Demolidor prova que Batman não consegue salvar Gotham com dinheiro
O Demolidor já salvou sua cidade doando milhões, mas apesar da riqueza de Bruce Wayne, essa mesma estratégia nunca funcionaria em Gotham.
Uma das maiores reclamações feitas ao Batman é que se ele usasse melhor seu dinheiro, seria capaz de salvar Gotham City. Esta afirmação parece ter algum mérito, considerando que o Demolidor uma vez salvou sua cidade doando milhões para instituições de caridade, mas olhando mais de perto, não é tão simples assim.
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
A trama de Demolidor, escrito por Brian Michael Bendis entre 2001 e 2006, concentrou-se na revelação da identidade secreta de Matt. No início da história, a identidade de Matt como Demolidor é divulgada em um jornal local, resultando em consequências terríveis para sua vida.
Contudo, após um longo processo judicial, Matt consegue vencer seu processo por difamação contra o jornal, alegando que denunciar a identidade secreta de Matt é uma calúnia completa. Matt acaba ganhando milhões de dólares e imediatamente reinveste todo esse dinheiro na cidade que tanto ama.
Conforme descrito pelo Screen Rant, a namorada de Matt na época, Milla, trabalha na Comissão de Habitação e sabe exatamente onde o dinheiro faria mais bem se fosse investido. Juntos, os dois melhoram muito a qualidade de vida das pessoas que moram na cidade de Nova York.
Então, se é tão simples quanto doar algumas centenas de milhões para salvar uma cidade do tamanho de Nova York, por que Batman lutou tanto para salvar Gotham como bilionário? Acontece que os vilões que Batman e Demolidor enfrentam são simplesmente muito diferentes.
O Demolidor luta contra criminosos como Wilson Fisk, também conhecido como Rei do Crime. Apesar de todas as falhas do Rei do Crime, ele realmente é bom para a economia da cidade, até o FBI admite isso. Fisk precisa de Nova York, ele não quer destruí-la.
A maioria dos vilões do Demolidor está muito mais focada em destruir o Demolidor do que em sua cidade. Enquanto isso, Batman tem que enfrentar vilões como o Coringa, Ra’s al Ghul e Bane. Todos esses vilões, em um ponto ou outro, tentaram destruir Gotham tanto quanto tentaram destruir o Batman.
Coringa não se importa se Gotham continua existindo ou não e já tentou destruí-la diversas vezes. Em universos alternativos, Batman doou seu dinheiro, e isso não salvou Gotham. Quando Bruce iniciou sua jornada contra o crime, seus maiores inimigos eram criminosos comuns e autoridades corruptas.
Com o tempo, sua galeria de vilões evoluiu para incluir os inimigos estranhos que ele regularmente enfrenta. Portanto, Batman simplesmente não consegue salvar Gotham City apenas com dinheiro. As ameaças que Batman enfrenta são quase inteiramente fixadas em destruir a cidade em sua busca para machucá-lo.
Enquanto isso, os vilões do Demolidor tendem a morar em Nova York e querem que ela continue a existir. É por isso que, embora Demolidor possa salvar sua cidade com algumas doações aqui ou ali, infelizmente isso não é um luxo que Batman parecerá ter. E você, o que acha disso? Escreva nos comentários!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos DCnautas.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.