Adão Negro ultrapassa Shazam! na bilheteria global
Adão Negro deixou seu rival Shazam! para trás nas bilheterias, porém ainda está longe de poder ser considerado um sucesso.
Compartilhe: Tiago Vieira
Publicado em 21/11/2022 - 01h44
Em seu quinto fim de semana em cartaz, Adão Negro faturou US$ 4,5 milhões na América do Norte e US$ 5,1 milhões em 76 outros países.
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Ao todo, o filme da DC possui US$ 157 milhões na bilheteria americana e US$ 209,2 milhões na internacional, o que resulta num total global de US$ 366,2 milhões.
É o suficiente para Adão Negro ultrapassar a bilheteria final de Shazam!, que foi de US$ 365,9 milhões em 2019. Vale ressaltar que, ao contrário do herói interpretado por Zachary Levi, Adão Negro não foi lançado na China nem na Rússia (neste último, somente de modo “extraoficial” – confira aqui). Sem esses dois mercados, o total de Shazam! seria de US$ 311 milhões.
Entretanto, pode ser que Adão Negro precise muito mais deles do que o rival. Afinal, Shazam! precisou de apenas US$ 90 milhões para ser produzido, de modo que sua humilde bilheteria foi o suficiente para dar lucro e convencer a Warner a autorizar uma continuação. Já o anti-herói de Dwayne Johnson custou absurdos US$ 200 milhões.
De um modo geral, grandes filmes hollywoodianos precisam arrecadar entre 2,5 e 3 vezes o quanto custaram se quiserem ser considerados sucessos. Como dá para ver, Adão Negro não está nem perto disso. Sua bilheteria é razoável, mas não exatamente inspiradora.
O longa segue tendo sustentação decente ao redor do mundo a despeito da competição com Pantera Negra: Wakanda para Sempre, e ele ainda precisa estrear no Japão, onde só chega em 2 de dezembro – não que vá fazer muita diferença: Shazam! só faturou US$ 6,4 milhões por lá.
Portanto, se Johnson realmente quiser mudar a hierarquia de poder do universo DC, vai precisar faturar bem mais do que isso nas bilheterias. E a Warner também precisa aprender que gastar US$ 200 milhões com um personagem da DC desconhecido do grande público (ainda que interpretado por um artista famoso) e lançar tão perto de um rival com mais hype é receita certa para ficar no prejuízo.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os filmes DCnautas.
Você Comentou Este Artigo
Adorei o filme, porém um fator foi determinante pra resultar nessa baixa bilheteria: a Data de Lançamento !!… Deveriam ter lançado o filme no máximo até o início de outubro (provavelmente no dia 05) pra que tivesse mais tempo de arrecadação sem a concorrência de Wakanda Forever… A matéria está certa, a Warner não aprende mesmo…