Batman já ganhou um filme brasileiro; assista gratuitamente
Batman já ganhou inúmeras adaptações em live-action. Mas poucos sabem que o herói tem um premiado filme brasileiro.
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 27/8/2022 - 17h04
Sendo um dos personagens mais fascinantes dos quadrinhos, Batman ganhou diversos filmes ao longo de sua história. O Cavaleiro das Trevas cativou o público com uma série de filmes live-action e uma incontável coleção de longas-metragens animados.
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Mas a presença do Batman não rende ótimas histórias apenas em ‘‘conteúdos oficiais’’. Em 2014, um brasileiro colocou no mercado independente uma narrativa completamente distinta para o Homem-Morcego, com o lançamento do fan film Um conto de Batman: Na psicose do Ventríloquo.
A produção é o primeiro longa-metragem feito por fãs sobre o Batman, uma vez que já existem produções no formato de curtas, mas nenhuma filme completo. A trama é mais introspectivo e intimista, sem explosões ou grandes sequências de ação.
Ao invés disso, vemos o Cavaleiro das Trevas em uma série de questionamentos pessoais, e lutando para deter o boneco de um famoso criminoso dos quadrinhos. O diretor Elvis delBagno quis criar uma produção que tivesse o super-herói como protagonista, mas de um jeito que o público nunca tivesse visto. Assista ao filme completo abaixo:
De acordo com informações do SiteDosGeeks, O filme custou cerca de R$ 80.000,00 e levou quatro anos para ser concluído. Na obra, Batman, que é vivido por Lorenzo Martin, investiga uma fábrica suspeita de alterar medicamentos enviados ao asilo Arkham.
Com conselhos do mordomo Alfred Pennyworth (Amaral Andrade) e com o desenrolar da investigação, ele descobre que a operação tem o Ventríloquo (Caetano Martins) e seu boneco Scarface (Anderson Haag) como mandantes e ele decide os enfrentar.
Além do Ventríloquo, o longa tem participações especiais do Chapeleiro Louco e da Arlequina. A produção tem uma pegada noir e um ritmo bem mais lento do que as obras de heróis blockbusters. O longa é uma obra extremamente autoral do Batman, que prioriza o desenvolvimento dos personagens.
Isso vai na contramão das características “hollywoodianas” presentes na grande maioria de seus filmes oficiais. Sua narrativa é lenta, por vezes, sem falas e funciona como uma analogia à sociedade brasileira moderna aliada ao estudo profundo do Ser Humano. Além disso, a produção ganhou vários prêmios ao redor do mundo.
- Prêmios:
- 2014 – Melhor Fotografia – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
- Melhor Filme de Super-Herói – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – PollyGrind Undergroung Film Festival of Las Vegas (EUA)
- Melhor Filme Estrangeiro – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Indie Gathering International Film Festival (EUA)
- 2017 – Prêmio de Reconhecimento Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Ator (Adriano Süto) – “O Homem da Cabeça de Laranja” – Accolade Global Film Competition (EUA)
- Indicações:
- 2014 – Melhor Filme – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Thriller Chiller Film Festival (EUA)
- Melhor Diretor – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
- 2015 – Melhor Filme – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Fantastic Film Festival (EUA) e Fort Myers Film Festival (EUA)
- 2018 – Melhor Filme e Melhor Fotografia – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” (EUA) – Fan Film Awards
- Melhor Filme – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Gen Con Film Festival (EUA)
SINOPSE: “Batman descobre uma conspiração na alteração de medicamentos para o Asilo Arkham, a clínica mais antiga de doentes mentais, psicopatas e assassinos da cidade. As drogas estão sendo alteradas no deposito das indústrias Wayne. E é nesse deposito que se aprofundamos em um estudo comportamental, psicológico e social de personagens que não queriam mas caíram na vida do crime. Um relato sobre a vida Brasileira visto pelos olhos da cultura pop.”
O longa também disponível na Amazon Prime Video, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, assim como a Netflix, HBO Max e outras. Mas e você, conhecia a produção tupiniquim do Batman? Não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.
Escute o Podcast do Legado:
2 Comentários Sobre o Assunto
Que maneiro…..🙌🏻
Que legal. Vou assistir aqui.