Batman causou a morte dos pais do Capuz Vermelho; saiba como
O Capuz Vermelho foi definido pela sua raiva após perder os seus pais, mas os fãs esquecem que os Todds só morreram por causa do Batman, e ele nunca...
Compartilhe: Cassiano J. Meneses
Publicado em 17/9/2023 - 20h00
Praticamente todo Robin teve alguma tragédia pessoal em sua vida que o definiu, mas a maior tragédia que o Capuz Vermelho já enfrentou foi quando o Batman foi responsável pela morte dos pais de Jason. E ele tem escapado impune desde então. (via Screen Rant).
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
No Universo DC, houve muitas mudanças e reinicializações ao longo dos anos, e Jason Todd, como as pessoas o conhecem hoje, não é o mesmo garoto que ele era quando apareceu pela primeira vez nos quadrinhos. Quando Jason fez sua primeira aparição nos quadrinhos, ele foi criado para ser o mais parecido possível com Dick Grayson. Uma vez que Dick havia se formado nos Titãs e os fãs estavam curtindo suas aventuras, a DC queria um novo parceiro para o Batman e apresentou Jason Todd como uma cópia de Dick. Jason era membro do grupo de acrobatas os Todds Voadores – uma cópia da história de fundo de Dick com os Graysons Voadores. A introdução de Jason incluiu a cópia do fato de que os pais de Dick foram assassinados por criminosos. Os pais de Jason também foram mortos por um criminoso, mas um detalhe frequentemente esquecido é que isso só aconteceu por causa do Batman.
Batman usou os pais de Jason Todd como espiões
Tudo isso foi visto há muito tempo em Batman #358, escrito por Gerry Conway, com arte de Curt Swan, Rodin Rodriguez, Adrienne Roy e Ben Oda. Batman e Robin estavam lidando com um misterioso criminoso vestido com um sobretudo que estava se movimentando no submundo criminoso (o Crocodilo). Enquanto tentavam encontrar pistas sobre esse personagem, descobrem que uma das novas amigas de Dick Grayson, Trina Todd, o viu pessoalmente no circo. Ela se oferece para ajudar Robin a capturar esse misterioso vilão, e Dick repassa essa informação para Batman. Após insistência de Robin, Batman concorda em deixar os Todds agirem como espiões para ele. Embora isso já seja irresponsável por parte do Batman, o que realmente selou o destino dos Todds foi que, depois que pessoas começaram a ser assassinadas, Robin aconselhou Batman a permitir que os Todds se retirassem. Mas apesar do sentimento avassalador de perigo, Batman não apenas se recusou a deixá-los sair, como exigiu que eles se levantassem pelo que era certo e ajudassem a capturar esse criminoso.
Batman se recusa a permitir que os Todds desistam
Como Batman se recusou a permitir que os Todds desistissem, eles acabam avistando um criminoso e tentam segui-lo até sua base, onde são emboscados pelo vilão Crocodilo e rapidamente assassinados. Isso deixou Jason Todd órfão, e até mesmo Gordon culpa Robin pelas mortes, já que Robin sugeriu que eles se envolvessem. No entanto, Robin também tentou retirá-los da situação, e Batman foi quem se recusou. Batman estava frustrado por sua incapacidade de capturar o Crocodilo e pela pressão de sempre ter que ser o único a deter criminosos. Felizmente para Bruce, esse momento aconteceu pouco antes de “Crise nas Infinitas Terras”, que reinicializou todo o Universo DC e deu a Jason uma nova história de origem, permitindo que Batman escapasse de ter que confrontar Jason sobre sua escolha mais tarde.
Não há dúvida de que o Batman é um dos maiores heróis do Universo DC. No entanto, ele também é um controlador e não se importa em usar pessoas para alcançar o que deseja, e neste exemplo, suas ações diretas levaram à morte dos pais de Jason Todd. Isso teria funcionado bem com a ideia posterior de Jason Todd como Robin raivoso e descontrolado, já que teria sido seu próprio mentor quem causou a morte de seus pais. Também enfatizou claramente que o Batman precisa de um Robin para temperar sua abordagem obstinada ao combate ao crime – algo que ele estava perdendo com Dick Grayson ausente na maior parte do tempo e ganhou quando recrutou Jason.
As falhas do Batman são o que o tornam fascinante como personagem, mas nas perigosas ruas de Gotham, elas não são brincadeira, e suas más decisões frequentemente resultam em perdas de vidas. Os pais de Jason Todd morreram porque o Batman insistiu que eles seguissem um criminoso mortal, e Bruce escapou das consequências de sua decisão apenas porque sua realidade inteira foi coincidentemente reescrita logo depois.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.