Menos de um mês após lançamento, jogo do Esquadrão Suicida já perdeu 90% dos jogadores

Após lançamento tumultuado, parece que o interesse dos jogadores por Suicide Squad: Kill the Justice League caiu rapidamente, e isso pode ser fatal para as pretensões do game.

Menos de um mês após lançamento, jogo do Esquadrão Suicida já perdeu 90% dos jogadores

Após lançamento tumultuado, parece que o interesse dos jogadores por Suicide Squad: Kill the Justice League caiu rapidamente, e isso pode ser fatal para as pretensões do game.

Menos de um mês após lançamento, jogo do Esquadrão Suicida já perdeu 90% dos jogadores
UM GRANDE FIASCO
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Dizer que a trajetória do novo game da DC Suicide Squad: Kill the Justice League foi turbulenta seria um eufemismo. Desde antes de seu lançamento o jogo estava cercado de controvérsias, que só pioraram quando ele foi lançado no início deste mês.

Infelizmente para a desenvolvedora Rocksteady e para a Warner, tantas polêmicas não se traduziram em vendas.




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O site SteamDB, uma plataforma terceirizada que traz várias métricas da Steam, indica que o auge do número de players jogando o game estrelado pelos personagens da DC na plataforma da Valve foi de 13.459 jogadores no dia após seu lançamento.

Para se ter uma ideia, isto é menos da metade do pico de jogadores conquistado por Marvel’s Avengers (31.165), outro notório fracasso baseado em HQs de super-heróis.


Para piorar a situação, os números mais recentes de gamers jogando Esquadrão Suicida indicam uma perda de interesse brutal pelo jogo. O pico na quarta, dia 21 de fevereiro, foi de 1.255. Ou seja, uma queda de mais de 90% na quantidade de players atingida logo após o lançamento (que, como você viu, já não foi bom). E isto que estamos falando do maior número conquistado na última quarta, pois durante a maior parte do dia a quantidade de players ficou abaixo de 1.000.

O gráfico disponível no SteamDB mostra o quão vertiginosa foi a queda no número de jogadores de Suicide Squad ao longo deste mês:


Isso é uma péssima notícia para as pretensões da Rocksteady, que criou Kill the Justice League no formato games as a service. Neste modelo, também chamado de live service, não basta apenas colocar o jogo nas lojas e aguardar que ele seja vendido e o consumidor jogue a história até o final, tal como costumava ser. É preciso manter o jogador engajado por muito mais tempo, adicionando mais conteúdo com o passar dos meses, como novas missões, novos chefes, personagens, eventos, etc.


A vantagem comercial deste modelo é que ele cria um fluxo constante de pagamento ao longo do tempo afora apenas o preço do jogo base, com microtransações, Season Pass, entre outros.

É um estilo de jogo controverso entre o público gamer, mas que encontrou grande sucesso em títulos como World of Warcraft, Warframe, Call of Duty: Warzone, League of Legends e, claro, Fortnite.

Há quase quatro anos atrás, Marvel’s Avengers tentou se aproveitar deste modelo, apresentando uma história principal e depois missões adicionais que seriam lançadas ao longo do tempo. Porém, sua recepção tépida entre fãs e críticos pôs um fim aos planos da desenvolvedora Square Enix, que teve prejuízo milionário e parou de oferecer suporte ao jogo menos de três anos após o lançamento.

Agora Esquadrão Suicida, que como você viu, registra números ainda piores que os de Avengers, parece seguir pelo mesmo caminho. Claro, por enquanto os gamers tem apenas o jogo base disponível. Novos conteúdos devem começar a ser lançados a partir do mês que vem, o que a Warner espera que renove o interesse pelo game.

Ainda assim, mesmo após gigantesco investimento de tempo e dinheiro em Suicide Squad, perder 90% dos jogadores em tão pouco tempo é sinal de que o jogo não agradou e não conseguiu reter o interesse dos que ainda lhe deram uma chance.

No mês que deveria pertencer a Suicide Squad: Kill the Justice League, os aficionados por videogames parecem mais interessados em Helldivers 2, um recém-lançado jogo de tiro em terceira pessoa que, produzido por uma fração do orçamento de Suicide Squad, tornou-se o novo fenômeno da Steam. No dia 21 de fevereiro, Helldivers 2 alcançou um pico de quase 450 mil jogadores, 358 vezes mais que o auge de ontem do jogo da DC.

E você, o que pensa sobre o fiasco de Suicide Squad: Kill the Justice League? Quais são suas impressões sobre o game? Deixe seus comentários aí embaixo!

Fontes: SteamDB

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