Bizarro apareceu em Batman Vs Superman e ninguém percebeu
Nos quadrinhos, Bizarro é uma criatura que possui os mesmos poderes kryptonianos do Superman. Lembra alguém?
Desde que o Apocalypse foi revelado no segundo trailer de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça em 2015, alguns fãs teorizam algo a respeito do antagonista. Embora ele realmente seja o Apocalypse, ainda há espaço para discussões sobre sua verdadeira identidade.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O Apocalypse do filme é uma figura imponente e amedrontadora, capaz de causar destruição em larga escala e desafiar a própria Trindade. Mas há algo mais intrigante sobre esta versão do vilão: ele pode ser um híbrido entre dois dos mais notórios vilões do Superman – Apocalypse e Bizarro.
Em dado momento do longa, enquanto o Apocalypse estava sendo criado por Lex Luthor, que usou seu próprio sangue e o corpo do General Zod, a tecnologia da câmara de gênesis da nave alienígena falou a respeito de uma “antiga deformidade kryptoniana”.
Desta forma, o Apocalypse de Snyder é uma versão “zumbificada” de Zod, o que levantou teorias sobre a possível existência de uma criatura anterior. Respondendo a uma pergunta sobre se a criatura foi realmente derrotada, Zack Snyder respondeu em VERO: “sim, o verdadeiro Apocalypse ainda está lá fora”.
A possível escolha de Snyder de mesclar esses dois vilões icônicos pode ter sido uma tentativa de atualizar esses personagens para um novo público. O Bizarro dos quadrinhos é uma figura bastante exagerada e caricata, e poderia não ter combinado com a proposta mais realista do diretor.
A origem do Bizarro é semelhante à criação do Apocalypse no filme
Nos quadrinhos, Apocalypse é um bebê que foi deixado para morrer em uma área hostil do planeta Krypton e repetidamente clonado até se tornar uma máquina de matar imparável. A criatura foi criada por um cientista louco. Ele pegou um bebê e o colocou no deserto de Krypton para ser morto.
Quando morreu, ele reuniu os restos mortais, clonou o corpo e o colocou de volta no planeta. Ele repetidamente fez isso até que a criatura se tornou imparável. Uma espécie de versão forçada de “evolução”. Quando perceberam que a criatura não podia ser controlada, eles a trancaram na prisão.
Contudo, Apocalypse acabou escapando e veio para a Terra e venceu o Superman até a morte. Evidentemente, sua origem no filme não é nada assim. Mas corresponde a outro vilão do Superman. Nos quadrinhos, Clark tem um vilão que é uma versão maligna de si mesmo.
O Bizarro foi um clone falho e distorcido do Superman, desenvolvido por Lex Luthor e um cientista chamado Doctor Teng. No longa, Lex Luthor usa o corpo de Zod para criar uma criatura kryptoniana perversa, uma origem muito mais próxima do Bizarro.
Ambos tem um ”S” invertido no peito
Quando Bizarro foi criado, sua roupa era idêntica à do Superman, mas ele a mudou depois, ostentando, a partir de então, um S invertido para representar sua essência reversa à do herói kryptoniano. No longa, o Apocalypse possui uma protuberância no peito que lembra claramente um S invertido.
Coincidência? Se você conhece o diretor Zack Snyder, sabe que ele nunca dá um ponto sem nó. Vale ressaltar também que o próprio Snyder já confirmou que sua versão do monstro kryptioniano realmente era um amálgama que fazia referências à outros vilões do Universo DC.
O Apocalypse do filme tem os mesmo poderes do Bizarro
No filme, a criatura é grande, poderosa e tem espinhos em todo o seu corpo. Mas também tem visão a laser e voa, poderes que o Apocalypse nunca teve durante toda sua história nos quadrinhos. No entanto, o Bizarro tem todos os poderes de Kal-EL.
Assim como o Bizarro, o Apocalypse do filme dispunha de habilidades e características similares às do Superman, incluindo a kryptonita como sua maior fraqueza.
O “verdadeiro” Apocalypse ainda está por aí…
Presumivelmente, então, o “verdadeiro” Apocalypse seria o monstro geneticamente modificado da história kryptoniana. A inteligência artificial da nave ainda afirma que o conselho de Krypton baniu a criação de um ser como esse de novo, contextualizando a frase ouvida em Batman Vs Superman.
Snyder também revelou que a criatura foi o responsável pela destruição da lua de Krypton, vista nos eventos de O Homem de Aço. É difícil dizer se o cineasta pretendia apresentar o “verdadeiro” Apocalypse em algum momento futuro da franquia para enfrentar o Superman novamente.
Em suma, não é que a criatura do filme não seja o Apocalypse, mas talvez o SnyderVerse não o lugar mais adequado para um vilão tão caricato como o Bizarro, assim como não tinha para Jimmy Olsen, que foi transformado em um agente secreto e morto ainda no começo do filme.
Dito isso, vale pressupor que o Apocalypse de Batman Vs Superman sempre foi um híbrido entre os conceitos dos dois vilões, ainda mais quando o próprio filme esclarece explicitamente que não é o Apocalypse original. Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários!
Acompanhe o Legado da DC para mais curiosidades DCnautas.
Conheça o LegadoTV:
O LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:
3 Comentários Sobre o Assunto
A questão dos poderes não seria pelo fato dele ter sido feito a partir do corpo do zod?
Errado! Bizarro é o inverso do Super, ou seja, no lugar da visão de calor tem visão ártica, assim como sopro é de calor, e o mais importante, a kriptonita não o enfraquece, pelo contrário.
Nada a ver…