Batman Vs Superman: Imagem apresenta visual alternativo da armadura
A armadura que o Homem-Morcego usa em Batman Vs Superman é elogiada até por quem não gosta do filme, mas seu visual quase foi diferente.
A graphic novel O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller foi uma clara inspiração para Zack Snyder na realização de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça. Na aclamada obra de Miller, o morcego bate de frente com um Superman autoritário, disposto a prendê-lo pelo seus crimes contra o governo.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Lançado em 1986, The Dark Knight Returns, de Frank Miller e Klaus Janson, apresenta uma história alternativa de um velho Bruce Wayne que recupera o manto de Batman quando Gotham é invadido por uma gangue de mutantes. A minissérie de quatro edições é extremamente apreciada pelos fãs.
Zack Snyder não tem medo de expressar seu amor e influência pelo trabalho de Miller em seus filmes. Snyder incluiu algumas várias referências de The Dark Knight Returns em Batman Vs Superman, incluindo a famosa armadura usada pelo Batman para lutar contra o Homem de Aço.
No filme, a armadura possui eletrochoques, arma sônica, ácido, bombas e funciona a base de retroalimentação. Uma imagem conceitual, feita pelo artista Vance Kovacs, apresenta um traje mais parecida com o que foi visto em Os Novos 52 do que nas páginas em quadrinhos de Miller. Confira abaixo:
A armadura se assemelha muito ao Thrasher Suit, construída a partir de fibras de aramida, este traje resiste as mais altas temperaturas e ao zero absoluto. Possui suprimento de oxigênio para durar semanas, choques elétricos, batarangues criogênicos e EMP (Pulso Eletromagnético, em português):
Durante participação no podcast The Beard and The Bald Movie, Frank Miller admitiu que nem sempre gostou das referências à sua aclamada HQ nos filmes dirigidos por Snyder. Miller admitiu que pensava de forma muito “territorial”, e não achava tão interessante a utilização dos elementos daquela história nos filmes. Ou seja, seria melhor mantê-los nos quadrinhos:
”Eu realmente tenho que dizer isso: alguns anos se passaram desde que isso começou, certo? E no início, minha reação era ter muitas restrições quanto a isso e tudo mais (com os quadrinhos). E agora, meio que sentei e respirei fundo pensando sobre isso e uma visão a longo prazo sobre a coisa toda, aquilo que posso dizer é: está tudo bem,”explicou.
“Quer dizer, eu entrei e tive minha ideia para ‘O Cavaleiro das Trevas’, e essa foi basicamente a grande explosão que causei, algo que realmente alavancou a minha carreira. E desde então, vi essas duas áreas (quadrinhos e cinema) colaborarem muito. Eu me beneficiei muito graças a essa história, e eles também. E isso só pode ser encarado hoje como uma relação saudável,” concluiu.
Snyder não fez só referências à The Dark Knight Returns em seus filmes no DCEU, mas até adaptou uma das outras obras de Miller, 300. Miller escreveu e desenhou 300 e Snyder adaptou a obra com uma precisão implacável, tirando as cenas diretamente dos quadrinhos e trazendo-os à vida nos cinemas.
Snyder chamou The Dark Knight Returns de sua “baleia branca”, uma espécie de projeto dos sonhos que ele adoraria adaptar um dia, que é algo que ele gostaria de fazer no estilo de 300. O diretor de animação Jay Oliva já adaptou a HQ no formato de longa animado, que foi lançado em 2013 em duas partes.
“Eu tentei homenageá-lo ao invés de roubar a história. De certa forma, eu só queria mostrar a influência sobre mim… Eu queria pegar o que considero momentos icônicos e colocá-los no filme. Em relação à natureza desconstrutiva do filme, o gibi de Frank [Miller] também é uma desconstrução do personagem, então sim, teve uma influência.
Eu estava realmente tentando preservar aquela história em quadrinhos como se fosse algo próprio para que um dia eu pudesse talvez transformá-la em um filme”, disse Snyder em entrevista ao ComicBook.
As referências às obras de Frank Miller nos filmes de Zack Snyder adicionam um nível ainda mais profundo de conhecimento aos personagens retratados pelo diretor. Mas e você, quais os seus pensamentos sobre isso? Não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.