Quase toda adaptação do Superman ignora um de seus maiores poderes
A enorme lista de poderes do Superman já é bem conhecida. No entanto, poucas adaptações abordam uma de suas maiores habilidades.
Superman é um dos maiores e mais populares heróis dos quadrinhos, em parte por causa de sua enorme lista de poderes. Com poder de voo, força, visão de calor, sopro congelante, invulnerabilidade, supervelocidade e visão de raio-X, ele tem mais poderes do que todos os membros da Liga da Justiça juntos.
Enquanto algumas pessoas afirmam que isso o torna chato ou apelativo demais, os fãs do Superman sabem que é um dos elementos que o torna incrível. Uma razão pela qual o Superman tem tantos poderes é que, quando ele foi criado, os escritores lhe deram quaisquer poderes que ele precisasse no momento.
Com o tempo, alguns poderes foram eliminados e novas habilidades foram adicionadas. Embora Clark Kent seja conhecido como um repórter investigativo altamente qualificado, ele normalmente é retratado como um homem comum em termos de inteligência.
No entanto, poucos sabem que Superman é um gênio cujo a inteligência combina com sua força sobre-humana. A superinteligência pode não ser a habilidade mais famosa do Homem de Aço, mas não é sem precedentes e já foi exibida em uma infinidade de séries de quadrinhos.
Contudo, conforme ressaltado pelo Screenrant, o mesmo não pode ser dito para a maioria das adaptações do Último Filho de Krypton no cinema e na TV. A graphic novel Grandes Astros: Superman de Grant Morrison e Frank Quitely explora o conceito de Kal-El como um gênio benevolente.
Na trama, enquanto aproveita seus últimos dias de vida, Clark Kent realizou uma série de milagres científicos, incluindo a criação de uma fórmula de superpotência para Lois Lane e narrando toda a sua estrutura celular enquanto forjava sóis em miniatura em seu tempo livre.
Em outra história em quadrinhos da DC Comics, Superman lê todos os textos médicos já publicados para que ele possa realizar uma cirurgia para salvar a vida de Lois Lane. O fato é que a superinteligência do Superman faz total sentido para o personagem.
Como todos os kryptonianos, Clark Kent ganha sua força com o sol amarelo da Terra, mas essa mesma radiação também afeta sua inteligência, razão pela qual o é tão inteligente. Não apenas o cérebro de Kal-El é fortalecido pelo sol, mas ele é o filho biológico do maior cientista de Krypton, Jor-El.
Os kryptonianos, como cultura, já eram mais inteligentes do que os humanos. Com a genética notável do Superman, não é de se admirar que ele fosse um gênio mesmo sem o sol da Terra. Apesar disso, as adaptações modernas com muita frequência ignora este elemento para torná-lo um personagem mais comum.
Afinal, Superman sendo muito poderoso para ser identificável já é uma crítica comum que o personagem enfrenta. A maioria das adaptações recriam fielmente sua característica de repórter contundente, mas incluir o espantoso intelecto científico do personagem só acrescentaria combustível ao argumento de quem não gosta do herói.
E embora haja muitos fãs que possam pensar que a superinteligência apenas torna o Superman ainda mais poderoso, na realidade, isso simplesmente reforça o quão bom é o herói mais icônico da DC. Mas e você, o que acha disso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Para mais curiosidades DCnautas, fique de olho no Legado da DC.
Escute o Podcast do Legado:
3 Comentários Sobre o Assunto
A males que vem para o bem.
Acho que isso é uma forma que os produtores de filmes sobre o Superman encontraram para baixar um pouco a bola do Super e justificar vilões como o Lex Luthor que são apenas humanos muito inteligentes, afinal como vencer alguém que além de superpoderoso é superinteligente?
O do super é que sempre espera o melhor do ser humano, acha que as pessoas podem se redimir. Se assim não fosse ele seria um super vilão.