O melhor Coringa de todos os tempos não está em um filme do Batman

O melhor Coringa de todos os tempos não apareceu em um filme da DC, mas em um thriller independente estrelado por Jake Gyllenhaal.

O melhor Coringa de todos os tempos não está em um filme do Batman

Como um dos maiores vilões da história, Coringa é um dos personagens mais icônicos da cultura pop. O personagem apareceu em várias produções live-action – com Cesar Romero, Jack...

 O melhor Coringa de todos os tempos não está em um filme do Batman
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

Como um dos maiores vilões da história, Coringa é um dos personagens mais icônicos da cultura pop. O personagem apareceu em várias produções live-action – com Cesar Romero, Jack Nicholson, Heath Ledger, Jared Leto, Joaquin Phoenix e agora Barry Keoghan, todos dando sua própria versão do personagem.

LEIA MAIS!

Embora a aparência geral e a motivação do personagem tenham permanecido consistentes nessas várias versões, cada artista trouxe sua visão para o papel. Mas uma das melhores performances ao estilo do Coringa não foi em um filme da DC Comics ou mesmo no gênero de super-heróis – e foi entregue por Jake Gyllenhaal.

Abutre foi um thriller de 2014 dirigido e escrito por Dan Gilroy e estrelado por Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed e Bill Paxton. O filme centra-se em Lou Bloom, um jornalista freelance que encontra trabalho improvável explorando as ruas de Los Angeles para filmar eventos horríveis e violentos para vender às estações de notícias locais.

Inicialmente apenas um ladrão de baixo escalão, Lou encontra sucesso em sua nova posição, ganhando grandes somas de dinheiro e até extorquindo os afetos da repórter de televisão Nina em troca de seus serviços. À medida que se torna mais bem-sucedido, porém, Lou mostra cada vez mais um lado competitivo, perturbado e implacável.

Publicidade

Ao longa da história, o protagonista prova o quão disposto ele está para impedir que pessoas como seu rival Joe ou seu associado Rick fiquem em seu caminho. Como um dos melhores filmes de 2014, Abutre foi uma grande vitrine para Jake Gyllenhaal, que anteriormente era talvez mais conhecido por seus papéis de protagonista em sucessos de bilheteria.

Abutre mostrou todo o potencial de Gyllenhaal como ator, imbuindo Lou com o menor verniz de charme e confiança para encobrir um homem sombrio e sem coração. Em uma das cenas mais icônicas do filme, Lou transforma seu olhar aparentemente distante em um grito furioso enquanto se olhava no espelho.

Publicidade

Há algo de errado com Lou, tornando sua capacidade de deslizar para o sucesso usando a dor e a morte dos outros ainda mais assustadoras. É o tipo exato de energia que se espera de um forte desempenho do Coringa, especialmente em comparação com a visão de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Ambas as performances encontram pequenos vestígios de humor inesperado ou proximidade desconcertante para chamar a atenção antes de mudar para uma performance mais completa e brutal. As ações de Lou giram em torno de organizar sorrateiramente para que os eventos ocorram a seu favor ou criar trapaças diretas para lidar com seus inimigos, táticas semelhantes às do Coringa.

Publicidade

A entrega de Gyllenhaal ao papel faz parecer que ele estava no limite, tornando Lou verdadeiramente imprevisível – o maior trunfo que o Coringa tem como personagem. Gyllenhaal mais tarde incorporaria essa natureza imprevisível em um vilão de quadrinhos, embora não relacionado a Batman ou Coringa.

Jake Gyllenhaal interpretou o Mysterio em Homem-Aranha: Longe do Lar, enganando o público a acreditar que ele era um super-herói de uma realidade alternativa em meio a um plano para roubar a tecnologia Stark para seu próprio uso. Embora ele tenha sido forte no papel, aparições em filmes como Abutre destacam como o ator pode ser a escolha ideal para o Coringa.

Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!

Publicidade

Fique de olho no Legado da DC e saiba mais curiosidades DCnautas.

Escute o Podcast do Legado:

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.