sim de equilibrá-los.
Em suma, o retorno do Batman de Michael Keaton em The Flash pode provar que Nolan estava errado. A beleza do Multiverso DC é que tudo pode acontecer. No DCEU, vários mundos podem coexistir, independentemente do tom ou da estética.
Mas e você, acha que o Batman de Christian Bale tem espaço no DCEU? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais.
Para saber mais curiosidades sobre o DCEU, continue de olho no Legado da DC.
Créditos: Screenrant
LEIA MAIS!
- Imagem de ‘O Cavaleiro das Trevas’ inspirou visual do Coringa de Joaquin Phoenix
- Zack Snyder e Christopher Nolan podem retornar aos filmes da DC; saiba mais
- Batman Begins: Assista aos testes de elenco para o papel do herói no filme