Liga da Justiça de Zack Snyder fez grande referência à obra de Frank Miller
Lançado em 2021 na HBO Max, a Liga da Justiça de Zack Snyder nos trouxe muitos easter eggs divertidos, participações especiais e referências para os DCnautas.
A Liga da Justiça de Zack Snyder nos trouxe muitos easter eggs divertidos, participações especiais e referências para os fãs da DC Comics. Não é segredo algum que Zack Snyder é um grande fã do trabalho de Frank Miller, e The Dark Knight Returns influenciou fortemente os eventos de Batman vs Superman: A Origem da Justiça.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Bem, acontece que a presença do enredo da clássica HQ também pode ser sentido durante a versão de Zack Snyder como o Batman apreendendo um conhecido grupo de vilões no final do filme. Em O Cavaleiro das Trevas, Batman é um herói muito mais velho e amargurado que assume sai da aposentadoria para, mais uma vez, salvar Gotham da tirania.
Na história, somos apresentados aos ”Mutantes”, uma gangue de pessoas que correm com moicanos e cabeças raspadas e exibem uma viseira semelhante ao do Ciclopes dos X-Men. Seu líder é um homem gigantesco com dentes afiados e força imensa que Batman desafia em um poço de lama na frente dos outros mutantes.
Batman eventualmente vence o líder e assume o comando da gangue. Quando a cidade se transforma em caos absoluto, Bruce convoca a gangue, agora chamada de ”Filhos do Batman”, e pinta o símbolo do morcego em seus rostos, para ajudar a manter as pessoas seguras. Ele até os proibe de usar armas de fogo, chamando-as de “as armas dos covardes”.
Durante o monólogo de encerramento da Liga da Justiça de Zack Snyder, o filme corta para Batman em cima de um tanque semelhante ao visto nos quadrinhos de Frank Miller, e seus enormes faróis iluminando um pequeno grupo de Mutantes amarrados. Este Batmóvel desempenha um papel proeminente nos quadrinhos de Miller, operando como o principal meio de transporte do Batman ao navegar pela pilha de lixo de Gotham para desafiar os Mutantes.
Em um painel na Justice Con, Jay Oliva, o artista que criou vários storyboards para o DCEU, confirmou que as pessoas apreendidas pelo Homem-Morcego realmente são membros da gangue. O zoom também revela que os membros da gangue estão usando o visor vermelho característico. Confira as imagens abaixo:
Não há uma explicação formal de por que o Batman criou seu Bat-tanque. Ainda assim, é lógico que após os eventos com o Lobo da Estepe (Ciarán Hinds), Batman precisava de algo mais resistente. Os Mutantes também são um novo inimigo neste universo e parecem estar escondidos nos escombros de Gotham, onde Batman, Superman (Henry Cavill) e Mulher Maravilha (Gal Gadot) lutaram contra o Apocalypse.
Um carro normal não pode navegar naquele terreno, tornando este o motivo perfeito para usar a arma movél gigante. A cena também dá contexto a nova fase de Bruce como protetor de Gotham. Com a Liga da Justiça formada, ele pode ter encontrado um propósito renovado para manter a luta conforme novos vilões, como os Mutantes, apareçam.
No final das contas, o filme de Zack Snyder é uma carta de amor aos fãs e aos quadrinhos que inspiraram sua história. Embora pequena, a inclusão dos Mutantes da HQ de Frank Miller simboliza uma nova era para Batman e mostra o quanto do Universo DC ainda merece ser explorado.
As mudanças e as referências no filme mostram o cuidado e devoção que os criadores têm com o projeto e adicionam um nível ainda mais profundo de conhecimento aos personagens retratados. Quais os seus pensamentos sobre isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.