Besouro Azul: 10 referências e menções do filme da DC
As referências em Besouro Azul contam com diversas citações, temos: Superman, Batman, e até a profundas de histórias em quadrinhos da DC Comics.
Besouro Azul já está nos cinemas de todo o Brasil, e o filme conta com diversas referências tanto ao Universo DC quanto nomes da cultura pop latina. E via Screen Rant, a gente reúne 10 das melhores referências e menções do filme.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
10. Referência ao Chapolin Colorado
Quando Jaime e Jenny estão tentando entrar nas Indústrias Kord sem serem notados, Tio Rudy invade seu sistema de segurança. Ele então substitui o feed das câmeras de vigilância por um episódio animado de Chapolin Colorado, um clássico programa de TV mexicano baseado no personagem criado pelo lendário comediante Roberto Bolaños.
O programa era uma sátira que parodiava super-heróis populares. O fato de o nome e o traje do Chapolin Colorado virem de uma espécie de gafanhoto, um tipo de inseto, torna a referência de Besouro Azul ainda melhor.
9. Referência a Maria do Bairro
Uma piada recorrente em Besouro Azul é como a família de Jaime compara seu relacionamento com Jenny com os acontecimentos de Maria do Bairro, novela mexicana que estreou em 1995 e se tornou um fenômeno na América Latina.
Em Maria do Bairro, a protagonista nasce muito pobre e sem ninguém para cuidar dela. No entanto, ela é acolhida por uma família rica, mudando assim sua vida completamente. A família de Jaime brincou sobre como o relacionamento de Jaime com Jenny fez dele “a Maria do Bairro” desta história, passando de um bairro pobre para os corredores das poderosas Indústrias Kord.
8. Referência ao Superman
A primeira referência ao Superman em Besouro Azul é quando Jaime Reyes ainda está tentando entender como o escaravelho funciona. Jaime diz que Superman é quem deveria voar, não ele. Mais tarde no filme, o tio Rudy diz que “Metrópolis tem Superman”. No entanto, não está claro qual Superman é esse.
Vale lembrar que James Gunn confirmou que Jaime Reyes é o primeiro personagem do DCU. Sendo assim, essas referências ao Superman são para o vindouro Superman de David Corenswet, que estreará nos cinemas em Superman: Legacy.
7. Referência ao Homem de Aço
O diretor do filme, Angel Manuel Soto, revelou que o longa prestaria uma homenagem ao O Homem de Aço de Zack Snyder, o primeiro filme do DCEU. Embora Besouro Azul não seja necessariamente parte da continuidade do DCEU e deve fazer parte do novo Universo DC nos cinemas, o filme faz referência ao Homem de Aço visualmente duas vezes.
A primeira é na cena em que Jaime Reyes se transforma pela primeira vez no herói voando acima da Terra, semelhante a como a sequência do primeiro voo do Superman terminou. E a segunda é durante a batalha final do filme, em que Jaime cria uma espécie de campo de energia que faz a poeira subir do chão ao redor de sua mão, igual a quando o Superman voou pela primeira vez.
6. Fala confirma que Batman existe no Universo
A fala “Batman é um fascista” foi nos apresentada no primeiro trailer do filme. Só que, semelhante a referência ao Superman, não fica implícito de qual Batman o tio Rudy estaria se referindo.
E como o filme está sendo prometido como o começo do novo DCU, é bem provável que este Batman possa ser o do futuro filme, The Brave and the Bold, que conta com a direção do diretor de The Flash, Andy Muschietti, e ainda não tem previsão para estrear nos cinemas.
5. Faculdade de Jaime em Gotham City
Chamar o Batman de fascista não foi a única referência ao herói dentro do filme. No início do filme, vemos Jaime Reyes está vestindo uma camisa da Gotham Law University. Ou seja, Jaime fez faculdade em Gotham City.
4. Uniforme do Besouro Azul de Ted Kord
No meio do filme, Jenny Kord leva Jaime e Rudy para a mansão de Ted Kord, onde o Besouro Azul anterior mantinha sua “caverna do besouro” escondida. O traje do Besouro de Ted Kord foi é mostrado, revelando um traje muito cômico que incluía a máscara azul, a viseira amarela, o padrão do besouro no peito e até o calção.
3. Uniforme do Besouro Azul de Dan Garrett
Além de mostrar o traje do Besouro Azul de Ted Kord, a sequência na mansão de Ted Kord também revelou o traje do Besouro Azul de Dan Garrett. A cena confirma que Dan Garrett também foi o primeiro Besouro Azul deste universo e tinha uma fantasia de super-herói antes de passar o manto para Ted Kord.
2. A nave do Besouro
A nave Beetle de Ted Kord, que Jenny usa para resgatar Jaime, vem dos quadrinhos. Ted Kord nunca teve superpoderes, o que significa que precisava de algum tipo de veículo para suas aventuras de super-herói. Embora Ted Kord não apareça de fato no filme, ver sua nave em ação foi uma maneira divertida de se referir ao segundo Besouro Azul.
1. Central City e Flash
Além de se referir a Superman e Batman, o filme também cita Central City e o Flash. Quando o tio Rudy está listando todas as cidades que já têm seu próprio super-herói, ele menciona que “Central City tem o Flash”. Ainda não sabemos se Ezra Miller continuará sendo o Flash no novo DCU ou Rudy se refere a uma outra versão do herói.
Quais as outras referências de Besouro Azul que você pegou no filme que nós não listamos? Comenta aí com a gente! E fique ligado no Legado da DC para não perder nenhuma novidade!
Tudo sobre Besouro Azul
Besouro Azul é o primeiro filme da DC focado em um super-herói latino. O longa vai mostrar a história de Jaime Reyes, a terceira encarnação do Besouro Azul.
A trama acompanha um adolescente mexicano que encontra um besouro alienígena que lhe dá uma armadura superpoderosa.
Leia a sinopse completa do filme:
O recém-formado Jaime Reyes volta para casa cheio de sonhos para o futuro, mas descobre que o lar não está exatamente da mesma forma que deixou. Enquanto busca um novo propósito na vida, o destino intervém quando Jaime inesperadamente se encontra em posse de uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena: o Escaravelho. Quando o Escaravelho escolhe Jaime como seu hospedeiro simbiótico, ele recebe uma armadura capaz de poderes extraordinários e imprevisíveis, mudando para sempre o seu destino enquanto ele se torna o super-herói Besouro Azul.
O filme é estrelado por Xolo Maridueña como Jaime Reyes/Besouro Azul, a brasileira Bruna Marquezine como Jenny, interesse amoroso de Jaime, Raoul Max Trujillo como o vilão Conrad Carapax e Susan Sarandon como a vilã Victoria Kord.
Dirigido por Angel Manuel Soto e roteirizado por Gareth Dunnet-Alcocer, Besouro Azul está disponível no Max, e você pode ler a nossa crítica clicando aqui.