DC acaba de revelar como seria Gotham sem o Batman – e é aterrorizante
Em Batman #131, a DC revela uma versão de Gotham City sem a presença do Cavaleiro das Trevas - e é uma visão verdadeiramente aterrorizante.
![](https://legadodadc.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Batman-Day-Quais-sao-as-melhores-HQs-quadrinhos-do-Batman-legadodadc.webp)
Por muitos anos, se Batman foi bom ou ruim para Gotham, esteve na mente de personagens e fãs. Depois de ser transportado para uma terra diferente , Batman #131 (por Chip Zdarsky, Mike Hawthorne, Adriano Di Benedetto e Tomeu Morey) respondeu a essa pergunta revelando como seria Gotham se Batman nunca existisse. A Cidade do Crime seria um lugar muito mais escuro e ainda mais violento.
A polícia de Gotham tornou-se tão temida quanto suas gangues e personagens cujas vidas foram melhoradas por Batman agora são muito mais corruptos. Também parece que o crime se tornou muito mais desenfreado do que antes. Por mais terrível que seja essa realidade, ela prova que Batman é uma força do bem em seu mundo. Ele pode nem sempre ser a solução mais bonita, mas sem ele, Gotham piorou.
Batman entra em uma versão muito mais sombria de Gotham City
Não demorou muito para Batman descobrir que esta era uma versão alternativa de sua casa. No entanto, ele notou imediatamente que este Gotham parecia mais agourento, de alguma forma mais sombrio do que estava acostumado. Após um exame mais atento, ele começou a entender o porquê – o Bruce Wayne deste universo está morto e, com toda a probabilidade, nunca se tornou o Batman, para começar. Isso causou um efeito dominó em Gotham, pois sem seu Cavaleiro das Trevas para proteger a cidade, o crime disparou e até mesmo o melhor da população da cidade caiu.
A primeira mudança mais notável foi a aplicação da lei na cidade. Antes da chegada de Bruce, Gotham City tinha um dos departamentos de polícia mais corruptos do país. Sem Batman para ajudar a extirpar a podridão, parece que o GCPD evoluiu para uma força-tarefa paramilitar, utilizando indivíduos conhecidos como “juízes” para localizar fontes do que consideram criminoso. No entanto, isso parece ser pouco mais do que invadir as casas de pessoas comuns e considerá-las culpadas sem nenhuma prova.
Por mais terrível que pareça essa realidade, ela também prova uma coisa: Batman não é um problema em Gotham. Sempre se especulou que seu tipo de heroísmo mascarado inspira os criminosos a vestirem suas próprias fantasias e se tornarem mais ambiciosos com os crimes que cometem para combiná-lo. Aqui, porém, é revelado que sem ele, a corrupção em Gotham só se espalharia e vilões mascarados teriam aparecido independentemente.
Batman não foi a causa dos crimes de Gotham, ele foi uma tentativa de impedir que piorasse. Com toda a honestidade, ele teve sucesso então. Olhando para a paisagem desta Gotham mais sombria, fica claro que sem a intervenção do Cavaleiro das Trevas, o mal que já estava dentro de Gotham só teria piorado. Teria se tornado perigoso a ponto de toda a cidade viver com medo, com seus civis com muito medo de sair.
[créditos: CBR]
Parece um texto sob medida de uma assessoria de imprensa pra defender um produto (Batima) no mercado.
Nem precisa porque o personagem está pra lá de consagrado e leva a DC nas costas.
Esquecerá de mencionar seu amigo inseparável o Robin
Não acho que parece uma assessoria de imprensa do Batman kkkk mas realmente, já tiveram várias histórias provando que o Batman é necessário, como naquele episódio de liga da justiça contando como Amanda Waller criou um clone do Batman que é Terry McGuinness, dizendo que com o passar dos anos, vou que o Batman era o herói mais importante do Universo DC…