O disfarce de Clark Kent do Superman é explicado perfeitamente em uma imagem
É mais do que apenas um par de óculos que impede as pessoas de perceberem que Clark Kent é o Superman. Uma imagem viral mostra o que realmente diferencia as duas personas.
Quando não está salvando o mundo como o adorado Superman, o maior herói da DC Comics se apresenta ao mundo como o educado Clark Kent. E nada ajuda a distinguir entre as duas personas mais do que uma imagem que compara como os dois parecem e agem completamente diferentes (via Screen Rant).
Embora tenha sido criado como filho de Jonathan e Martha Kent, Clark percebeu as diferenças que o separavam dos outros desde cedo em sua infância. Depois de aprimorar suas incríveis habilidades, ele estava pronto para entrar nos holofotes como o Superman, ao mesmo tempo em que mantinha sua vida pessoal privada.
As duas metades da vida do herói não poderiam ser mais opostas, com o Superman sendo a figura heroica e ousada, enquanto Clark é visto como um sujeito simples e atrapalhado. Para alguns fãs, a ideia de ninguém na vida de Clark ser capaz de reconhecê-lo como o Homem de Aço é um pouco difícil de acreditar, mesmo para uma história sobre um homem voador.
No entanto, um fã observou que não é apenas um par de óculos que mantém a identidade de Clark em segredo. No Twitter, o usuário @TheQuiver_ postou uma imagem dos modelos para Clark Kent e Superman, elogiando a habilidade de Frank Quitely em desenhá-los como indivíduos distintos. A imagem é do trabalho de Quitely em “Grandes Astros: Superman”, a série seminal de 12 edições que ele criou com Grant Morrison.
Mostrado à esquerda está Clark: cabelo bagunçado, postura relaxada e roupas mais folgadas. No lado oposto está o Superman: cabelo cuidadosamente penteado, postura ereta, com seu traje esticado sobre sua impressionante estrutura. As respostas ao tweet compararam a dinâmica à interpretação de Christopher Reeve como o Homem de Aço em Superman: O Filme.
Claro, à primeira vista, a diferença mais óbvia entre os dois é que Clark usa óculos, enquanto Superman não usa. E sim, isso pode ser difícil de aceitar em um mundo onde o reconhecimento facial é uma tecnologia padrão. Mas a imagem de Quitely realmente ilustra que a linguagem corporal e a atitude são recursos tão valiosos quanto algumas modificações de roupa quando se trata de proteger sua identidade.
Afinal, quando Clark se apresenta como tímido e sem confiança, quem poderia levá-lo a sério como o homem que regularmente luta contra monstros e alienígenas?
A suspensão da descrença é algo importante na ficção. Ela pede ao leitor para deixar um pouco de pensamento crítico de lado para desfrutar de uma história mais grandiosa. No entanto, uma lógica interna sempre fortalece um mundo fictício e torna a leitura mais satisfatória. Ver Clark investindo esforço em seu disfarce para dissipar a suspensão da descrença acrescenta um elemento de plausibilidade ao fato de ninguém conseguir descobrir sua identidade secreta.
Ao apresentar-se como alguém menor, mais fraco e mais desalinhado do que realmente é, Kent se torna o tipo de pessoa que todos ignorariam ao tentar associar um nome ao Homem de Aço. Mais do que qualquer outra coisa, a imagem de Frank Quitely serve como uma das melhores referências sobre como Superman mantém sua vida privada tão reservada.
E você, o que acha do visual da identidade secreta do Superman? Comente abaixo em nosso bloco de comentários.
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o universo dcnauta.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.
5 Comentários Sobre o Assunto
Isso foi uma das coisas mais ridículas que eu já li. Quer dizer que se eu aparecer de óculos, curvado e com o cabelo despenteado, minha família e meus amigos não vão me reconhecer? Dá um tempo, né?
Não concordo muito, que o desface seja de valia por seu comprovante e sua maneira de agir, acho que na verdade, deviria ter algo a mais kk mas sempre amei assistir, desde os primeiros Superman. Kk
O que difere mesmo, ao meu ver, o Clark do Superman é atitude o que essa imagem explica bem essa diferença. O filme de 1978 também explica bem essa diferença.
Sou mais a minha versão em que as lentes dos óculos foram confeccionadas com um cristal kriptoniano que com a visão de raio X faz com que as pessoas enxerguem um Clark acima de qualquer comparação. Sou mais eu xará.
Na verdade,em uma HQ de 1985 tem a explicação correta…
O óculos do Clark é feito com pedaços do vidro da nave dele, vidro kryptoniano, e isso lhe concede um “hipnotismo” nas pessoas, fazendo-as enxergar ele como uma pessoa mais velha e frágil.